quinta-feira, 5 de março de 2020

CURIOSIDADES DO FUTEBOL BRASILIENSE: irmãos gêmeos marcando gols em jogos do campeonato brasiliense


Não sabemos se existe algum caso igual ao que vamos relatar!
No último dia 1º de março de 2020, no Bezerrão, no jogo Capital 2 x 2 Luziânia, os gols deste último foram marcados pelos irmãos gêmeos Weberthy e Weverton. Weverton, com a camisa 6, marcou o gol do empate em 1 x 1, aos 41 minutos do 1º tempo. Aos 29 do segundo, Weberthy, com a camisa de nº 20, virou o jogo, fazendo 2 x 1 para o Luziânia.
Ontem, três dias depois, no Ciro Machado do Espírito Santo (ex-campo do Defelê), contra o mandante Real, voltaram a marcar no novo empate de 2 x 2. Weberthy marcou a um minuto do primeiro tempo. Weverton colocou novamente o Luziânia em vantagem aos 37 desta etapa.

Nascidos no dia 4 de maio de 1994, os irmãos Weberthy e Weverton Gonçalves de Queiroz Miranda começaram suas carreiras nas categorias de base do Luziânia e, por enquanto, continuam no futebol brasiliense.
Foram campeões brasilienses da Primeira Divisão de 2014, no Luziânia.
Jogaram juntos no Campeonato Brasiliense da Segunda Divisão de 2015, defendendo o Botafogo-DF.

Em 2016, estiveram no Sobradinho, disputando o Campeonato Brasiliense da 1ª Divisão.
O Ceilândia foi a próxima equipe a ser defendida pelos irmãos, em 2017.
No primeiro semestre de 2018, Weverton foi para o Paranoá, e Weberthy para o Luziânia, quando disputaram mais um campeonato brasiliense da Primeira Divisão. Curiosamente, chegaram a estar no mesmo estádio, Augustinho Lima, no dia 7 de fevereiro de 2018, quando Paranoá e Luziânia empataram em 0 x 0. Weverton foi titular, Weberthy não saiu do banco de reservas. No segundo semestre, ambos foram para o Ceilandense, onde tomaram parte no Campeonato Brasiliense da Segunda Divisão.
Nos dois últimos anos, 2019 e 2020, fazem parte do elenco do Luziânia.

Nota:
No futebol do DF, na década de 70, tivemos o caso dos irmãos Robério e Rogério Silva e Neves, mais conhecidos como Robério e Rogério Bai. Começaram no Ceub e de 1976 até 1978, jogaram pelo Brasília. Rogério foi artilheiro do campeonato brasiliense de 1976. Chegaram a fazer testes no Flamengo, do Rio de Janeiro.



NO FUTEBOL MUNDIAL

Em rápida pesquisa no Google, encontramos alguns casos de irmãos gêmeos no futebol brasileiro e mundial.
Foram os casos dos irmãos Rafael (lateral-direito) e Fábio (lateral-esquerdo), que se destacaram no Fluminense, do Rio de Janeiro, e acabaram indo parar no Manchester United, da Inglaterra. Hoje, os irmãos atuam no futebol da França, Rafael no Lyon, e Fábio, no Nantes.
Na Argentina tivemos os irmãos Guillermo e Gustavo Schelotto, que começaram no Gimnasia y Esgrima e foram contratados, juntos, pelo Boca Juniors, a pedido de Maradona. Guillermo se destacou mais que seu irmão, ficou mais tempo no Boca Juniors e, consequentemente, conquistou muito mais títulos.
Ainda na América do Sul, temos os irmãos gêmeos Angel e Oscar Romero, que começaram suas carreiras no Cerro Porteño. Angel se destacou no Corinthians e se tornou o maior artilheiro da Arena Corinthians. Oscar, atualmente, joga no Racing, da Argentina.
No futebol europeu existiram os irmãos gêmeos Frank (que teve maior destaque) e Ronald de Boer, holandeses, que tem uma curiosidade: sempre jogaram juntos. Começaram no Ajax de seu país, passaram pelo Barcelona, da Espanha, pelo Rangers, da Escócia, e encerraram suas carreiras no futebol do Catar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário