sexta-feira, 19 de maio de 2017

PARTICIPAÇÃO DOS CLUBES DO DF NO CAMPEONATO BRASILEIRO DA SÉRIE D - 1ª parte


No próximo dia 21 de maio, domingo, no Estádio Abadião, o Ceilândia estará fazendo sua estreia no Campeonato Brasileiro da Série D de 2017. Um dia depois, 22 de maio, uma segunda-feira, será a vez do outro representante do futebol brasiliense, o Luziânia, ir até Aparecida de Goiânia (GO), onde enfrentará a Aparecidense.
Será mais uma oportunidade para que um clube do DF tente realizar uma boa campanha e consiga ao menos uma das quatro vagas que lhe dará acesso à Série C em 2017.
Oficialmente criada em 2008, para ser disputada a partir de 2009, a Série D é uma competição que reúne representantes de todos os Estados do Brasil. Foram 39 em 2009, 40 nos anos de 2010 a 2013, 41 em 2014, 40 em 2015 e 68 em 2016.
Os campeões foram:

2009
São Raimundo, de Santarém (PA)
2010
Guarany, de Sobral (CE)
2011
Tupi, de Juiz de Fora (MG)
2012
Sampaio Corrêa, de São Luís (MA)
2013
Botafogo, de João Pessoa (PB)
2014
Tombense, de Tombos (MG)
2015
Botafogo, de Ribeirão Preto (SP)
2016
Volta Redonda, de Volta Redonda (RJ)

A partir de hoje e até o próximo dia 21 de maio, estaremos contando como foi a participação dos clubes do DF nessa competição.
Iniciaremos com o ano de 2009.

A PRIMEIRA VEZ

O Campeonato Brasileiro da Série D de 2009 foi a primeira edição da quarta divisão do futebol brasileiro.
Inicialmente estavam previstas 40 equipes, mas nenhum clube do Estado do Acre se habilitou para a disputa, reduzindo o número de clubes participantes para 39.
O único representante do DF nessa competição foi o Brasília. A vaga foi garantida após perder a final do campeonato brasiliense de 2009 para o Brasiliense, que fazia parte neste ano da Série B.
Após nove anos, o Brasília voltava a disputar uma competição de nível nacional. A última vez foi no ano de 2000, quando atuou no módulo branco (uma espécie de terceira divisão) da Copa João Havelange.
Na primeira fase, os 39 clubes foram divididos em nove grupos de quatro clubes cada e um de três clubes, agrupados regionalmente. Os dois primeiros de cada grupo classificaram-se à fase seguinte.
Com pouco tempo de preparação, a equipe comandada pelo técnico Augusto Pedro de Sousa contava com alguns jogadores experientes para conseguir uma das duas vagas para a segunda fase. O maior destaque do time era o habilidoso canhoto Wellington Dias.
O Brasília fez parte do Grupo 8, juntamente com Anapolina, de Anápolis, e CRAC, de Catalão, ambos de Goiás e o Araguaia, de Alto Araguaia (MT). A primeira vitória só veio após três rodadas. Após a derrota para o Araguaia, em 1º de agosto, Augusto César deixou o comando do Brasília, sendo substituído por um velho conhecido do futebol brasiliense, o experiente José Lopes de Oliveira, o Risada. Na última rodada da primeira fase, o Brasília foi até Catalão e conseguiu um bom empate diante do CRAC, que valeu a segunda vaga para a próxima fase.
Na segunda fase, os 20 clubes classificados jogaram em sistema eliminatório em jogos de ida e volta, qualificando o clube vencedor para a terceira fase. Coube ao Brasília enfrentar o vencedor do Grupo 7, o Uberaba (MG). No primeiro jogo, no Bezerrão, em 15 de agosto, o Brasília saiu perdendo de 2 x 0 e demonstrou um grande poder de superação, ao virar o marcador para 3 x 2. Uma semana depois, em 22 de agosto, no segundo jogo, desta vez no Uberabão, o Brasília perdeu por 2 x 0, dando adeus à competição.
Na classificação final, o Brasília ficou com a 19ª colocação. Edicarlos foi o seu principal artilheiro, ao marcar cinco gols. Os demais tentos do Brasília foram assinalados por Adriano, Bira, Cassius, Djalminha, Edmar, Iron, Thiago Silva e Wellington Dias, um gol cada, além de um marcado contra, de Neilson, da Anapolina.

A MELHOR CAMPANHA

A Confederação Brasileira de Futebol havia estipulado que o Campeonato Brasileiro da Série D de 2014 seria disputado por 40 clubes, mas com o rebaixamento de cinco equipes da Série C de 2013, a Série D foi disputada por 41 equipes em 2014.
Brasiliense, um dos rebaixados da Série C em 2013, e o Luziânia, campeão do DF em 2014, foram os representantes do futebol do Distrito Federal.
Na Primeira Fase, o Brasiliense fez parte do Grupo A-5, juntamente com Anapolina (GO), Estrela do Norte (ES), Itaporã (MS) e Villa Nova (MG). Os adversários do Luziânia no Grupo A-6 foram Goianésia (GO), Grêmio Barueri (SP), Operário-VG (MT) e Tombense (MG).
O Luziânia não conseguiu classificar-se para a Segunda Fase, foi o terceiro colocado de seu grupo. Nos oito jogos que disputou, venceu quatro, empatou dois e perdeu dois. Ficou atrás de Tombense (que acabaria se sagrando campeão nesse ano) e do Operário, de Várzea Grande.
Já o Brasiliense foi o primeiro colocado do seu grupo, invicto, após vencer quatro jogos e empatar outros quatro.
O adversário do Brasiliense na Segunda Fase da competição foi o Clube do Remo, de Belém (PA). No primeiro jogo, no Mangueirão, em Belém, o Brasiliense venceu de virada: 2 x 1. No segundo, no Serejão, aconteceu empate em 1 x 1, garantindo o Brasiliense para a Terceira Fase (quartas-de-final).
Nas quartas-de-final o Brasiliense enfrentou o Brasil, de Pelotas. No primeiro jogo, o Brasiliense até largou na frente no Estádio Bento de Freitas, em Pelotas (RS), mas não conseguiu segurar o placar, sofrendo a virada: 2 x 1. Uma semana depois, no Serejão, o Brasiliense devolveu o placar, que obrigou a uma decisão por pênaltis para ver quem ficaria com uma das vagas para a Série C de 2015. Nas cobranças de pênaltis, o placar foi favorável ao Brasil, de Pelotas, pelo marcador de 4 x 3.
Na classificação final, o Brasiliense foi o quinto colocado, a melhor participação de um clube do DF na história do Campeonato Brasileiro da Série D.

PELA TV

Em 2015, pela primeira vez na história, o Campeonato Brasileiro da Série D foi transmitido por uma emissora de TV. A parceria entre a CBF e o Esporte Interativo foi a responsável por esse novo momento da competição.



Nenhum comentário:

Postar um comentário