sexta-feira, 25 de maio de 2018

TÚNEL DO TEMPO: 25 de maio de 1967 - O Santos goleia a Seleção do DF


Com a finalidade de arrecadar fundos para dar continuidade às obras de acabamento do Estádio Nacional de Brasília (posteriormente, Pelezão), a Federação Desportiva de Brasília convidou o Santos para um amistoso no dia 25 de maio de 1967. Foi uma grande festa em Brasília, com o estádio lotado.
Antes, a FDB havia convocado os seguintes jogadores para fazerem parte dos treinamentos:
Do Rabello: Zé Walter, Aderbal, Luiz, Mello, Didi, Zé Maria, Sérgio, J. Alves, Tião, Sabará, Roberto, Edinho, Carlinhos e Cid;
Flamengo: Beto Pretti e Miranda;
Cruzeiro: Waldemar, Grover, Paulada, Juca, Elinho e Buzuca;
Pederneiras: Pepe, Juarez e J. Pereira;
Colombo: Sir Peres, Juci e Crispim;
Defelê: Tonho, Wilson, Farneze, Quincas, Invasão e Djalma; e
Guará: Alcides, Axel, Arnaldo, Otávio, Walmir e Heitor.
O técnico foi Samuel Lopes e os massagistas Marreta e Padre Neco.

Tecnicamente o encontro agradou aos torcedores, uma vez que a representação santista, sem precisar empenhar-se a fundo, conseguiu com certa facilidade golear o conjunto brasiliense por 5 x 1. As atenções do espetáculo estavam voltadas para Pelé, autor do primeiro gol e realizando uma série de jogadas extraordinárias, fazendo vibrar o grande público que esteve presente ao estádio.
Apesar da flagrante superioridade do Santos, foi considerada também como boa a conduta da seleção de Brasília, levando-se em consideração os quatro dias apenas que teve o técnico para colocar um conjunto em campo para um compromisso diante de uma equipe realmente muito forte. Teve a seleção bons momentos de jogo e lucidez, pelo menos com possibilidade de marcar mais um ou dois gols (o goleiro Cláudio defendeu um pênalti chutado por Zé Maria), não fosse a infelicidade de seus atacantes em algumas jogadas.
O amistoso serviu, acima de tudo, para demonstrar que Brasília já tinha condições de armar boas seleções, tudo dependendo de um preparo mais longo. Se houve muitas falhas na seleção, foram mais fruto da falta de entrosamento de alguns.

SELEÇÃO DO DISTRITO FEDERAL 1 x 5 SANTOS
Data: 25 de maio de 1967
Local: Estádio de Brasília
Árbitro: Jorge Cardoso
Renda: NCr$ 44.000,00
Gols: Pelé, 3; Coutinho, 40; Wilson, 63; Douglas, 80; Aderbal, 83 e Toninho, 89.
Seleção do Distrito Federal: Zé Walter, Didi, Mello, Farneze e Aderbal; Zé Maria, Luiz e Beto Pretti (Paulinho); Sabará, Edinho (Cid) e Arnaldo. Técnico: Samuel Lopes.
Santos: Cláudio, Lima, Joel Camargo, Orlando (Oberdan) e Rildo; Clodoaldo e Zito (Bougleux); Wilson, Coutinho (Toninho), Pelé (Douglas) e Abel (Edu). Técnico: Antoninho.



Nenhum comentário:

Postar um comentário