quarta-feira, 24 de maio de 2023

CRAQUES DE ONTEM E DE HOJE (in memoriam): Zé Vieira


Nonato, Robson, Dias, Aldair, Wanner, Zezinho e Wellington;
Belo, Zé Vieira, Wilton, Maurício e Déo.
José Vieira da Silva, o Zé Vieira, nasceu na pequena cidade de Buritis, no interior de Minas Gerais, distanciada 213 km de Brasília-DF, no dia 24 de maio de 1956.
Veio para Brasília com 12 anos de idade e foi morar na Vila do IAPI, uma das tantas invasões que existia e que posteriormente iria dar origem à Ceilândia.
Foi uma meia-esquerda muito habilidoso e que podia jogar como ponta-esquerda. Quando começou, tinha cabelo black power e chamava a atenção pelo estilo de jogar. Fez sua carreira principalmente no futebol do DF.
Com 19 anos de idade fez sua estreia no Campineira, de Sobradinho, em 1975, ajudando na conquista do campeonato brasiliense desse ano, o último como amador.
Depois que o Campineira se transformou em Sobradinho, Zé Vieira preferiu ir defender o Taguatinga. Em seu novo clube estreou no dia 27 de março de 1976, no Pelezão, marcando um dos gols da vitória de 2 x 1 sobre o Ceub, em jogo válido pelo Torneio Imprensa, a primeira competição oficial no novo regime profissional do DF. O Taguatinga perdeu o título para o Grêmio, no saldo de gols.
Depois disputou o Campeonato Brasiliense pelo Taguatinga e, em 1977, foi para o Canarinho, onde fez sua estreia no dia 5 de março, no Pelezão, com derrota de 2 x 1 para o Brasília.

No dia 2 de abril de 1977 marcou o gol da vitória sobre o Taguatinga, resultado que ajudou na campanha do Canarinho para alcançar o vice-campeonato da competição, disputada por nove equipes.
Estava no Canarinho quando foi convocado pelo técnico Bugue para defender a Seleção do DF no amistoso contra o Atlético Mineiro, no dia 21 de abril de 1977.
Não ficou muito tempo no Canarinho e, em 17 de junho de 1977 estrearia na ponta-esquerda do Gama, com derrota de 1 x 0 para a Desportiva Bandeirante, pelo Campeonato Brasiliense desse ano.
Na semana seguinte, marcaria seu primeiro gol com a camisa do Gama, no empate de 2 x 2 com o Grêmio.
Sua última participação no Gama foi em 10 de setembro de 1977, no Presidente Médici (atual Mané Garrincha), com derrota de 4 x 1 justamente para o Canarinho. Assim que foi encerrado o campeonato brasiliense de 1977, voltou para o Canarinho, onde passaria a disputar o Torneio Incentivo a partir do dia 20 de outubro de 1977. Essa competição foi promovida pela Federação Metropolitana de Futebol para os clubes do DF que não participaram do Campeonato Brasileiro desse ano. O Canarinho foi vice-campeão do 1º turno e campeão do segundo, perdendo sua vaga na decisão contra o Gama por um fato inusitado: havia solicitado licença junto à Federação antes do encerramento do 2º turno.
Retornou ao Taguatinga e no primeiro jogo válido pelo Torneio Incentivo, em 8 de abril de 1978, marcou um dos gols da vitória de 3 x 0 sobre a Desportiva Bandeirante, no Pelezão.
O Taguatinga venceu o 1º turno e decidiu com o Gama, ganhador do segundo. Na decisão, dois empates de 0 x 0 obrigaram que o campeão fosse conhecido na cobrança de pênaltis, quando o Gama venceu por 4 x 3. Zé Vieira converteu um dos pênaltis para o Taguatinga.
No campeonato brasiliense de 1978, com Zé Vieira de titular absoluto, o Taguatinga foi terceiro no 1º turno e quinto no 2º, garantindo uma das quatro vagas na Fase Final, que reuniu também Brasília (vencedor dos dois turnos), Gama e Guará. O Taguatinga realizou sua melhor participação num campeonato brasiliense até aqui ao ficar com o vice-campeonato.
Fora das competições oficiais, Zé Vieira participou de dois amistosos marcantes em 1978: o primeiro, no dia 23 de abril, na inauguração completa do estádio Serejão, quando o Taguatinga foi derrotado pelo Fluminense, do Rio de Janeiro, por 4 x 1. Depois, em 6 de maio, quando o Taguatinga disputou seu primeiro amistoso internacional, inaugurando os refletores do Serejão, no empate em 0 x 0 contra o Oriente Petrolero, da Bolívia.
No final do ano, quando a imprensa especializada escolheu os melhores jogadores do ano, Zé Vieira e Aldair foram os únicos do Taguatinga a receberem votos do jornal Correio Braziliense. Já na seleção do Jornal de Brasília, Zé Vieira e o goleiro Carlos José fizeram parte dessa enquete.

