terça-feira, 17 de março de 2020

ANIVERSARIANTE DO DIA: Da Costa


Soelyr Brown da Costa Filho, o Da Costa, nasceu no Rio de Janeiro (RJ), em 17 de março de 1961.
No Vasco da Gama, onde iniciou na escolinha até profissionalizar-se em 1982, passou por todas as categorias de base e era considerado de grande futuro, mas teve curta carreira.
Os elogios ao futebol de Da Costa eram muitos. Apesar da distância que separava sua casa em Coelho da Rocha, distrito de São João de Meriti, para São Januário, e das dificuldades que era ajudar os pais e os dez irmãos com seu salário, Da Costa sempre foi um dos primeiros a chegar ao clube.
Embora não tenha tido muitas chances, sempre que foi lançado mostrou um bom futebol. Gostava de atuar como apoiador, mas era lançado como ponta no time reserva do Vasco da Gama, por ser driblador e veloz.
Vasco da Gama campeão no Uruguai
No dia 20 de fevereiro de 1982, em jogo realizado no Estádio Centenário, em Montevidéu, válido pelo Torneio de Verão do Uruguai, recém-saído da equipe juvenil, acabou sendo a grande figura da decisão ao fazer o gol da vitória de 1 x 0 sobre o Peñarol, que deu o título de campeão ao Vasco da Gama.
No último minuto do segundo tempo da prorrogação (o tempo normal terminou empatado em 0 x 0), Da Costa foi lançado por Roberto Dinamite e, na saída do goleiro Alves, tocou por cima, marcando um belo gol.
O Vasco da Gama formou com Mazaropi, Rosemiro, Marajó, Ivan e Pedrinho; Dudu, Marquinhos e Cláudio Adão; Zinho, Roberto Dinamite e Silvinho. Da Costa entrou no lugar de Marquinhos.
Como na ocasião houvesse em São Januário muitos jogadores para a mesma posição de centroavante, Da Costa resolveu seguir os conselhos de Antônio Lopes (que Da Costa considera seu melhor treinador) e acabou sendo emprestado ao Clube do Remo, onde disputou o campeonato e permaneceu apenas dois meses, não dando sequer tempo de fazer uma boa temporada.
Ainda em 1982, foi emprestado ao Rio Branco, de Vitória (ES). Se tornou titular nos últimos jogos do campeonato capixaba desse ano. Da Costa participou de sete jogos, marcando três gols: 27.10.1982, na vitória de 1 x 0 sobre o Ordem e Progresso, 14.11.1982 - 2 x 0 Desportiva e 17.11.1982 - 2 x 1 Colatina.
No ano de 1983, de bicampeonato capixaba pelo Rio Branco, foram mais oito jogos, marcando apenas um gol, no empate em 1 x 1 com o Estrela, em 28 de maio de 1983.
Curiosidade: o técnico do Rio Branco, quase desconhecido na época, era Wanderley Luxemburgo.
Voltou ao Vasco da Gama disposto a outra chance na luta pela titularidade no clube, mas não foi isso que aconteceu. Quando o Vasco da Gama divulgou a lista de jogadores que iria defendê-lo no Campeonato Brasileiro de 1984, constava o nome de Da Costa.
Brasília campeão de 1987: o primeiro, à esquerda, agachado
Disputou o Campeonato Carioca de 1985 pela Portuguesa e também esteve no Goytacaz, de Campos (RJ), antes de chegar ao Brasília.
Fez sua estreia no dia 10 de maio de 1987, no Mané Garrincha, na vitória de 2 x 1 sobre o Tiradentes.
O primeiro gol aconteceu uma semana depois, também no Mané Garrincha, ao marcar um dos gols da vitória de 2 x 1 sobre o Ceilândia.
Voltaria a marcar no dia 31 de maio de 1987, na vitória de 2 x 0 sobre o Planaltina.
Seu último jogo com a camisa do Brasília foi em 23 de agosto de 1987, na decisão do campeonato, quando o Brasília venceu o Taguatinga, por 2 x 1, ocasião em que conquistou o último título de campeão brasiliense de sua história. Formou o Brasília com Wanderley, Oliveira, Remo (Filgueira), Kidão e Nescau; Marco Antônio, Josimar e Bolão; Nei (Darlan), Da Costa e Erasmo. Técnico: Antônio Fabiano Ferreira (Raimundinho). Disputou 12 jogos e marcou dois gols.
Não conseguimos encontrar mais nenhuma informação sobre a continuação da carreira de Da Costa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário