quarta-feira, 20 de abril de 2016

O FUTEBOL DO DF NA COPA DO BRASIL - 2ª parte - OS CONFRONTOS




Já contabilizando o jogo de ontem (Brasília 0 x 2 Bragantino), nas 28 edições da Copa do Brasil, os clubes do DF disputaram um total de 126 jogos. Foram 36 vitórias, 32 empates e 58 derrotas. Marcaram 140 gols e sofreram 208, tendo, portanto, um déficit de 68 gols.

INCÔMODA SEQUÊNCIA
No jogo contra o Bragantino, o Brasília não conseguiu quebrar uma incômoda sequência: no ano de 2015, nos três confrontos disputados pelos clubes do DF, eles não conseguiram marcar um gol sequer: o Luziânia foi goleado pelo América-MG (3 x 0) e o Brasília perdeu as duas partidas para o Náutico (1 x 0 e 2 x 0).
Com a derrota de ontem, agora são quatro jogos sem marcar um gol.
O último gol marcado por uma equipe do DF na Copa do Brasil foi justamente do Brasília, em 1º de maio de 2014, na derrota de 3 x 1 diante do Sport Recife (gol de Kaká).

ADVERSÁRIOS POR ESTADO
Até 2015, os clubes do DF já haviam enfrentado 45 times dos outros Estados. O Estado que mais teve times enfrentando os clubes do DF foi São Paulo, com seis. Este número passou a ser de sete, após o confronto Brasília x Bragantino.
Eis os totais de clubes, por estado, que jogaram contra os clubes do DF:


AL
1
AM
2
AP
1
BA
2
CE
2
ES
1
GO
2
MG
4
MT
1
PA
2
PE
2
PR
2
RJ
5
RR
1
RS
4
SC
3
SE
1
SP
7
TO
3


Por outro lado, os clubes do DF nunca tiveram como adversários times do Acre, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte e Rondônia. Essa lista será diminuída após o confronto do Gama com o América, de Natal (RN).

Nunca houve o cruzamento de dois clubes do DF em toda a história da Copa do Brasil.

CLUBES QUE NUNCA PERDERAM PARA OS CLUBES DO DF:
Nacional (AM), Ceará (CE), Goiás (GO), América (MG), Sport Recife (PE), Coritiba (PR), Flamengo (RJ), Caxias e Internacional (RS), Criciúma e Figueirense (SC) e Bragantino, Palmeiras, Ponte Preta, Santos e São Paulo (SP).

O maior tabu de um time de outro Estado contra os clubes brasilienses é do Sport Recife. Foram oito confrontos e oito derrotas dos times do DF.

Tomando por base a Primeira Divisão deste ano, os únicos grandes clubes do futebol brasileiro que nunca enfrentaram os times do DF na Copa do Brasil foram o Atlético Paranaense, de Curitiba (PR) e o Grêmio, de Porto Alegre (RS).

Nenhum comentário:

Postar um comentário