sexta-feira, 24 de agosto de 2018

VOCÊ SABIA?


Que o zagueiro do Vasco da Gama e Seleção Brasileira, Augusto da Costa, trabalhou como treinador no início do futebol brasiliense?

Depois que parou de jogar futebol, aos 33 anos Augusto aceitou um convite do então presidente da República Getúlio Vargas para ingressar na Polícia Especial do Exército, no Rio de Janeiro. Ainda trabalhou como assistente técnico de Flávio Costa, entre 1954 e 1955. Mas preferiu continuar como funcionário público.
Em 1959, Augusto da Costa veio parar em Brasília. Oswaldão, dirigente do Guará, entrou em contato com o General Osmar Soares Dutra, solicitando do mesmo que aproveitasse a transferência dos órgãos públicos federais dos Poderes da República para a nova Capital e convidasse Augusto da Costa para servir na GEB - Guarda Especial de Brasília. Augusto veio e passou a desempenhar as funções de policial e técnico de futebol.
Logo em sua primeira competição, o Torneio Início disputado no dia 24 de maio de 1959, o Clube de Regatas Guará foi o vencedor do torneio denominado Torneio Início “Bernardo Sayão”. No campeonato daquele ano, o Guará ficou com a terceira colocação.
Em 3 de junho de 1960, quando aconteceram eleições para ser escolhida a nova diretoria da Federação Desportiva de Brasília, Augusto da Costa passou a ser o novo Diretor de Futebol da entidade.
Com as constantes licenças médicas do então Presidente da Federação, Jardel Noronha de Oliveira, Augusto da Costa chegou a assumir a Presidência da Federação Desportiva de Brasília.
No dia 29 de novembro de 1965, Augusto da Costa era o Diretor do Departamento de Árbitros da FDB e solicitou uma licença por 30 dias visto estar efetuando o curso obrigatório na Academia Nacional de Polícia.
Depois de sua passagem por Brasília, Augusto da Costa retornou ao Rio de Janeiro, onde trabalhou na Polícia Militar Especial, chegando ao posto de Tenente-Coronel e Comandante da Guarda.

Augusto da Costa nasceu no Rio de Janeiro (RJ) em 22 de outubro de 1920. Começou no futebol no São Cristóvão, onde atuou de 1936 a 1943. Foi titular absoluto do Vasco da Gama durante os anos do "Expresso da Vitória", conquistando os títulos de campeão carioca nos anos de 1945, 1947, 1949, 1950 e 1952 e também o Campeonato Sul-Americano de Clubes Campeões em 1948. Disputou 297 jogos pelo Vasco da Gama. Em 1947 chegou à Seleção Brasileira, pela qual venceu a Copa América de 1949 e disputou a Copa do Mundo de 1950, sendo vice-campeão. Vestiu a camisa da seleção vinte vezes (marcando um gol), a última delas exatamente na derrota de 2 x 1 para o Uruguai, na fatídica decisão daquele Mundial, em 16 de julho de 1950. No dia 1º de fevereiro de 2004, Augusto da Costa morreu vítima de infecção generalizada, originada a partir de um problema no joelho, aos 83 anos.






Nenhum comentário:

Postar um comentário