domingo, 1 de março de 2015

O QUE ACONTECEU HÁ 50 ANOS (01 a 31.03.1965)


07.03.1965

Em amistoso realizado no Estádio Vasco Viana de Andrade, o Grêmio venceu o 1º de Maio por 3 x 0. Os gols foram marcados nesta ordem: Nobre, 2; Bugue, 13 e Paulinho, 29. O Grêmio formou com Law, Milton, Arlindo, Walter e Chagas; Edson Galdino e Fino; Nobre, Bugue, Paulinho e Hélio. O 1º de Maio foi derrotado com Tarzan, Miranda, Firmo, Neto e Airton; China e Cascorel; Goiano, Índio, Baiano e Antônio.
Nota:
O jogo foi interrompido aos 25 minutos do 2º tempo, quando o jogador Índio agrediu o árbitro da partida, tumultuando assim o andamento do espetáculo.

15.03.1965

Ocorreu a reunião do Rabello em que foi decidida a dispensa dos atletas Bimba e Raimundinho, permitindo os dois treinar ou jogar em qualquer outro clube em caráter de experiência.

18.03.1965

Aconteceu a Assembleia Geral de Clubes que, dentre outros assuntos, definiria os clubes que disputariam o campeonato brasiliense de profissionais e efetuaria a convocação do selecionado para comemoração do aniversário de Brasília no dia 21 de abril.

19.03.1965

Arnaldo Reinert, Aliatar Pinto de Andrade, Theodorico Barbosa Fernandes, Luiz Fernando Muniz e Joventino Antônio de Oliveira foram designados pelo Presidente da Federação Desportiva de Brasília, Wilson Antônio de Andrade, para comporem a comissão encarregada de elaborar regulamentação do estatuto da FDB.

21.03.1965

Todos esperavam um jogo equilibrado na final do torneio de clubes profissionais de 1964, devido à força das equipes do Rabello e do Defelê, mas o que se viu no dia 21 de março de 1965, no Estádio Paulo Linhares, foi um verdadeiro passeio do Rabello para cima do Defelê. O alvinegro venceu por 4 x 1.
O primeiro gol foi marcado muito cedo, aos 5 minutos de jogo, por Beto Pretti, recebendo ótimo passe de Sabará. No final do 1º tempo, Clarindo recebeu na entrada da área e decretou o 2 x 0 a favor do Rabello.
Logo no começo do 2º tempo, aos 6 minutos, Clarindo aumentou o placar para 3 x 0. Aos 18 minutos, Walter diminuiu para o Defelê.
Dois minutos depois, Djalma marcou o quarto gol do Rabello, com tiro violento e cruzado, após receber de Ayres. Esse gol serviu para esfriar uma possível reação do Defelê.
A renda foi de CR$ 275.000,00 e trabalhou como árbitro Carlos Ferreira do Amaral. As equipes formaram assim:
RABELLO: Gaguinho, Délio, Gegê, Aderbal e Ivan; Zé Maria e Beto Pretti; Sabará, Djalma, Clarindo e Ayres. 
DEFELÊ: Zé Walter, Matarazzo, Parola, Bosco e Wilson; Alaor Capella e Walter; Fernandinho, Bawani, Otávio e Arnaldo.

No mesmo dia aconteceu um amistoso no Estádio Francisco das Chagas Rocha, em Luziânia, entre Luziânia e Anapolina. O Luziânia venceu por 4 x 2. O árbitro foi Djalma Neves. 
Marcaram os gols Nilo, aos 8 minutos; Bubu, 21; Amadeu, 37; Invasão, 42, 58 e 60. Formou o Luziânia com Walmir Gato, Paquetá (William), Elizeu, Segóvia e Walter; Elefante e Mazinho; Bubu, Invasão, Carlos Zampietro e Rebojo.
Obs.: o jogo foi interrompido aos 20 minutos do 2º tempo, quando houve invasão de campo e outros acontecimentos lamentáveis em face da expulsão do jogador Nilo, da Anapolina, que ofendeu o árbitro com palavrões, o que veio provocar a suspensão com a entrada em campo dos dirigentes da Anapolina, ordenando a retirada dos seus jogadores.

Em outro amistoso realizado também neste dia, o Brasília F. C., campeão de Taguatinga, derrotou a Associação Atlética Cultural Mariana, campeã do Gama, por 3 x 2.

25.03.1965

A Associação Atlética Guanabara designou para o cargo de Diretor de Esportes Edilio Barberes, em face da renúncia de Adroaldo Lopes da Fonseca.

28.03.1965

Uma semana depois de se tornar campeão do torneio de clubes profissionais de Brasília, o Rabello foi até a cidade de Luziânia para disputar um jogo amistoso contra o Luziânia Esporte Clube, no Estádio Francisco das Chagas Rocha.
Chegou a estar perdendo por 2 x 0, quando Invasão e Rebojo marcaram os gols do Luziânia, aos 8 e 27 minutos, respectivamente.
Ainda no 1º tempo, Djalma diminuiu, cobrando um pênalti cometido por Paquetá.
O empate só veio aos 40 minutos do 2º tempo, quando novamente Djalma marcou, de cabeça.
As equipes formaram assim: 
Luziânia – Walmir Gato, Segóvia, Elizeu, Paquetá e Walter; Elefante e Mazinho; Bubu, Invasão, Carlos Zampietro (Daniel) e Rebojo. Técnico: Raimundo Laranjeiras.
Rabello - Gaguinho, Délio, Gegê, Aderbal e Leocádio; Zé Maria e Beto Pretti; Sabará (Elmano), Djalma, Clarindo e Manoel.
O árbitro do jogo foi Carlos Ferreira do Amaral, que expulsou de campo Paquetá, do Luziânia, e Zé Maria, do Rabello. A renda foi de Cr$ 300.000,00.

31.03.1965

Foi ministrado pelo Professor Odilon Barbosa, da Escola de Educação Física de Minas Gerais e Assistente da Cadeira de Desportos Terrestres Coletivos do Estado de Minas Gerais o “Curso de Arbitragem de Futebol de Campo”, na sede da Federação Desportiva de Brasília. O curso foi destinado aos árbitros da Federação e atletas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário