quinta-feira, 13 de fevereiro de 2020

ANIVERSARIANTE DO DIA: Warley


Warley Silva dos Santos nasceu em Sobradinho (DF), no dia 13 de fevereiro de 1978.
Começou sua carreira nos campeonatos promovidos pela ASFI - Associação Serrana de Futebol Infantil, de Sobradinho, entidade criada em 1982 e que promove até hoje campeonatos nas categorias Sub-10, 12, 14, 16, 18 e 20.
Mas foi no futebol da Sociedade Esportiva do Gama que começou a se destacar como atacante de velocidade, habilidade e bom arremate. No Campeonato Brasiliense de Juniores de 1996, o Gama foi o quinto colocado entre os 16 clubes que disputaram essa competição, mas Warley foi o artilheiro do campeonato, ao marcar 27 gols nos 14 jogos que disputou.
Não demorou para chamar a atenção dos olheiros e acabou sendo emprestado ao Coritiba para a disputa da Copa São Paulo de Futebol Junior, a Copinha, de 1997. Teve problemas com a diretoria do Coritiba - que o classificou como um atleta indisciplinado - e retornou a Brasília em agosto deste ano. No mês seguinte, voltaria à Curitiba, desta vez como contratado do maior rival do Coritiba, o Atlético Paranaense, onde estreou como profissional e teve grande destaque, chegando a conquistar o título paranaense de 1998 (feito que o Atlético não conseguia realizar havia oito anos), atuando como titular e inclusive marcando gols contra seu antigo clube.
Em janeiro de 1999, o São Paulo o contratou, por empréstimo, até o meio desse ano. No dia 31 de janeiro de 1999 estreou no São Paulo, formando a dupla de ataque com Dodô, na vitória de 2 x 0 sobre o Botafogo, no Morumbi, pelo Torneio Rio-São Paulo. Recebeu vários prêmios de melhor em campo.

Logo depois do Torneio Rio-São Paulo, Warley foi um dos 18 jogadores a serem convocados para defender a Seleção Brasileira Sub-23 que começaria a se preparar para a disputa do Pré-Olímpico Sul-Americano de 2000, competição disputada no interior do Paraná (Cascavel e Londrina) e vencida pela Seleção Brasileira. Fez parte de uma seleção fortíssima, onde os maiores destaques eram Athirson, Alex, Ronaldinho Gaúcho e Fábio Junior, comandados por Vanderlei Luxemburgo.
Mesmo com um aproveitamento não muito alto de bolas na rede no São Paulo (seis gols em 26 jogos), o perfil de jogo do atacante despertou o interesse de empresários estrangeiros. Foi contratado pelo clube uruguaio Rentistas, comandado pelo empresário Juan Figer, que logo depois o repassaria para a Udinese, da Itália, por nove milhões de dólares.
Embora tenha sido integrado ao grupo da Udinese em julho, Warley só foi estrear na Série A no dia 19 de setembro de 1999, em Turim, na derrota de 4 x 1 para a Juventus. O primeiro gol saiu em seu segundo jogo, contra o Bari, no empate em 1 x 1, fora de casa. Naquela temporada, Warley entrou em campo quinze vezes e marcou três gols, ajudando o time a terminar o campeonato italiano na oitava posição.
A temporada seguinte deveria ser a da afirmação de Warley, então com 22 anos, em Údine. Entretanto, um escândalo interromperia, pelo menos momentaneamente, sua trajetória no futebol europeu. Em setembro de 2000, Warley viajou com a delegação da Udinese para Varsóvia, Polônia, onde atuaria pela Copa UEFA. Ao desembarcar no aeroporto da capital polonesa, ele e outros três sul-americanos - os brasileiros Alberto Valentim e Jorginho Paulista, e o paraguaio Alejandro Da Silva, foram detidos com passaporte português falsificados.
De acordo com os policiais italianos, a embaixada de Portugal na Itália relatou que os passaportes não foram assinados por funcionários da organização. Curiosamente, o camisa 28 foi liberado para jogar aquela partida e marcou o gol da vitória de 1 x 0.
Tempos depois, a FIFA investigou esse esquema e descobriu que o maior responsável não só por esses casos como também de outros jogadores sul-americanos, foi justamente o empresário Juan Figer.
Após a polêmica com os documentos, Warley foi emprestado ao Grêmio. Jogou no tricolor gaúcho nos últimos meses de 2000 e durante o ano inteiro de 2001. Nesse meio tempo, Warley foi campeão estadual, da Copa do Brasil e convocado para a Seleção Brasileira. Contudo, a sanção imposta ao atacante e outros sul-americanos, cuja proibição valia para toda a Europa, foi reduzida. Assim, em janeiro de 2002, Warley retornou à Udinese na tentativa de corresponder às expectativas. No dia 13 desse mês, ele atuou por quinze minutos contra o Torino, em Turim. Mas enquanto o brasileiro esteve fora, a Udinese contratou três centro-avantes, um deles Vincenzo Iaquinta, que virou ídolo da torcida da Udinese. Por isso, ele fez apenas seis jogos até o fim da temporada.

