domingo, 29 de março de 2020

OS LANTERNINHAS: Sobradinho - 1988


Oito clubes participaram do Campeonato Brasiliense de 1988: Brasília, Ceilândia, Gama, Guará, Planaltina, Sobradinho, Taguatinga e Tiradentes.
O lanterninha do campeonato, o Sobradinho, nem de longe lembrou o bicampeão brasiliense de 1985 e 1986 e que chegou a passar para a Segunda Fase do Campeonato Brasileiro da Série A de 1986.
Os principais jogadores como Bocaiúva, Toni, Régis, Filó, Jamil e Michael foram negociados com outros clubes para solucionar velhos problemas financeiros.
O saldo do esfacelamento do time foi triste e vários jogadores acabaram na Justiça do Trabalho para receber os salários atrasados.
A equipe de 1988 foi formada com base em jogadores que vieram dos juniores e outros de equipes amadoras do Distrito Federal.
Até o técnico para substituir José Antônio Furtado Leal veio de uma solução caseira e a direção acertou com Dejane Welton Lopes dos Santos, que já trabalhava nas categorias inferiores do clube. Ele foi obrigado a fazer uma “peneira” entre 150 candidatos a uma vaga como jogador profissional, para tirar um grupo de 24 atletas.
Dejane dirigiu o clube em 12 jogos do 1º turno, sendo substituído por Manuel Augusto de Melo dois jogos antes do encerramento desta fase.
No primeiro turno, o Sobradinho não venceu um jogo sequer nos 14 que disputou. Marcou apenas três gols e sofreu 27.
As duas únicas vitórias em toda a competição vieram no 2º turno, a primeira contra o Guará, em 22 de maio, e a segunda, em 17 de julho (1 x 0 sobre o Planaltina), já com Ademir Cruz como novo técnico.
Essas duas vitórias ajudaram o clube a ficar na penúltima posição no segundo turno, dois pontos à frente do Ceilândia. Ainda assim, foi outro desempenho muito ruim: 14 jogos, duas vitórias, cinco empates e sete derrotas; marcou onze gols e sofreu vinte e dois.
No geral, o Sobradinho teve o pior ataque do campeonato, com apenas 14 gols nos 28 jogos que disputou, ou seja, marcou uma média de 0,5 gol a cada jogo.
Teve também a pior defesa do campeonato, sofrendo 49 gols (média de 1,75/jogo).
Conseguiu o menor número de vitórias na competição, duas, apenas. Por outro lado, sofreu o maior número de derrotas: 18.
Além disso, sofreu a maior goleada do campeonato, no dia 6 de abril de 1988, diante do Guará: 5 x 1.
O Sobradinho utilizou 34 jogadores no campeonato brasiliense de 1988, nenhum deles disputou os 28 jogos. O que mais jogou foi o goleiro Paulo Rossi, em 24 oportunidades.



Nenhum comentário:

Postar um comentário