sábado, 1 de fevereiro de 2020

ANIVERSARIANTE DO DIA: Eduir

Eduir na A. E. Osvaldo Cruz,
o penúltimo da esquerda para a direita

Eduir Carlos Luciano Silva nasceu em Osvaldo Cruz (SP), no dia 1º de fevereiro de 1953.
Começou jogando num clube de sua cidade, a A. E. Osvaldo Cruz, e por este clube sagrou-se campeão da Série B do Campeonato Paulista, em 1973.
Em 1978, trabalhava como Secretário Executivo do Mobral, em Planaltina (DF) e era jogador do Planaltina Esporte Clube.
Atuando pela seleção de Planaltina, disputou o jogo de inauguração do estádio Adonir Guimarães, em 19 de agosto de 1978: empate de 0 x 0 com o Gama. A Seleção de Planaltina formou com Ivanir, Bosco, Remo, Roberto e Isanil; Zacarias, Isanei e Nicácio; Paulo, Eduir e Walter (Wesley). Técnico: Sávio Lopes Jardim.
Transferiu-se para o Sobradinho, em 1979, onde passou a desempenhar dupla função: jogador e preparador físico da equipe. Sua estreia aconteceu no dia 12 de abril de 1979, no Augustinho Lima, no amistoso contra o Brasília, com empate em 1 x 1. Pelo Campeonato Brasiliense desse ano, defendeu o Sobradinho em oito ocasiões, tendo marcado um gol.
Quando o Comercial, de Planaltina, passou a estruturar o seu Departamento de Futebol, o técnico Airton Nogueira esforçou-se para armar uma forte equipe para disputar o campeonato brasiliense de profissionais, aproveitando ao máximo a “prata da casa”. Alguns jogadores que residiam em Planaltina, como foi o caso de Eduir, foi contratado
Sua estreia aconteceu no dia 27 de janeiro de 1980, no Pelezão, com vitória de 5 x 3 sobre o Tiradentes. O Comercial venceu com Selmício (Adriano), Robson, Remo, Neto e Joviano (Zé Carlos); Donizetti (Nicácio), Magela e Eduir; Nidion, Paulo (Jorge) e Djalma. Técnico: Airton Nogueira. No campeonato brasiliense, foram 23 jogos e cinco gols marcados.

Suas boas atuações no Comercial, o levaram a ser convocado para a Seleção do Distrito Federal, que superou a de Goiás no Torneio Centro-Oeste de Seleções promovido pela CBF. No primeiro jogo, 21 de abril de 1980, no Bezerrão, Eduir marcou um dos gols da vitória do DF por 4 x 1.
Seu terceiro jogo pela Seleção do DF aconteceu na comemoração do Dia do Trabalho, em 1º de maio de 1980. A Federação Metropolitana de Futebol promoveu dois amistosos no estádio Serejão, conseguindo reunir no mesmo dia a seleção brasileira de novos (que mais tarde venceria o Torneio Internacional de Toulon, na França) e a principal, base da seleção que encantaria o mundo dois anos depois na Copa do Mundo da Espanha.
Na preliminar, a seleção do DF foi superior à seleção brasileira de novos e venceu por 1 x 0, gol de Fantato. O selecionado brasiliense formou com Hélio, Carlão, Mário, Jonas Foca e Zé Mário; Alencar, Manoel Ferreira e Eduir; Roldão, Fantato e Lino.
Essa seleção foi formada por quatro jogadores do Brasília, seis do Gama e Eduir, que pertencia ao Comercial, de Planaltina.
Em 1981, voltou ao Sobradinho, por onde teve rápida passagem. Em maio desse ano, sumiu do clube. Passou semanas sem comparecer aos treinamentos e teve seu contrato suspenso.
Antes de encerrar sua carreira e trabalhar como Preparador Físico, Eduir ainda jogaria no Planaltina (1985 a 1988), Ferroviário-SC (1987 a 1990), Figueirense-SC (1988) e Planaltina (1991).




2 comentários:

  1. Surpresa super feliz ao abrir esta página e ver uma trajetória de sucesso do nosso craque Eduir, meu amigo e parceiro na juventude em Parapuã. Parabéns Eduir, sempre o elegemos nosso melhor jogador da região de Parapuã.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pai! Linda estória👏👏👏

    ResponderExcluir