segunda-feira, 23 de outubro de 2023

CRAQUES DE ONTEM E DE HOJE: Filó


Sobradinho - 1985
Filomeno Barbosa Dias, o Filó, nasceu em São João dos Patos, no Maranhão, em 23 de outubro de 1963.
Meio-campista habilidoso, versátil, inteligente, dificilmente errava um passe. Foi daqueles armadores que sabia o que fazer com a bola. Gostava de jogar sem ter posição fixa em campo, rendia muito mais quando se sentia livre para explorar o jogo, pois uma de suas características era a criatividade.
Começou nas categorias de base do futebol de Sobradinho, defendendo Imperial e Internacional.
Depois passou pelo infanto-juvenil do Sobradinho, com Djânio.
Algum tempo depois, parou de jogar bola e foi trabalhar no Bradesco. Logo, percebeu que não era a sua praia.
Por isso, voltou ao Sobradinho e se tornou um dos melhores jogadores já surgidos no futebol do DF.
Estreou no futebol profissional em 1984, mais precisamente no dia 5 de fevereiro, em jogo válido pelo Torneio Seletivo da Fase Regional da Taça CBF. Nesse dia, no Mané Garrincha, na preliminar de Tiradentes x Ceilândia, Sobradinho e Taguatinga empataram em 0 x 0. Formou o Sobradinho com Atayde, Marcos, Rildo, Flávio e Rodrigues; Nilo, Péricles e Filó (Isaías); Toni, Roberto e Jamil. Técnico: José Pedro de Oliveira Pradera.
Uma semana depois de sua estreia, marcou um gol na goleada de 4 x 0 sobre o Vasco da Gama-DF. O Sobradinho terminou de forma invicta a competição, vencida pelo Tiradentes.
Em seguida, disputou o II Torneio Centro-Oeste, quando o Sobradinho se apresentou muito mal.
No campeonato brasiliense de 1984, Filó disputou 34 jogos e marcou cinco gols, alguns deles decisivos, como os marcados nas vitórias de 1 x 0 sobre o Brasília e o Gama. O Sobradinho ficou com o vice-campeonato (atrás do Brasília), a melhor colocação já obtida pelo clube no campeonato brasiliense.
Filó começou o ano de 1985 disputando pela primeira o Campeonato Brasileiro, mais precisamente a Taça de Prata, competição em que o Sobradinho foi desclassificado pelo Americano, de Campos.
E terminou da forma mais feliz possível, ao colaborar para a conquista do título de campeão brasiliense pela primeira vez em sua história.
No dia 1º de dezembro de 1985, em pleno Serejão, comandou o Sobradinho na vitória sobre o Taguatinga, por 2 x 0, resultado que deu o título ao Sobradinho. Eis os jogadores que disputaram essa última partida: Bocaiúva, Chiquinho, Hani, Rildo e Claudinho (Wellington); Zé Nilo, Filó e Artur; Régis, Toni e Jamil (Michael). Técnico: José Antônio Furtado Leal.
No período de fevereiro a maio de 1986, Filó conquistou o bicampeonato brasiliense pelo Sobradinho. Foram vinte jogos e apenas um gol marcado.

Sobradinho - 1986
Logo depois, Filó tornou-se uma das revelações do Campeonato Brasileiro da Série A de 1986, marcando nove gols, os mais bonitos em cobrança de faltas, sempre em chutes fortes. Muitos elegeram como o mais bonito o que marcou sobre o Vasco da Gama na derrota de 3 x 1, no Mané Garrincha, no dia 23 de outubro de 1986, por coincidência, dia do seu aniversário.
Além desse, marcou na vitória de 2 x 1 sobre o Ceará, 2 x 1 no Sampaio Corrêa, no empate em 1 x 1 com o Coritiba, no Couto Pereira, na derrota para o Operário-MS, por 2 x 1, dois gols na vitória de 3 x 2 sobre o Rio Branco-ES, no empate em 1 x 1 com o Atlético Mineiro e na vitória de 2 x 1 sobre o Nacional, de Manaus.
Disputou poucos jogos pelo campeonato brasiliense de 1987, transferiu-se em março para o futebol sergipano, onde passou um pequeno período, e retornou ao Sobradinho a tempo de disputar mais alguns jogos válidos pelo campeonato brasiliense. No total, apenas nove jogos, com dois gols marcados.

