segunda-feira, 18 de março de 2024

CAMPEONATO DE FUTEBOL AMADOR DE TAGUATINGA - 1981



O campeonato promovido pela UET - União dos Esportes de Taguatinga (que tinha como Presidente Augusto Rodrigues de Lima) contou com a presença de 24 equipes, sendo doze de Taguatinga Sul e igual número representando a região Norte da cidade.
Na Chave “Norte” as equipes foram América, Cascavel, Cruzeiro, Guarany, Ideal, Independente, Internacional, M Norte, Musa, S.E.M. Norte, Treze e União.
A Chave “Sul” foi composta por ARIES, Buteko, Chapecó, Comercial, Estrela, Ferroviária, Juventus, Leal, Nacional Sporting, A. A. Pioneira, Royal e 21 de Abril.
Iniciado em março, teve o 1º turno encerrado no dia 14 de junho, quando foram conhecidos o campeão e o vice-campeão dessa fase:
Nas semifinais do 1º turno, o Leal (1º colocado da Chave Sul) venceu ao América (2º colocado da Chave Norte) por 3 x 0 e o Musa (1º colocado da Chave Norte) levou a melhor sobre a Pioneira (2ª colocada da Chave Sul).
O Leal venceu o Musa e conquistou o título de campeão do 1º turno.
O mesmo cruzamento do 1º turno aconteceu no segundo (1º de A x 2º de B e 1º de B x 2º de A). O Leal venceu o Internacional e América e Pioneira empataram em 1 x 1, resultado que favoreceu o América.
A primeira partida da melhor de três pontos aconteceu no dia 13 de dezembro de 1981.
O Leal sagrou-se bicampeão de Taguatinga por antecipação ao ganhar do América, no dia 13 de dezembro de 1981, pela contagem de 3 x 0. Dedinho, no 1º tempo, e Russo e Nilton na segunda etapa, marcaram os gols do Leal. O jogo foi realizado no campo da Associação Esportiva Gravia.
O Leal chegou ao bicampeonato atuando com Daniel, Tonhão, Elson, Bolinha e João Lúcio (Butão); Dedinho, Joãozinho e Vaca; Russo, Messias e Japão (Nilton). Técnico: Eurípedes Bueno.
No segundo jogo, uma semana depois, o título foi confirmado com o empate de 1 x 1.
No 1º turno, o Leal fez 14 partidas e perdeu apenas uma. Assinalou 46 gols e sofreu apenas quatro. Sua maior goleada foi de 11 x 0 sobre o ARIES. No segundo turno, o Leal cumpriu 15 jogos, dos quais ganhou treze e empatou dois. Marcou 41 gols e seu bom goleiro Daniel deixou passar sete, totalizando onze gols em todo o campeonato. No geral, o Leal assinalou 87 gols e sofreu 11.
Ao América coube o vice-campeonato, enquanto na decisão do terceiro lugar a Pioneira venceu o Musa por 1 x 0.



Nenhum comentário:

Postar um comentário