quarta-feira, 27 de março de 2024

DUELO: Capital x Ceilândia




Com méritos, Capital (melhor campanha da competição após duas fases) e Ceilândia (segunda) chegaram à final do Campeonato Brasiliense da Primeira Divisão de 2024.
Chegarão ao primeiro jogo da final, previsto para 31 de março, com uma só derrota nos onze jogos disputados até o momento. O Capital venceu nove, o Ceilândia sete. O Capital marcou 33 gols, o Ceilândia 28.
Também farão uma final inédita na história do Campeonato Brasiliense. O Capital foi fundado em 2005 e sua melhor colocação até agora foi o terceiro lugar alcançado em 2022. Já o Ceilândia conquistou por duas vezes (2010 e 2012) o Campeonato Brasiliense.
Duelaram poucas vezes em jogos válidos pelo Campeonato Brasiliense da Primeira Divisão, apenas onze.
A curta história do duelo Ceilândia x Capital é assim contada:

TOTAL DE JOGOS

11

VITÓRIAS DO CAPITAL

5

VITÓRIAS DO CEILÂNDIA

3

EMPATES

3

GOLS A FAVOR DO CAPITAL

20

GOLS A FAVOR DO CEILÂNDIA

16


A PRIMEIRA VEZ

A primeira vez que Ceilândia e Capital se enfrentaram foi, por coincidência, num dia 31 de março (de 2012), no Abadião.
O Ceilândia venceu a partida por 3 x 1. Dimba, duas vezes, e Didão marcaram para o Ceilândia. O gol do Capital foi assinalado por Thiago Eciene contra suas próprias redes. Adriano Menezes foi o árbitro do jogo, que teve renda de Cr$ 1.090,00, com público de 109 pagantes.
As equipes formaram assim:
CEILÂNDIA: Pedro Ferreira, Liel, Thiago Eciene, Felipe e Daniel; Didão, Diego Marangon, Alann Delon (Luiz Fernando) e Breno; Dimba (Cassius) e Claudionor (Rogerinho). Técnico: Adelson de Almeida.
CAPITAL: Diego, Renatinho, Flávio, Márcio Costa e Victor (Warlen); Vinícius, Wallacy Dias, Luiz Paulo (Fernando) e Rochinha; Lucas Silva (Gustavo) e Wisman. Técnico: Gerson Vieira.

A ÚLTIMA VEZ

A última vez que duelaram foi pelo Campeonato Brasiliense da Primeira Divisão de 2024 e, no dia 8 de fevereiro, o Capital goleou o Ceilândia, por 5 x 1.
A ficha técnica desse jogo foi a seguinte:
CAPITAL 5 x 1 CEILÂNDIA
Data: quinta-feira, 8 de fevereiro de 2024
Local: JK, Paranoá (DF)
Árbitro: Sávio Pereira Sampaio
Renda: R$ 5.840,00
Público: 540 pagantes
Gols: Romarinho, 1; Marconi, 24; Romarinho (Ceilândia), 47; Maycon Lucas, 51; Wallace Pernambucano, 64 e Romarinho, 73
CAPITAL: Luan Santos, Everton Silva (Weriton), Lucas Oliveira, Éder Lima e Renan Luis; Felipe Guedes, Marconi (Maycon Lucas) e Romarinho; Jailson (Leozinho), Deysinho (Rafinha) e Wallace Pernambucano (Deivão). Técnico: Paulinho Kobayashi.
CEILÂNDIA: Henrique, Wisley (Paulinho), Euller, Badhuga e China; Júlio César, Pedro Bambu (Bosco) e Cabralzinho; Kennedy (Elbinho) (Nolasco), Romarinho e Clemente (Edson Reis). Técnico: Adelson de Almeida.

A MAIOR GOLEADA

O jogo citado anteriormente foi a maior goleada registrada num encontro envolvendo Capital e Ceilândia.
Geralmente, é um jogo onde são marcados muitos gols. Em sete dos onze confrontos até agora, foram marcados de três a seis gols. Empate em 0 x 0 apenas um.

ONDE FORAM REALIZADOS OS 11 JOGOS

Os 11 jogos entre Capital x Ceilândia foram disputados em quatro estádios do Distrito Federal. O Abadião foi o que mais recebeu o duelo: seis vezes. O JK e o Mané Garrincha (palco dos dois jogos decisivos de 2024) já receberam esse duelo em duas oportunidades cada um. O Bezerrão fecha a lista dos estádios utilizados, com um confronto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário