domingo, 17 de abril de 2016

GRANDES RESULTADOS DO FUTEBOL BRASILIENSE: Goleada do Guará sobre o Goiás - 1960


Está certo que o futebol de Goiás era amador e ainda não tinha a força que tem hoje!
Mas, também é certo que o futebol em Brasília (também amador) apenas engatinhava no ano da inauguração da nova Capital Federal.
Independente das dificuldades de ambos na época em que esse amistoso foi realizado, ele pode ser considerado um dos grandes resultados alcançados pelo futebol brasiliense.
No dia 12 de junho de 1960, no campo do Guará, aconteceu uma grande vitória do futebol brasiliense, com a goleada aplicada pelo Guará sobre o Goiás, pelo marcador de 6 x 0.
O Goiás chegou a Brasília ostentando o título de campeão do Torneio Início de 1960.
Já nos 45 minutos iniciais, o Guará impôs-se pelo placar de 3 x 0, gols consignados por Íris, Fernandinho e Íris (nessa ordem).
Neste período inicial, foram perdidas várias outras oportunidades de ser aumentada a contagem, principalmente através de Íris.
O Goiás, muito embora tenha iniciado a partida com um bom entrosamento, dando a impressão de que iria oferecer resistência, assim não procedeu posteriormente, passando a sobressair o melhor padrão de jogo dos locais.
Com algumas modificações, as equipes iniciaram o 2º tempo. Diferentemente do que ocorreu no primeiro tempo, o Goiás conseguiu algum perigo a meta bem guarnecida de Redola, que praticou defesas seguras.
Passada essa pequena pressão da equipe do Goiás, o Guará aumentou o marcador, depois de grande jogada individual de Íris, que passou por boa parte da retaguarda goiana, driblando, inclusive o goleiro Valdir.
Quinze minutos depois, um tiro certeiro de Fernandinho resultou no tento de número cinco do Guará.
Aos 36 minutos do 2º tempo, Maia cobrou uma falta no estilo “folha seca” e assinalou o sexto gol do Guará, dando números finais ao marcador.
O Guará formou com Redola, Tostão (Humberto) e Clemente (Jorge); Pedrinho, Múcio e Severo; Carlinhos, Fernandinho, Íris, Eluff e Maia.
Goiás: Valdir, Pedro Peres e Dias; José Alair, Lazinho e Begão; Tao, Elzevir, Laércio, Caixeta (Murilo) e Manezinho.
O árbitro foi Horácio Rocha, ex-árbitro da Liga Araguarina de Futebol.
A renda da partida não foi fornecida, calculando-se que tenha alcançado a casa dos 20 mil cruzeiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário