terça-feira, 3 de maio de 2022

A ESTREIA EM COMPETIÇÕES NACIONAIS


Através da Resolução da Presidência RDP nº 03/2010, de 20.12.2010, a Confederação Brasileira de Futebol – CBF reconheceu como “Campeões Brasileiros” os clubes que venceram a Taça Brasil de 1959 a 1968 e o Torneio Roberto Gomes Pedrosa/Taça de Prata entre 1967 e 1970.
Em virtude desta “unificação”, o primeiro Campeonato Brasileiro passou a ser o de 1959, tornando o Esporte Clube Bahia o primeiro campeão brasileiro.
O futebol brasiliense participou pela primeira vez de uma competição de âmbito nacional no ano de 1963, na então Taça Brasil.
O incipiente futebol brasiliense tinha muito o que fazer para atender às exigências da então CBD – Confederação Brasileira de Desportos, duas delas um “terreno gramado” e estádio com a capacidade para o mínimo de dez mil assistentes.
No embalo das milhares de obras ainda existentes na nova Capital Federal, imprimiu-se novo ritmo de trabalho para a plantação de grama, construção de alambrados, cerca e arquibancada, bem como a remodelação dos vestiários
 no estádio do Grêmio. As obras foram supervisionadas pelo Engenheiro-Chefe do DVO (Departamento de Viação e Obras do Governo do Distrito Federal), Vasco Viana de Andrade, assessor técnico do Prefeito Paulo de Tarso, que criou um programa de incentivo e ajuda aos clubes.
O Grêmio iniciou o serviço de plantio de grama através de donativos particulares
 e de ajuda de firmas, principalmente da M. M. Quadros, que se incumbiu de fazer graciosamente os trabalhos de terraplanagem.
Dentro do que era possível fazer, coube ao Defelê, tricampeão da cidade de 1960 a 1962, a honra de representar Brasília pela primeira vez em uma competição de nível nacional.
Assim, nos dias 21 e 28 de julho de 1963, o Defelê enfrentaria o bicampeão goiano de 1961 e 1962 (que se tornaria tricampeão neste ano de 1963), o Vila Nova.
Por mais esperançoso que estivesse o torcedor de Brasília, o futebol de Goiânia era bastante superior e isso foi demonstrado nos dois jogos, onde ocorreram duas vitórias do Vila Nova.
Eis as súmulas dos jogos:

DEFELÊ 0 x 2 VILA NOVA
Data: 21 de julho de 1963
Local: Estádio Vasco Viana de Andrade, Brasília (DF)
Renda: Cr$ 230.000,00
Árbitro: Lourandyr de Castro Gomes, auxiliado por Carlos Ferreira do Amaral e Jorge Cardoso.
Gols: Artur, 22 e Sete Léguas, 89.
DEFELÊ: Matil (Tonho), Zé Paulo, Alonso Capella (Oswaldo), Leônidas e Gavião; Campanella e Alaor Capella; Bawany, Invasão, Ely e Brasil.
VILA NOVA: Adilson, Waldemar, Guaracy, Sérgio e Olacir; Tido e Paulinho Dantas; Gibrair, Sete Léguas, Artur e Dica.

VILA NOVA 3 x 0 DEFELÊ
Data: 28 de julho de 1963
Local: Estádio Pedro Ludovico, Goiânia (GO)
Renda: não informada.
Árbitro: Urias Crescente, auxiliado por José Muniz Brandão e Otoniel Diniz.
Gols: Paulinho Dantas, 5; Artur, 55 e Dica, 73.
VILA NOVA: Adilson, Waldemar, Guaracy, Sérgio e Olacir; Tido e Paulinho Dantas; Gibrair, Sete Léguas, Artur e Dica.
DEFELÊ: Tonho (Matil), Zé Paulo, Alonso Capella, Oswaldo e Gavião; Leônidas e Alaor Capella; Manoelzinho, Bawany, Invasão e Ely (Brasil).

Nenhum comentário:

Postar um comentário