Entre 1987 e 1988, esteve no Atlético Mineiro, onde passou a maior parte do tempo na reserva. Disputou apenas dois jogos como titular, ambos amistosos. O primeiro, no dia 8 de novembro de 1987, um amistoso entre times mistos de Atlético Mineiro e Cruzeiro, e o outro em 23 de janeiro de 1988, contra o CRAC - Clube Recreativo Atlético Caxambuense.
Em 1989, disputou o campeonato brasiliense pelo Tiradentes (nove jogos, sem gol marcado) e o Campeonato Brasileiro da Série B pelo Sobradinho (oito jogos, igualmente sem gols).
Emprestado pelo Atlético Mineiro, Filó disputou o campeonato brasiliense de 1990 pelo Gama. Essa equipe foi a que mais investiu em reforços para a competição (cinco deles vieram do Sobradinho: Claudinho, Chaguinha, Zé Nilo, Michael e Artur, outros três da equipe de juniores do Vasco da Gama: Augusto, Evandro Chaveirinho e Zoca), além de trazer de volta o técnico Orlando Lelé, e não foi muito difícil a conquista do título de campeão do DF nesse ano, com dez pontos a mais que o segundo colocado, o Taguatinga. De um total de 18 jogos, Filó disputou 15 e marcou dois gols.
A estreia de Filó no Gama aconteceu no dia 4 de fevereiro de 1990, no Bezerrão, na vitória de 2 x 0 sobre o Planaltina. O Gama jogou com Nasser, Chaguinha, Zinha, Toinzé e Claudinho; Zé Nilo, Vicente e Filó; Artur, Augusto (Zoca) e Evandro Chaveirinho (Amarildo). Técnico: Orlando Pereira "Lelé".
No dia 13 de maio de 1990, Filó marcou o gol da vitória de 2 x 1 sobre o Botafogo, do Rio de Janeiro, em amistoso realizado no Bezerrão.
Depois do campeonato brasiliense aconteceu o Torneio Seletivo, que indicaria o representante do Distrito Federal no Campeonato Brasileiro da Série C de 1990.
Na final, disputada no dia 7 de setembro de 1980, o Gama venceu o Tiradentes por 3 x 0, ficou com o troféu de campeão e com a vaga para o Brasileiro. Filó marcou um dos gols da vitória de 2 x 0 sobre o Taguatinga.
No Campeonato Brasileiro da Série C de 1990, o Gama até foi bem na Primeira Fase, conseguindo uma das vagas para a Segunda. Nesta fase, no sistema “mata-mata”, foi desclassificado pelo Atlético Goianiense.
Nos anos de 1991 e 1992, Filó voltou a defender o Sobradinho. No campeonato brasiliense de 1991, disputou 23 jogos e marcou 3 gols. No de 1992, Filó quase repetiu o desempenho: 27 jogos e cinco gols. O Sobradinho não foi nada bem nas duas competições, ficando na sexta colocação em ambos.
Suas últimas participações no campeonato brasiliense foram:

 

ANO

CLUBE

JOGOS

GOLS

1993

BRASÍLIA

26

4

1994

SOBRADINHO

10

2

1995

PLANALTINA

8

1

1996

TAGUATINGA

5

3


O último jogo de Filó pelo Campeonato Brasiliense foi em 25 de maio de 1996, na Metropolitana, no empate em 0 x 0 com o Comercial. A equipe do Taguatinga formou com Val, Leandro, Junior, Railson e Claudinho; Gerson, Rogério (Didi) e Filó; Ailton (Bira), Amarildo (Willami) e Leonardo. Técnico: Michael José Bastos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário