segunda-feira, 5 de junho de 2017

A PRIMEIRA VEZ A GENTE NÃO ESQUECE: S. E. Brazlândia


A Sociedade Esportiva Brazlândia está aniversariando no dia de hoje. Foi fundada no dia 5 de junho de 1995. 
É da cidade de Brazlândia, distante 50 quilômetros de Brasília, com pouco mais de 50 mil habitantes e que teve a condição de cidade outorgada em 1969.

A PRIMEIRA DIRETORIA

João Jerônimo de Moura, o Joãozinho, maior artilheiro da história do futebol brasiliense, que passou por alguns clubes brasileiros e durante três anos atuou na Alemanha, voltou para o futebol brasiliense e resolveu, junto com um grupo de amigos, fundar um clube na cidade onde começou a jogar. Assim, dez pessoas se reuniram na Quadra 01, Casa 183, Setor Sul, em Brazlândia (DF), com o objetivo de fundar o novo clube. Foram eles José Humberto da Costa, Valdson Pereira da Silva, João Jerônimo de Moura, André Luiz Barbosa, Osvaldo Souza Filho, Manoel Alves de Araújo, Jacqueline Coelho de Souza, José Gaspar Gonçalves de Oliveira, Carla Adriana Martins Gomes e Valdeci Pereira da Silva.
Dias depois aconteceram eleições para Presidente do Brazlândia, cargo esse que coube ao empresário José Humberto da Costa.
No dia 2 de fevereiro de 1996, a Federação Metropolitana de Futebol concedeu filiação à Sociedade Esportiva Brazlândia.

O PRIMEIRO JOGO OFICIAL

Pouco mais de um mês depois, no dia 8 de março de 1996, o Brazlândia fazia sua estreia no campeonato brasiliense. Contando com jogadores com experiência nacional e internacional que formaram a base da equipe do Taguatinga, campeão brasiliense de 1993 (misturados a outros de uma base criada na cidade), tais como Gomes, que jogou também no Matsubara, Brasília e Atlético Paranaense, Jânio, que foi do Itumbiara e do Guará e passou uma temporada no Equador, o goleiro Ronaldo, ex-Catuense, Marília, Ceilândia e Atlético Goianiense, Bigu, ex-Flamengo e Bahia, Bilzão, que passou por vários clubes do DF e pelo Goiatuba-GO, e o próprio Joãozinho de centro-avante, o Brazlândia estreou vencendo o Brasília no Estádio Mané Garrincha, por 2 x 1. O primeiro gol não poderia deixar de ser de outro jogador senão Joãozinho, aos 37 minutos do 1º tempo. Júlio César marcou o segundo.
Eis a ficha técnica do primeiro jogo oficial da S. E. Brazlândia:

BRASÍLIA 1 x 2 BRAZLÂNDIA
Data: 08.03.1996
Local: Mané Garrincha
Árbitro: Jamir Carlos Garcez
Expulsão: Jânio, do Brazlândia
Gols: Joãozinho, 37; Júlio César, 50 e Edilson, 77
BRASÍLIA: Anderson, Cassius, Trajano, Paulo César e Clécio; Edmar, Nino (Wender) e Claudivan (Edilson); Mazinho, Cilas (Marcelo) e Milton. Técnico: Carlos Alberto do Carmo Reis (Remo).
BRAZLÂNDIA: Ronaldo, Touro (Cláudio), Amaral, Lourenço e Paulo César; Gomes, Bigu e Jânio; Neto (Jorge), Joãozinho e Júlio César (Eugênio). Técnico: Mozair Barbosa.

O PRIMEIRO REBAIXAMENTO

Um ano depois de estrear no campeonato brasiliense, em 1997 o Brazlândia foi rebaixado para a Segunda Divisão do DF, ao chegar em 9º e penúltimo lugar (dois clubes foram rebaixados).
Dos 18 jogos que disputou, só venceu três e perdeu onze. Ainda teve o pior saldo do campeonato.

O PRIMEIRO GRITO DE “É CAMPEÃO”!

O retorno à Primeira Divisão veio em grande estilo, com o título conquistado na Segunda Divisão de 2007, com vitória na final sobre o badalado Legião.

LEGIÃO 2 x 4 BRAZLÂNDIA
Data: 28.10.2007
Local: Mané Garrincha, Brasília (DF)
Árbitro: Renato Acioli
Renda: R$ 10.570,00
Público: 3.912 pagantes
Expulsões: Leandro Lopes e Zé Ricarte, do Legião, e Daniel, do Brazlândia.
Gols: Chefe, 6; Thiago Eciene, 38; André Borges (pênalti), 71; Thiago Eciene, 81; Edi Carlos, 90+3 e Kim (pênalti), 90+5
LEGIÃO: Leandro Lopes (Perivaldo), Romarinho, Ícaro, Perivaldo e Rochinha; Zé Ricarte, Leís (Éder), Kim e Marcelinho; Joãozinho (Índio) e Tozim (André Borges). Técnico: Reinaldo Gueldini.
BRAZLÂNDIA: Abraão, Renato, Piu, Thiago Eciene e Augusto; Wélton, Gabriel (Liusson), Maninho e Daniel (Edi Carlos); Aquiles (Bigu) e Chefe. Técnico: Sílvio de Jesus.

Em 2011, o Brazlândia conquistou o segundo título de sua curta história, novamente na Segunda Divisão.

O PRIMEIRO JOGADOR DO BRAZLÂNDIA A TORNAR-SE ARTILHEIRO DO CAMPEONATO BRASILIENSE

Não temos conhecimento de nada parecido com o que vamos registrar aqui.
Inclusive, solicitamos ao leitor desse blog se souber de algo parecido que nos diga onde e quando foi.
No ano de 1999, aos 34 anos de idade, João Jerônimo de Moura, sempre ele, o Joãozinho, foi o autor de uma façanha digna de registro no Livro dos Recordes: tornou-se goleador máximo das duas divisões do futebol candango no mesmo ano.
Na primeira divisão, atuando pelo Brazlândia, ele fez 12 gols. Eis os jogos e os gols marcados:
14.03.1999 – 1 x 2 Gama – 1 gol
21.03.1999 – 2 x 1 Luziânia – 2
28.03.1999 – 3 x 1 Guará – 1
14.04.1999 – 4 x 2 Taguatinga – 2
18.04.1999 – 2 x 1 Brasília – 1
21.04.1999 – 3 x 4 Dom Pedro II – 1
06.05.1999 – 3 x 4 Ceilândia – 2
09.05.1999 – 2 x 1 Guará - 2

No segundo semestre, com o Brazlândia parado e sem ter onde jogar, alugou seu passe ao Comercial, do Núcleo Bandeirante, que disputaria a Segunda Divisão do Campeonato Brasiliense. Marcou um total de oito gols e tornou-se também o maior artilheiro da Segunda Divisão, disputada por seis equipes. Além da inédita artilharia, Joãozinho ajudou o Comercial a ficar com uma das vagas. Seu clube ficou com o vice-campeonato (o Bosque foi o campeão).





Nenhum comentário:

Postar um comentário