As oportunidades começaram a sumir de vez na temporada 2002/2003. Sob a batura do técnico Luciano Spalletti, Warley pouco produziu em campo. Não à toa encerrou a temporada sem balançar as redes - em 18 jogos. Sem convencer na Udinese e com apenas quatro gols em 42 jogos, o atacante arrumou as malas e voltou para o Brasil em meados de 2003. Ele via no São Caetano uma oportunidade para recuperar o prestígio e, quem sabe, retornar aos holofotes do futebol estrangeiro. Ajudou o São Caetano a conquistar o campeonato paulista de 2004, mas o desempenho não foi satisfatório, e no ano seguinte se transferiu novamente.
Depois de deixar o São Caetano, Warley rodou por várias equipe do futebol brasileiro: Palmeiras-SP (2005/2006), Atlético Paranaense (2006), Brasiliense-DF (2006/2007) e Náutico-PE (2007/2008).
Em setembro de 2008, Warley chegou ao ABC, de Natal (RN). Em poucas partidas, com gols importantes, ele ajudou o clube a escapar do iminente rebaixamento para a Série C do Campeonato Brasileiro.
Passou pelo Madureira, do Rio de Janeiro, em 2009, e no mesmo ano foi para o Villa Nova (MG).
Warley chegou ao futebol paraibano em 2011, contratado pelo Treze, de Campina Grande. Teve grande destaque, marcando gols importantes e ajudando a equipe no bicampeonato estadual.
Surpreendeu a muitos quando se transferiu para o maior rival do Treze, o Campinense, também de Campina Grande, em janeiro de 2012, com prestígio de ter desempenhado grande participação na Série D do ano anterior no rival Treze. Ele teve papel decisivo na conquista do campeonato paraibano de 2012, marcando 22 gols e sagrando-se o maior artilheiro do Campinense em uma edição de estadual.
Em 3 de dezembro de 2012, Warley se apresentou ao Botafogo, de João Pessoa para a disputa do campeonato paraibano de 2013. Foi campeão estadual e fez história no futebol paraibano ao sagrar-se campeão seguidamente pelos três maiores clubes do Estado. Foi artilheiro pela segunda vez consecutiva do campeonato paraibano, com 14 gols. Ajudou a equipe também no título de campeão do Campeonato Brasileiro da Série D de 2013.
Warley teve uma passagem discreta pelo o River, de Teresina (PI) em 2014. Foi contratado para jogar o Campeonato Brasileiro Série D, mas o River não avançou, porém Warley continuou no River em 2015. Fez 5 gols. Warley deixou o River após uma passagem discreta pelo clube.
Voltou ao Botafogo, da Paraíba, no dia 18 de dezembro de 2015, para jogar a temporada de 2016. Voltaria a conquistar o campeonato paraibano de 2017, ano em que encerrou sua carreira.
Na noite de 25 de janeiro de 2018, Warley foi esfaqueado durante um assalto no bairro de Manaíra, em João Pessoa, próximo a um banco. Foi encaminhado imediatamente para um hospital, onde passou por cirurgia. Recuperou-se e segue como dirigente do Botafogo, da Paraíba.

SELEÇÃO BRASILEIRA

Na Seleção Brasileira, além de sua passagem pela Sub-23, vestiu a camisa da equipe principal em quatro oportunidades, a primeira delas em 24 de julho de 1997 (vitória de 4 x 0 sobre a Alemanha) e a última em 4 de agosto de 1999, na derrota de 4 x 3 diante do México.
Na Seleção Olímpica foram 12 jogos e dois gols marcados, um deles no amistoso que o Brasil goleou a seleção dos Estados Unidos por 7 x 0, no dia 7 de abril de 1999, no estádio Mané Garrincha, em Brasília.

PASSAGEM PELO BRASILIENSE

Warley estreou no Brasiliense no dia 21 de janeiro de 2007, com vitória de 1 x 0 sobre o Paranoá, no estádio JK.
O primeiro gol aconteceu uma semana depois, 28 de janeiro, no empate em 3 x 3 com o Esportivo, do Guará, no Serejão.
No final do campeonato, conquistado pelo Brasiliense pela quarta vez consecutiva, Warley foi o segundo artilheiro da competição, com 9 gols, um atrás de Thiago Silva, do Dom Pedro I. Recebeu o Troféu “Mané Garrincha”, entregue aos melhores do campeonato de 2007.
Sua última participação pelo Brasiliense aconteceu no dia 24 de janeiro de 2007, no Anacleto Campanella, em São Caetano do Sul (SP), com derrota de 1 x 0 diante do São Caetano, em jogo válido pelo Campeonato Brasileiro da Série B, competição em que Warley marcou sete gols.


Um comentário: