domingo, 19 de agosto de 2018

HÁ 40 ANOS NO FUTEBOL BRASILIENSE: a inauguração do Estádio Adonir Guimarães


A inauguração do Estádio Adonir Guimarães, em Planaltina, aconteceu no dia 19 de agosto de 1978, dentro das festividades de comemoração dos 119 anos dessa cidade e que contou com a presença do governador Elmo Serejo Farias.
O estádio, com a capacidade para 15 mil pessoas, estava completamente lotado, proporcionando uma arrecadação de 45 mil cruzeiros.
Além da presença do governador do Distrito Federal e de outras autoridades, estavam no estádio os treinadores Flávio Costa, Paulinho de Almeida, Nilton Anet e Walter Miraglia, que estavam em Brasília participando da fundação da Associação dos Treinadores de Futebol Profissional do Distrito Federal, representada pelos treinadores Ceninho e Raimundinho.
No jogo inaugural, o Gama não conseguiu dobrar a Seleção de Planaltina. A partida terminou empatada em 0 x 0 e foi bastante movimentada. Apesar da ausência de gols, o público que lotou o campo ficou satisfeito, principalmente pela raça da equipe local. O time de Planaltina não permitiu, de maneira alguma, que a representação do Gama impusesse a sua maior categoria técnica.
Os locais predominaram no gramado até o final do primeiro tempo, perdendo três chances de marcar. No segundo tempo, o Gama passou a comandar o jogo, na base de contra-ataques. A trave salvou um gol do Gama, quando Alves chutou com violência, sem chance de defesa para o goleiro Ivanir.
Sob a arbitragem de Adélio Nogueira, as equipes jogaram assim:
Seleção de Planaltina - Ivanir, Bosco, Remo, Roberto e Zacarias (Ildefonso), Isanil, Isanei e Nicácio; Paulo, Eduir e Walter (Wesley). Técnico: Sávio Lopes Jardim.
Gama - Chico, Edvaldo, Kidão, Amaro e Manoel Silva (Kell); Santana, Júlio e Manoel Ferreira; Roldão, Clayton (Carlão)o e Alves (Tico). Técnico: Jaime de Souza Santos.

Nota:

Adonir José Guimarães era escrivão do cartório de Planaltina, grande entusiasta do futebol e pertenceu ao time de Planaltina, onde também era fazendeiro. Tinha problemas de coração e morreu muito jovem, com apenas 33 anos, no dia 15 de fevereiro de 1948, em Cristalina (GO). Anos depois, Planaltina batizou o estádio da cidade em sua homenagem.



Nenhum comentário:

Postar um comentário