1978: Carlos José, Nonato, Aldair, Warlan, Dão e Wanner;
Renê, Maurício, Elmo, Zecão e Zé Vieira.
Com Zé Vieira na equipe, o Taguatinga não foi bem no campeonato brasiliense de 1979, ao ficar com a quarta colocação, vencendo apenas quatro jogos dos quinze que disputou.
Zé Vieira foi destaque no dia 13 de maio de 1979, quando marcou os dois gols da vitória de 2 x 1 sobre o Gama, em pleno Bezerrão.
Em 16 de dezembro de 1979, o Taguatinga conquistou o Torneio Incentivo, quando Zé Vieira marcou o gol da vitória sobre a Desportiva Bandeirante, por 2 x 1.
Em 1980 foi para o Ceilândia, onde estrearia no dia 18 de maio, justamente contra seu ex-time, o Taguatinga, com vitória deste por 3 x 0. Disputou 24 jogos e marcou dois gols.
Em 1981, retornou ao Taguatinga, clube no qual disputou, primeiramente, o Campeonato Brasileiro da Série C e, depois, o Campeonato Brasiliense, competição em que conquistou seu segundo título, jogando na ponta-esquerda. Foram 15 jogos e dois gols.
No ano de 1982, esteve no Guará, onde disputou 24 jogos pelo Campeonato Brasiliense. Em 1983, já no Sobradinho, participou de 38 dos 49 jogos que o clube fez na competição, tendo marcado três gols.
Voltou para o Ceilândia em 1984, quando disputou dez jogos pelo Campeonato Brasiliense desse ano.

1979: Wilmar Gato, Aldair, Aluísio, Zito, Duda e Wanner;
Peba, Moreirinha, Wilton, Bira, Zé Vieira e Baianinho (massagista).
Jogou o Campeonato Brasiliense de 1985 pelo Taguatinga e, no período de 1986 a 1991, esteve no futebol goiano, jogando por clubes do interior, tais como, América, de Morrinhos, e Anápolis, e no Monte Cristo, de Goiânia.
Já com 36 anos de idade, deu seus últimos passes e chutes a gol no futebol profissional ao atuar pelo Planaltina no Campeonato Brasiliense de 1992. Foram apenas oito jogos, o último deles em 27 de setembro de 1992, no Adonir Guimarães, no empate em 0 x 0 com o Gama.
Passou a ser técnico do Ceilândia, quando conseguiu um dos melhores retrospectos no clube: 18 jogos, 10 vitórias, 3 empates e quatro derrotas na campanha de 1993. Nesse mesmo ano, também foi treinador do Samambaia.
Sua última participação no futebol do DF foi como treinador do Ceilandense, em 1996.
Zé Vieira faleceu no dia 4 de janeiro de 2022.

Colaboração: Édson Bonfim.




Nenhum comentário:

Postar um comentário