quarta-feira, 1 de outubro de 2014

O QUE ACONTECEU HÁ 50 ANOS (01 a 31.10.1964)


02.10.1964

No dia 2 de outubro de 1964 foi divulgada a notícia de que a Construtora Rabello S. A. havia vencido a concorrência para construção da primeira etapa do Estádio de Brasília.

04.10.1964

Teve início o Torneio Pentagonal de Profissionais, Taça “Federação Desportiva de Brasília”, a primeira competição envolvendo os clubes que resolveram aderir ao profissionalismo no futebol de Brasília.
Participaram Colombo, Defelê, Luziânia, 1º de Maio e Rabello.
No único jogo realizado nesse dia, no estádio “Paulo Linhares”, o Rabello venceu o 1º de Maio por 2 x 0. Coube ao atacante Djalma, do Rabello, marcar o primeiro gol sob o novo regime, aos 9 minutos do segundo tempo. Nilo completou o placar aos 36.

Também tivemos rodada pelo campeonato brasiliense de amadores: no estádio Aristóteles Góes, Guanabara e Grêmio empataram em 3 x 3. No Estádio Israel Pinheiro, o Vila Matias derrotou o Pederneiras por 2 x 0.


06.10.1964

O Defelê fez sua estreia no campeonato brasiliense de profissionais vencendo o Colombo por 3 x 1.

11.10.1964

Prosseguiu o campeonato brasiliense de amadores com mais dois jogos: no estádio Vasco Viana de Andrade, o Grêmio foi derrotado pelo Cruzeiro, por 2 x 0. Jogando em casa, no estádio Aristóteles Góes, o Nacional ganhou do Vila Matias, por 2 x 1.

Dois jogos também foram realizados entre os profissionais: em Luziânia, no estádio Francisco das Chagas Rocha, o clube local fez sua estreia perdendo para o Rabello, por 1 x 0, gol de Sabará.
No outro jogo, o Colombo marcou 2 x 0 sobre o 1º de Maio.

18.10.1964

O Defelê venceu o 1º de Maio por 2 x 0 e o Colombo fez 3 x 0 no Luziânia (com os três gols sendo marcados por Tião I). Estes foram os dois jogos disputado pelo certame de profissionais.
Dois empates nos dois jogos realizados pelo campeonato brasiliense de amadores: Vila Matias 2 x 1 Dínamo e Guanabara 1 x 1 Nacional.

25.10.1964

Defelê e Rabello continuaram liderando o campeonato brasiliense de profissionais.
Mesmo atuando em Luziânia, o Defelê conseguiu vencer o Luziânia por 2 x 1.
No outro jogo, entre Rabello e Colombo, o tempo esteve quente. Vitória do Rabello por 2 x 1.
No 2º tempo, Sabará não concordou com a marcação do árbitro Aristeu Teixeira Santana, partiu para cima dele, dando-lhe uma peitada. O árbitro revidou com um soco em Sabará, havendo um corre-corre geral, com a participação de quase todos os jogadores, com troca de sopapos. Serenados os ânimos, Nilo e Bimba estavam expulsos. Prosseguiu o encontro e Natalício, cometendo violenta falta, também foi expulso.
O árbitro deixou o campo garantido pela polícia.

No Estádio Paulo Linhares, o Cruzeiro goleou o Pederneiras, por 4 x 0, em jogo válido pelo campeonato brasiliense de amadores. No outro jogo, muitas alternâncias no placar final de 3 x 3 entre Dínamo e Guanabara.

30.10.1964

O mais antigo árbitro da Federação Desportiva de Brasília, Moacyr Siqueira, registro nº 01, pediu desligamento do quadro de árbitros da FDB em face de sua transferência para Diamantina (MG). Moacyr atuou desde os primórdios tempos da construção de Brasília com eficiência, tanto como árbitro quanto auxiliar.



Nenhum comentário:

Postar um comentário