segunda-feira, 11 de março de 2024

DUAS SELEÇÕES BRASILEIRAS EM BRASÍLIA - 1980


Comemorando o Dia do Trabalho, em 1º de maio de 1980 a Federação Metropolitana de Futebol promoveu dois interessantes amistosos no estádio Serejão, em Taguatinga.
Conseguiu reunir no mesmo dia a seleção brasileira de novos (que mais tarde venceria o Torneio Internacional de Toulon, na França) e a principal, base da seleção que encantaria o mundo dois anos depois na Copa do Mundo da Espanha.
Na preliminar, a seleção do DF foi superior e venceu por 1 x 0. O gol surgiu aos 25 minutos do segundo tempo. Roldão cruzou da direita, Marola rebateu e Fantato, de pé esquerdo, completou para as redes.
O árbitro foi Edson Resende de Oliveira. Não houve arrecadação pois os jogos foram realizados com portões abertos. As equipes atuaram assim:
SELEÇÃO DO DISTRITO FEDERAL: Hélio, Carlão, Mário, Jonas Foca e Zé Mário; Alencar, Manoel Ferreira e Eduir; Roldão, Fantato e Lino.
SELEÇÃO BRASILEIRA DE NOVOS: Marola, Lóti (Luís Cláudio-Corinthians), Luiz Cláudio-Botafogo (Márcio), Mozer e João Luís; Mococa, Biro-Biro (Marinho) e Cristóvão (Jorginho); Edson, Baltasar e Rômulo (Robertinho).
NOTA: o jornal Folha de S. Paulo destacava em sua edição de 1º de maio de 1980:
“A torcida brasiliense vai mais cedo ao estádio “Serejão”, hoje à tarde, ou ligará mais cedo a televisão. Não para assistir ao jogo como fanáticos torcedores ou curiosos do futebol, mas para exigir do técnico Telê Santana reconhecimento para o bom futebol que Roldão e Fantato vão apresentar. É o que todos esperam, confiantes de que os dois grandes ídolos do Gama e da capital federal serão os destaques”.
Nelsinho, auxiliar de Telê Santana e técnico da Seleção Brasileira de Novos dizia ao mesmo jornal: “Estamos escolhendo os melhores, mas existem posições que carecem de bons jogadores. Por isso, estamos pensando em levar o Andrade (Flamengo) e João Paulo (Santos), que estão com a idade “estourada” para suprir essas posições carentes. E vamos ver o Roldão, que está com 20 anos e tem muitas chances de ser convocado”.

No jogo principal, a Seleção Brasileira enfrentou a Seleção de Minas Gerais.
Foram 45 minutos de grande futebol e a construção do marcador final ainda no primeiro tempo: 4 x 0.
Árbitro: José Mário Vinhas
Gols: Serginho 12, Renato 23, Sócrates 30 e Renato 45.
SELEÇÃO DO BRASIL: Carlos (Raul), Nelinho, Amaral (Rondinelli), Luisinho e Junior (Pedrinho); Toninho Cerezo, Sócrates e Renato (Andrade); Paulo Isidoro, Serginho e Zé Sérgio (João Paulo). Técnico: Telê Santana.
SELEÇÃO DE MINAS GERAIS: João Leite (Luís Antônio), Orlando, Osmar, Zezinho Figueroa e Jorge Valença; Chicão (Nélio), Palhinha (Pedrinho) e Alexandre; Eduardo, Roberto César (Fernando Roberto) e Éder (Donizetti). Técnico: Martim Francisco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário