sexta-feira, 29 de abril de 2016

CEILÂNDIA E LUZIÂNIA FAZEM FINAL DO CAMPEONATO BRASILIENSE DE 2016




Depois de duas semifinais muito equilibradas e que só foram decididas nas cobranças de pênaltis, Ceilândia e Luziânia se qualificaram para a grande final que apontará o campeão brasiliense de 2016. Os jogos acontecerão neste sábado, 30 de abril, e no outro, 7 de maio.
Ceilândia e Brasiliense duelaram em uma das semifinais. Os dois jogos foram realizados no estádio Abadião, em Ceilândia. O Ceilândia venceu o primeiro jogo por 1 x 0. No segundo, vitória do Brasiliense, por 2 x 1. Foi a primeira derrota do Ceilândia no campeonato de 2016. A combinação desses resultados obrigou os clubes a decidirem a vaga na final em cobrança de pênaltis, quando o Ceilândia foi mais feliz e venceu por 4 x 2.
Na outra semifinal, entre Luziânia e Gama, a luta pela vaga na final também foi definida após cobrança de pênaltis, depois de empates pelo placar de 1 x 1, o primeiro no Serra do Lago, em Luziânia, e o segundo no Bezerrão, no Gama. O Luziânia levou a melhor, por 5 x 4.

HISTÓRICO DOS CONFRONTOS

O equilíbrio deverá marcar os dois jogos decisivos que disputarão Ceilândia e Luziânia. Pelo menos é que os números demonstram, senão, vejamos.
Para os torcedores terem uma ideia desse equilíbrio, vamos supor que o Luziânia vença o primeiro jogo por 1 x 0. Esse simples placar deixaria igual todos os números do confronto: chegaríamos ao 30º jogo entre eles, com 10 vitórias do Ceilândia, 10 vitórias do Luziânia e 10 empates. O hipotético placar de 1 x 0 também empataria o número de gols marcados por ambas as equipes: 34.
Antes da bola rolar no Serra do Lago, os números estão assim: 

TOTAL DE JOGOS
29
VITÓRIAS DO CEILÂNDIA
10
VITÓRIAS DO LUZIÂNIA
9
EMPATES
10
GOLS A FAVOR DO CEILÂNDIA
34
GOLS A FAVOR DO LUZIÂNIA
33

Outro demonstrativo de equilíbrio nos jogos entre Ceilândia e Luziânia é a diferença de gols nos 29 jogos entre eles: as diferenças nos placares nunca foram superiores a dois gols. O placar mais dilatado foi registrado em 10 de março de 2004, quando o Luziânia venceu por 4 x 2. O maior placar a favor do Ceilândia foi o de 3 x 1, no dia 21 de abril de 2002.
Nos dez empates entre Ceilândia e Luziânia, quatro deles tiveram o placar de 0 x 0; o empate de 1 x 1 foi anotado em três ocasiões, o de 2 x 2 em duas e o de 3 x 3 em uma.
As dez vitórias do Ceilândia foram obtidas com esses resultados: 1 x 0 (cinco vezes), 2 x 0 (duas), 2 x 1 (duas) e 3 x 1 (uma).
Já as vitórias do Luziânia, nove no total, aconteceram após esses resultados: 1 x 0 (dois), 2 x 0 (um), 2 x 1 (três), 3 x 1 (um), 3 x 2 (um) e 4 x 2 (um).
Ou seja: está pintando uma nova decisão nos pênaltis!

Após 15 jogos disputados, o Luziânia continua invicto no campeonato. O Ceilândia levou 14 jogos sem perder, só foi derrotado em seu último jogo contra o Brasiliense.
O Luziânia tem o melhor ataque do campeonato, com 23 gols marcados nos 15 jogos (média de 1,5 por jogo). Já o Ceilândia tem a melhor defesa (junto com o Gama), tendo sofrido 7 gols até o momento (média inferior a de 0,5/jogo).

A PRIMEIRA E A ÚLTIMA VEZ

A primeira vez que se enfrentaram foi em 12 de maio de 1996, no Serra do Lago, em Luziânia. Vitória do time da casa, por 2 x 0, gols de Baiano e Evilásio. A última foi em 26 de março de 2016, no Abadião, quando ocorreu empate em 2 x 2.

ESCRITA

No duelo Ceilândia x Luziânia temos registrada uma escrita que já perdura por 14 anos: desde 2002 que o Ceilândia não vence o Luziânia jogando no Abadião. A última vitória foi em 21 de abril de 2002: 3 x 1. De lá para cá, foram mais 10 encontros no Abadião, com 3 vitórias do Luziânia e 7 empates.
Por outro lado, nas dez vitórias alcançadas pelo Ceilândia sobre o Luziânia, sete foram conquistadas no Serra do Lago, em Luziânia.
Ou seja, não será o mando de campo que influenciará na decisão do campeonato.
Ainda falando em estádios, além de Abadião e Serra do Lago, Ceilândia e Luziânia já se enfrentaram em outros dois estádios: Bezerrão e Serejão, um jogo em cada um. Em seus campos, foram 15 jogos no Serra do Lago e 12 no Abadião.

CEILÂNDIA E LUZIÂNIA JÁ DECIDIRAM UM CAMPEONATO

Ceilândia e Luziânia já fizeram a decisão de um campeonato brasiliense. Foi em 2012 e o Ceilândia levou a melhor, conquistando o seu segundo título de campeão (o primeiro foi em 2010).
As fichas técnicas desses dois jogos foram as seguintes:

LUZIÂNIA 0 x 1 CEILÂNDIA
Data: 13 de maio de 2012
Local: Serra do Lago, Luziânia (GO)
Árbitro: Nivaldo Nunes (DF)
Renda: R$ 10.940,00
Público: 1.094 pagantes
Gol: Dimba, 8
LUZIÂNIA: Edimar, Thompson, Perivaldo, Galego e Rafael (Thiago Silva); Zé Ricarte, Fagner (Esquerdinha), Bobby (Rodrigo) e Kabrine; Nélisson e Chefe. Técnico: João Carlos Cavalo.
CEILÂNDIA: Darci, Alcione, André Oliveira, Badhuga e Diego Marangon; Liel, Didão, Luiz Fernando (Gustavo) e Breno; Dimba (Daniel) e Cassius (Thiago Eciene). Técnico: Adelson de Almeida.

CEILÂNDIA 0 x 1 LUZIÂNIA
Data: 19 de maio de 2012
Local: Abadião, Ceilândia (DF)
Árbitro: Almir Camargo (DF)
Renda: R$ 9.700,00
Público: 970 pagantes
Gol: Chefe, 43
CEILÂNDIA: Darci, Panda, Badhuga e Liel; Alcione, André Oliveira, Didão, Allann Dellon e Breno; Dimba (Luiz Fernando) e Cassius. Técnico: Adelson de Almeida.
LUZIÂNIA: Edimar, Thompson, Perivaldo, Galego e Niedson; Zé Ricarte (Alan), Rodrigo (Bobby), Kabrine e Thiago Silva (Pedro Henrique); Nélisson e Chefe. Técnico: João Carlos Cavalo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário