sábado, 10 de setembro de 2016

GRANDES RESULTADOS DO FUTEBOL BRASILIENSE: CEUB 2 x 1 Corinthians - Campeonato Brasileiro de 1973



A Folha de S. Paulo afirmava em sua edição do dia 31.10.1973: “Mesmo desfalcado de Rivelino, que foi integrar a Seleção da América do Sul, contra a Seleção da Europa, em Barcelona, o Corinthians é o favorito do jogo desta noite, contra o CEUB, em Brasília”.
Isso porque a campanha do Corinthians no Campeonato Brasileiro, depois de um mau começo, cresceu e era excelente. Não perdia há dez jogos e ocupava o terceiro lugar da tabela, com 24 pontos ganhos, tornando-se sério candidato ao título desse ano.

Emerson, Rogério e Paulo Lumumba
Apesar de reconhecer que o CEUB surpreendeu alguns dos chamados “grandes” clubes, uma boa parte da imprensa achou que desta vez isso seria difícil, principalmente porque o Corinthians vinha atravessando uma excelente fase, enquanto o CEUB não vencia há cinco rodadas (cinco derrotas seguidas, todas no Pelezão). O ataque havia marcado apenas dois gols nesses cinco jogos. Tudo isso, inclusive, provocou a demissão do técnico João Avelino.
Pelo lado do Corinthins, uma grande maioria achava que a entrada de Nelson Lopes no lugar de Rivelino não deveria enfraquecer a equipe a ponto de comprometer uma vitória que parecia tranquila.
Sem que ninguém esperasse, o CEUB conseguiu a sonhada reabilitação logo em cima do Corinthians, derrotando-o com todos os méritos.
O Ceub se armou na defesa, com Jadir fixo à frente de seus zagueiros, e passou a jogar utilizando os contra-ataques rápidos.
Xisté
Num desses, em bobeira da defesa corintiana, Juraci marcou o primeiro gol do Ceub, aos 34 minutos do 1º tempo.
No segundo tempo, Yustrich mexeu no time, tirando Zé Roberto e colocando Ademir. Aos 26 minutos, Roberto empatou. Todo mundo no estádio achava que a zebra estava sendo espantada! Agora o Corinthians iria reagir para ganhar o jogo. 
Doce ilusão de quem pensou assim. Treze minutos depois, numa jogada que nasceu de Péricles, Juraci marcou o segundo gol. Aí então deu desespero no Corinthians, que não conseguiu mais encontrar força nos minutos restantes para pelo menos empatar o jogo.

CEUB 2 x 1 CORINTHIANS
Data: 31/10/1973
Local: Pelezão, Brasília (DF)
Árbitro: Agomar Martins (RS)
Renda: Cr$ 77.467,00
Público: 8.049 pagantes
Gols: Juraci, 34; Roberto, 71 e Juraci, 84
CEUB: Rogério, Cláudio Oliveira, Paulo Lumumba, Emerson e Rildo; Jadir, Alencar e Xisté; Gilberto (Fernandinho), Juraci e Péricles. Técnico: Cláudio Garcia.
CORINTHIANS: Ado, Zé Maria, Laércio, Vágner e Wladimir; Zé Roberto (Ademir) e Adãozinho; Paulo Borges, Roberto, Vaguinho e Nelson Lopes. Técnico: Yustrich.


Nenhum comentário:

Postar um comentário