sábado, 7 de maio de 2022

OS ESTÁDIOS DE BRASÍLIA: Augustinho Lima


Lance do jogo de inauguração do estádio

Ainda como Estádio Olímpico de Sobradinho, foi inaugurado em 30 de abril de 1978, no amistoso Sobradinho 0 x 3 Santos. Na mesma data foi inaugurada a iluminação do estádio.
É de propriedade da Administração Regional de Sobradinho e sua capacidade máxima é para 15.000 pessoas.
Segundo a Federação Brasiliense de Futebol no jogo de sua inauguração, entre pagantes e não-pagantes havia 13.743 pessoas no estádio.
Por outro lado, no jogo Sobradinho 7 x 0 Comercial, em 23 de julho de 1995, um recorde negativo: não havia um torcedor sequer em campo.
Passou a ter esse nome em homenagem ao jornalista Augustinho Pires de Lima, falecido em 1976.
Eis a ficha técnica do jogo de inauguração:

SOBRADINHO 0 x 3 SANTOS
Renda: Cr$ 205.220,00
Público pagante: 10.261
Árbitro: José Mário Vinhas
Gols: Toinzinho, 15; Neto, 22 e Bianchi, 75.
SOBRADINHO: Ari, Ivanildo, Zezão (Remo), Sir Peres e Marcos (Gerson); Pebinha, Baduca e Careca; Dázio, Zé Afonso e Vino.
SANTOS: William, Nelson, Joãozinho, Fausto e Neto; Carlos Roberto, Toinzinho (Bianchi) e João Paulo (Célio); Juari (Nilton Batata), Reinaldo (Pita) e Nelson Borges.


REGISTRO IMPORTANTE

A Enciclopédia do Futebol Brasileiro, de Lance, em suas páginas 453 e 454, e vários outros veículos de divulgação afirmam que o estádio foi inaugurado em 13 de maio de 1978, com o jogo Campineira 0 x 3 Santos, e que Ailton Lira, do Santos, teria marcado o primeiro gol do novo estádio. Estas informações estão completamente erradas!
Em primeiro lugar, a inauguração foi em 30 de abril de 1978 e pode ser confirmada pelos jornais Correio Braziliense e Folha de S. Paulo e também em boletins oficiais da Federação Brasiliense de Futebol.
Em segundo, o Campineira não existia mais profissionalmente. O clube deu lugar ao Sobradinho em 1º de janeiro de 1975.
O primeiro gol não poderia ser de Ailton Lira. Contundido, o jogador nem viajou para Brasília, ficou em Santos. O primeiro gol foi de autoria de Toinzinho, justamente o substituto de Ailton Lira.
Para completar a série de erros, no dia 14.05.1978, ou seja, um dia depois da suposta inauguração, o Santos jogava sua última partida pelo Campeonato Brasileiro deste ano, enfrentando a Anapolina, em Anápolis (GO), com quem empatou em 1 x 1.
Também já vimos esses mesmos erros em outros sites e blogs. Favor desconsiderar todos eles!

Nenhum comentário:

Postar um comentário