sábado, 4 de março de 2023

OS TÉCNICOS DO FUTEBOL BRASILIENSE: Everton Goiano




Everton Antunes Benevides, o Everton Goiano, nasceu em Goiânia (GO), no dia 4 de março de 1965.
Antes de se tornar treinador, Everton jogou por diversos clubes do Brasil e das Américas.
No Brasil, atuou por clubes de Goiás (Anápolis, Anapolina, CRAC, Cristalina, Goianésia e Vila Nova), de Minas Gerais (Tupi) e de São Paulo (Corinthians, de Presidente Prudente, Fernandópolis, Mirassol, Novo Horizonte e Rio Branco, de Ibitinga).
No Distrito Federal, teve passagens pelo Gama em 1995 e pelo Brazlândia nos anos de 1996 e 1997.
Além disso, jogou no exterior: no Defensor, do Uruguai, no Union Deportivo de Lara e Estudiantes de Mérida, da Venezuela, no Club Coban Imperial, da Guatemala, e no Marte, do México.
Depois de treinar o Santa Inês, do Maranhão, em 2000, Everton Goiano passou a trabalhar no Comercial, de Campo Grande (MS). Dirigiu este time na Copa Centro-Oeste de 2002, competição que envolveu oito equipes do DF, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Tocantins.
Logo depois do encerramento dessa competição, teve a primeira experiência como treinador no futebol brasiliense. A Sociedade Esportiva Brazlândia foi o primeiro time do DF a ser treinado por Everton Goiano. Assumiu o Brazlândia na sexta rodada, no dia 17 de março (derrota para o Luziânia por 1 x 0), e saiu do último lugar para conseguir a classificação na última rodada, na quarta posição, a última vaga do hexagonal. Foram dez jogos sem perder, com cinco vitórias e cinco empates.
Mesmo enfrentando problemas com salários atrasados e até falta de remédios, Everton Goiano levou o Sobradinho ao título de campeão da Segunda Divisão do DF em 2003 (ao vencer o Paranoá por 1 x 0 no dia 2 de novembro) e a consequente garantia de vaga na Primeira Divisão no ano seguinte.
Foi para o Gama em 2004, onde estreou no dia 25 de janeiro. Levou o clube alvi-verde ao 3º lugar no campeonato brasiliense e também comandou a equipe na Copa do Brasil, competição em que o Gama realizou uma campanha histórica, chegando às oitavas-de-final pela primeira vez em dez participações, ao conseguir vitória inédita sobre o Botafogo, por 3 x 2, de virada, em pleno estádio Maracanã (o jogo de volta, no Bezerrão, aconteceu empate de 4 x 4). No dia 7 de maio de 2004, pediu demissão.
Retornou ao futebol do DF fazendo sua estreia no dia 16 de janeiro de 2005, como técnico do Luziânia no Campeonato Brasiliense desse ano. Entre 12 participantes, o Luziânia ficou com a sexta colocação. Transferiu-se para o Juventude, de Primavera do Leste (MT), onde chegou na repescagem e conseguiu classificar o time para a Terceira Fase do campeonato, quando foi eliminado pelo União, de Rondonópolis.
De volta ao futebol do DF em 2006, realizou um ótimo trabalho no campeonato brasiliense desse ano, ao levar o Luziânia ao terceiro lugar na competição, garantindo a participação inédita do clube na Série C do Campeonato Brasileiro. Passou a dirigir o Ceilândia no Campeonato Brasileiro da Série C. Depois da terceira derrota em três jogos disputados, pediu demissão em 24 de julho de 2006.
Ainda no ano de 2006 foi treinador do Mineiros (quando pegou o time em último lugar e o livrou do rebaixamento) e Anapolina, ambos de Goiás. Este último chegou às oitavas de final do Campeonato Brasileiro da Série C.
Em julho de 2007 passou a ser o treinador do Esportivo Guará no Campeonato Brasileiro da Série C. Após essa competição, a partir de 13 de outubro de 2007 dirigiu o time do Capital no Campeonato Brasiliense da Segunda Divisão. Ainda em 2007 Everton Goiano foi treinador do Rio Branco, do Acre, Ananindeua, do Pará, Goianésia, na Segunda Divisão de Goiás, e do Serrano, de Pernambuco.
Em meados de dezembro de 2007, foi contratado para ser técnico do Ceilândia no Brasiliense da Primeira Divisão de 2008. Demitido do Ceilândia depois da terceira rodada, Everton Goiano assumiu o Esportivo, do Guará no dia 18 de fevereiro de 2008, como quinto técnico do clube na temporada. Em fato digno de registro no Livro dos Recordes, ficou menos de 48 horas no cargo. Sua saída aconteceu depois do pedido de demissão do gerente Edvan Aires, que tinha acertado sua vinda para o clube. De imediato passou a trabalhar no Mineiros, de Goiás. Foi sua última participação em clubes do DF. Depois disso continuou treinando muitos clubes:
em 2009, Vila Aurora, do Mato Grosso; em 2010, Mineiros, de Goiás e União, de Rondonópolis, do Mato Grosso (onde ajudou o clube a conseguir uma grande façanha ao conquistar o título mato-grossense após 36 anos na fila); no Rio Branco, do Acre, colocou o clube na quinta colocação do Campeonato Brasileiro da Série C.
Em 2011, conquistou mais um título de campeão, ao levar o Rio Branco ao primeiro lugar no campeonato acreano daquele ano.
Em janeiro de 2012, foi o técnico do Gurupi Esporte Clube, campeão de Tocantins desse ano. Foi para o Mixto, de Cuiabá (MT) e deixou o clube após sua eliminação nas quartas-de-final da Série D do Campeonato Brasileiro. Em novembro de 2012 foi apresentado como técnico do Sampaio Corrêa; deixou o clube em maio de 2013, com uma campanha de 24 jogos, com 14 vitórias, sete empates e apenas três derrotas, todas elas acompanhadas de eliminações: nos dois turnos do campeonato maranhense e na Copa do Brasil.
Ainda em 2013 foi o técnico do Rio Branco na Série C do Campeonato Brasileiro e voltou a treinar o Goianésia, de Goiás.
Em 2014, Everton Goiano treinou o Águia de Marabá, do Pará, e, em outubro de 2014 foi anunciado como novo treinador do Esporte Clube Primeiro Passo, de Vitória da Conquista (BA) para comandar a equipe na Copa Governador do Estado de 2014. Tornou-se campeão dessa competição e garantiu vaga do clube no Campeonato Brasileiro da Série C de 2015.
De lá para cá, dirigiu os seguintes clubes:
2015 - Treze, de Campina Grande (PB)
2016 - Brasiliense – DF e São Raimundo – PA
2017 - Iporá, Anapolina e Paraupebas, todos de Goiás
2018 - Aparecidense e Goianésia, também de Goiás
2019 - Vitória da Conquista-BA, São Raimundo-PA e Rio Verde-GO
2020 - Real Ariquemes-RO, Potiguar-RN, Atlético-AC e União Rondonópolis-MT
2021 - Iporá e ABD, de Goiás
2022 – Iporá-GO.
Atualmente é técnico do Mixto, de Cuiabá-MT.
Everton Goiano é considerado um treinador de grande conhecimento técnico, disciplinador e se preocupa, principalmente, em dar postura tática a sua equipe.
Tem diploma de Técnico de Futebol concedido pela Associação Brasileira de Treinador de Futebol - ABTF e pelo Sindicato dos Treinadores de São Paulo, além de ter participado do primeiro Encontro Técnico de Futebol promovido pela Federação Mexicana de Futebol.













Nenhum comentário:

Postar um comentário