terça-feira, 27 de junho de 2017

NOVOS CRITÉRIOS PARA ESCOLHER O TIME DOS SONHOS


As cinco primeiras edições do “Dream Team” (Time dos Sonhos) - Tiradentes, Gama, Luziânia, Ceilândia e Planaltina - aconteceram após consultarmos torcedores desses clubes.
Mesmo sabendo que esse tipo de enquete sempre gerará polêmicas, agradarão a uns poucos, desagradarão a muitos, achamos interessante a sua manutenção no blog.
Com o passar do tempo, fomos constatando que aumentava a dificuldade em encontrar torcedores dispostos a escalar o que seria, nas suas opiniões, o seu “time dos sonhos” dos clubes do DF.
Resolvemos, então, adotar, a partir de agora, critérios técnicos, somados aos matemáticos, para chegarmos aos melhores de cada time.
Estamos começando com o Clube de Regatas Guará.
1º critério - Foram selecionados os dez jogadores que mais defenderam o Guará no Campeonato Brasiliense da Primeira Divisão, por posição, do goleiro ao ponta-esquerda, de 1976 a 2006, último ano em que o Guará participou dessa competição. Todos eles receberam uma pontuação, de 100 para o primeiro colocado até 10 pontos para o décimo.
2º critério - Dar pontos para os jogadores que mais marcaram gols com a camisa do Guará. O maior artilheiro do Guará receberá 100 pontos e o décimo 10.
3º critério - Dar pontos para aqueles jogadores que conseguiram conquistar o campeonato brasiliense, tendo disputado mais de 50% dos jogos. No caso do Guará, somente um título brasiliense, no ano de 1996. Esses jogadores receberão 50 pontos.
4º critério - Dar pontos para os jogadores do Guará que foram convocados para a seleção brasiliense ou fizeram parte da seleção dos melhores do ano, eleita pela imprensa especializada. Cada jogador nesse quesito receberá 30 pontos por evento.
5º critério - Sagrar-se campeão, defendendo o Guará, de competição regional ou nacional, com diferentes pontuações, logicamente. No caso do Guará, só pontuarão os jogadores que fizeram parte da equipe que conquistou o Torneio Centro-Oeste de 1984.
Como essa é uma pesquisa inédita, está sujeita a críticas. Os critérios podem não ser os melhores, mas entendam que tínhamos de partir de alguns para chegar nos melhores. As críticas construtivas serão bem recebidas e as boas sugestões poderão ser aproveitadas nas próximas enquetes.
Por outro lado, esse novo tipo de “seleção dos melhores” também servirá como uma espécie de desafio para os torcedores de cada clube: a partir de agora, verifiquem quais os jogadores que você não concorda com a “convocação” e participe relacionando nos comentários os que seriam os seus “substitutos”. Quem sabe, com uma participação muito grande, chegaremos a outros “times dos sonhos”.
Como os esquemas táticos mudaram muito nos últimos anos, resolvemos adotar o 4-3-3 como padrão para esse time e os demais. Justamente por isso ocorrerá de algum jogador ter atuado em duas ou até três posições. Quando isso acontecer, os colocaremos naquela em que ele mais atuou.
Aqui está o “Dream Team” do Guará:


A
B
C
1
Bocaiúva
Chaguinha
Marco Antônio
2
Ricardo Freitas
Cidão
Avelino
3
Luiz Fernando
Elson
Chiquinho
4
Carlinhos
Dias Baiano
Eusébio
5
Barão
Touro
Elmo
6
Geraldo Galvão
Carlos Eduardo
Marcelo
7
Moura
Ivonildo
Gil
8
Niltinho
Antunes
Edi Carlos
9
Éder Antunes
Alysson
Beijoca
10
Zé Maurício
Jânio
Flávio Katioco
11
Ricardo Henrique
Dionísio
Maurinho




Nenhum comentário:

Postar um comentário