quinta-feira, 21 de abril de 2016

O FUTEBOL DO DF NA COPA DO BRASIL - 3ª parte - MAIORES & MELHORES






MAIORES GOLEADAS
O maior placar já registrado por um time do DF na Copa do Brasil foi o de 4 x 1. Ele aconteceu em duas oportunidades, ambas a favor do Brasiliense.
No dia 3 de abril de 2002, o Brasiliense superou o Confiança, de Aracaju (SE), jogando no estádio Serejão, em Taguatinga.
O outro placar foi obtido fora de casa. No dia 21 de fevereiro de 2007, atuando no estádio Zeca Costa, em Barra do Garças (MT), o Brasiliense goleou o time da casa.
Por outro lado, a maior goleada imposta a um time do DF foi registrada em 1997. No dia 18 de fevereiro, no Mané Garrincha, mesmo contando com a presença do grande zagueiro Lúcio (ainda com o nome de Lucimar), o Guará foi atropelado pelo Internacional, de Porto Alegre: 7 x 0.

A MELHOR PARTICIPAÇÃO
A melhor participação de um clube do DF na Copa do Brasil aconteceu em 2002, quando o Brasiliense chegou ao vice-campeonato.
Foi a primeira vez em que o DF teve três representantes na Copa do Brasil: Bandeirante, Brasiliense e Gama.
O Bandeirante foi logo eliminado pelo Cruzeiro (MG) e o Gama disputou só dois jogos contra o Criciúma (SC), para também deixar a competição.
Já o Brasiliense começou mal a disputa, sendo derrotado fora por 2 x 1 pelo Vasco da Gama, do Acre, e conseguindo uma vitória magra de 1 x 0 no jogo de volta, mas o suficiente do Brasiliense para passar para a Segunda Fase, pelo segundo critério de desempate (gols fora de casa).
As atuações do Brasiliense começaram a melhorar a partir da Segunda Fase, quando enfrentou o Náutico, de Recife (PE) e o derrotou nas duas ocasiões, fazendo história em sua primeira participação na Copa do Brasil: em 14 edições, tornou-se o primeiro time do DF a conseguir avançar para a terceira fase da competição.
O próximo adversário foi o Confiança, de Aracaju (SE). Um empate fora e uma goleada dentro de casa, classificou o Brasiliense para as quartas-de-final da competição, onde enfrentaria o poderoso Fluminense, do Rio de Janeiro.
Duas vitórias pelo placar de 1 x 0 colocaram o Brasiliense nas semifinais.
No primeiro confronto com o Atlético Mineiro, o Brasiliense obteve maiúsculo e inesperado resultado ao golear o Atlético Mineiro, em pleno Mineirão, por 3 x 0, e deixar praticamente acertada sua classificação para a final do campeonato. Essa foi confirmada com nova vitória no Serejão: 2 x 1.
Depois da grande vitória obtida no Mineirão, o Brasiliense voltou a derrotar o Atlético Mineiro, desta vez no Serejão, por 2 x 1. 
A classificação tornou o Brasiliense a primeira equipe do Distrito Federal e da terceira divisão do Campeonato Brasileiro a chegar à decisão de uma competição de elite.
O Brasiliense fez o que pode, se esforçou muito, mas acabou derrotado pelo poderoso e favorito Corinthians. Na primeira partida da final, no Morumbi, o destaque negativo foi a arbitragem de Carlos Simon, que teve participação decisiva no resultado de 2 x 1 a favor do Corinthians.
Ainda assim, o resultado em São Paulo não foi de todo ruim. Uma vitória de 1 x 0 no jogo de volta, no Serejão, daria o título de campeão ao clube brasiliense. O Brasiliense chegou a fazer 1 x 0, mas permitiu o gol de empate do Corinthians, que assim chegou ao seu segundo título de campeão da Copa do Brasil.

OUTRAS PARTICIPAÇÕES
Outra boa participação do Brasiliense foi em 2007, quando fez uma bela campanha, ficando, no final, com o quarto lugar na classificação geral, com direito a deixar pelo caminho adversários do porte de Juventude e Cruzeiro e ser eliminado nas semifinais pelo Fluminense, campeão da Copa do Brasil daquele ano.
Nas demais 44 vezes que os clubes de Brasília participaram da Copa do Brasil aconteceram as seguintes eliminações:


Após um jogo
13 vezes
Após dois jogos
17 vezes
Após três jogos
2 vezes
Após quatro jogos
9 vezes
Após cinco jogos
2 vezes
Após seis jogos (*)
1 vez


(*) a melhor participação do Gama, em 2004, eliminando o Botafogo em pleno Maracanã (3 x 2), depois de um inusitado 4 x 4 no Bezerrão.

JOGADORES COM MAIOR NÚMERO DE PARTIDAS NA COPA DO BRASIL

C
JOGADOR
JOGOS
REGISTROS
Rodriguinho
35
Sendo: 18 no Gama, 14 no Brasiliense e 3 no Ceilândia
Deda
27
15 no Brasiliense e 12 no Gama
Coquinho
24
Todos no Brasiliense
Wellington Dias
22
Todos no Brasiliense
Patrick
20
17 no Brasiliense, 2 no CFZ e 1 no Sobradinho
Dimba
19
12 no Brasiliense, 4 no Gama e 3 no Ceilândia
Adrianinho
18
Todos no Brasiliense

Padovani
18
Todos no Brasiliense

Guto
18
Todos no Brasiliense
Donizeti
17
15 no Brasiliense e 2 no Sobradinho
Abimael
16
7 no Gama, 4 no Brasiliense, 4 no Ceilândia e 1 no Brasília

Iranildo
16
Todos no Brasiliense
10º
Ailson
15
14 no Brasiliense e 1 no Ceilândia

Jairo
15
10 no Brasiliense, 4 no Gama e 1 no Guará


OS TÉCNICOS

Os técnicos que mais comandaram os clubes do DF na Copa do Brasil foram:

TÉCNICOS
JOGOS
REGISTROS
Roberto Fernandes
11
Todos no Brasiliense
Reinaldo Gueldini
10
Sendo 8 no Brasiliense e 2 no CFZ
Mauro Fernandes
8
4 no Brasiliense e 4 no Ceilândia
Everton Goiano
6
Todos no Gama
Édson Porto
6
5 no Brasiliense e 1 no Gama
Péricles Chamusca
6
Todos no Brasiliense
Lula Pereira
5
Todos no Brasiliense
Gerson Andreotti
5
Todos no Brasiliense
Mozair Barbosa
5
Todos no Taguatinga
Dadá Maravilha
4
Todos no Tiradentes



Registramos, ainda, que 42 técnicos já dirigiram os times do DF na Copa do Brasil.


Nenhum comentário:

Postar um comentário