domingo, 29 de maio de 2022

CURIOSIDADES DO FUTEBOL BRASILIENSE: dois jogos encerrados antes do fim, no mesmo dia, pelo mesmo árbitro!


Em todos esses anos pesquisando o futebol, lendo jornais, revistas e livros, consultando as mais diversas fontes de pesquisa, escutando as mais curiosas histórias de boleiros, não tivemos conhecimento de um fato semelhante ao que vamos narrar a seguir: no mesmo dia, um árbitro (Elísio Ramos) encerrou dois jogos antes do seu final.  

Preparando-se para o Torneio “Governador Hélio Prates da Silveira”, vários times de Brasília realizavam amistosos.
No dia 5 de abril de 1970 aconteceram dois amistosos no Estádio Vasco Viana de Andrade, hoje mais conhecido por Metropolitana, no Núcleo Bandeirante.
Pela manhã, jogaram Piloto e Carioca.
Com gols de Sabino (8 e 40), Paulinho (57) e Lula (65 e 70), o Piloto chegou facilmente ao marcador de 5 x 0. Logo depois do quinto gol, o árbitro Elísio Ramos foi obrigado a encerrar o jogo.
Antes, ele havia expulsado os jogadores Medeiros, Iran e Harley, todos do Carioca, por jogo violento, enquanto Celso e Cléber, da mesma equipe, talvez insatisfeitos com a atuação de Elísio Ramos, deixaram o campo sem dar satisfação ao árbitro, tornando obrigatório o encerramento do jogo.
As equipes atuaram assim:
Piloto: Tião (Barbosa), Alemão, César (Moisés), Luiz e Toinho; Ronaldo (Quincas) e Luizinho; Sabino, Lula (Zé Grillo), Paulinho e Nenê (Boraes).
Carioca: Batista, Nelson, Cléber, Cosan (Iran) e Faixinha; Lúcio (Braz) e Bacalhau; Celso, Harley, Medeiros e Osmar.

Na parte da tarde, por coincidência, Elísio Ramos foi destacado para ser o árbitro de outro jogo no mesmo estádio da Metropolitana, entre Grêmio e CSU.
Ademir, aos 16, Manoelzinho, aos 21 e Zé Carlos, aos 43, no 1º tempo, e Luiz Carlos, aos 13 do 2º, haviam marcado os gols do empate em 2 x 2.
Elísio Ramos expulsou os jogadores Jorge e Zé Carlos, ambos do Grêmio e, logo depois, alegando falta de garantias, deu por encerrado o jogo aos 25 minutos do 2º tempo.
O Grêmio atuava com Kill, Rodolfo, Grossi, Paulinho e Tadeu (Hélio); Orlando (Teixeira) e Pedrinho (Zoca); Jorge, Ademir (Santos), Zé Carlos e Sérgio Augusto (Roberto).
O CSU formou com Zé Walter, Zequinha, Eufrásio, Carlinhos e Didi; César (Farneze) e Julinho; Luiz Carlos, Manoelzinho, Walmir e Chicão.



Nenhum comentário:

Postar um comentário