sábado, 11 de janeiro de 2014

OS CLUBES DO DF NA COPA SÃO PAULO DE FUTEBOL JUNIOR – Parte VII (2006 e 2007)


A edição de 2006, que contou com a participação de 88 clubes, teve novamente a presença de Brasiliense e Gama como representantes do futebol junior do DF.
O Brasiliense manteve a base do tricampeonato da categoria Sub-20 do DF. O técnico Reinaldo Gueldini foi contratado para treinar os garotos, dos quais as maiores promessas eram os meias-atacantes Geraldo e Antônio, ambos de 19 anos, e que disputaram a Segunda Divisão de Goiás de 2005 pelo CRET, de Minaçu. Geraldo foi o artilheiro do campeonato brasiliense de juniors, com 12 gols.
O ano de 2006 ficou marcado como aquele em que, pela primeira vez, aconteceu a classificação de um time brasiliense para a Segunda Fase.
Esse fato se deveu justamente ao Brasiliense.
Na primeira fase, o clube do DF fez parte do Grupo M, com sede em Araraquara, ao lado da local Ferroviária, do Moto Club, do Maranhão, e do São Paulo.
Surpreendeu o tricolor paulista no primeiro jogo, derrotando-o por 1 x 0, no dia 4 de janeiro, com um gol de Kabrine, aos 39 minutos do 2º tempo.
Garantiu sua classificação antecipada no dia 7, ao vencer a Ferroviária, por 3 x 2.
No dia 10, o placar final de 0 x 0 classificou as duas equipes para a segunda fase, com o mesmo número de pontos ganhos: sete. O Moto Clube garantiu o primeiro lugar do grupo com a vantagem de um gol no saldo (3 x 2). E o Brasiliense ficou com uma das dez vagas por índice técnico.
Na Segunda Fase, em jogos pelo sistema “mata-mata”, no dia 14 de janeiro, o Brasiliense foi derrotado pelo Paysandu, do Pará, por 1 x 0, e deu adeus à competição.

Já o Gama realizou má campanha no Grupo J (com sede em Barueri), empatando um jogo e perdendo os outros dois.
O empate foi no dia 4, contra o Fluminense, do Rio de Janeiro: 3 x 3. Até parecia que iria pregar outra peça no Fluminense. O Gama chegou a abrir 3 x 0 sobre o tradicional adversário, aos 15 minutos da segunda etapa. André, duas vezes, e Daniel marcaram os gols do alviverde. O tricolor carioca, porém, reagiu e conseguiu empatar a cinco minutos do final.
No jogo seguinte, em 8 de janeiro, perdeu para o Grêmio Barueri (3 x 0) e foi eliminado mais uma vez da competição. Os gols foram marcados por Flávio, aos 35 do 1º tempo, Patrick, aos 19, e Edinho, aos 42 do segundo.
Cumpriu tabela no dia 11 de janeiro, contra o São Gonçalo-RN, perdendo mais uma (3 x 2) e terminando em último lugar em seu grupo.

A Copa São Paulo de 2007 teve uma modificação: a redução do limite de idade, passando de 20 para 18 anos. Essa alteração pegou muito time de surpresa, que tiveram de reformular suas equipes bem próximo ao início do torneio.
Pelo quinto ano consecutivo os
representantes do DF foram Brasiliense e Gama.
O Brasiliense integrou o Grupo E, com sede em Taboão da Serra, disputando seus jogos contra Iraty (PR), Vila Nova, de Goiânia (GO) e o local C. A. Taboão da Serra.
Tetracampeão brasiliense na categoria Sub-20, o Brasiliense tinha o desafio de repetir a proeza do ano anterior, quando se tornou o primeiro clube do Distrito Federal a passar da primeira fase. Seu novo treinador era Adelson de Almeida e o time, também com elenco renovado às pressas com a mudança do regulamento, acumulou resultados modestos em sua preparação. Um dos melhores jogadores do elenco era o volante David, de 16 anos.
Só isso não foi suficiente para realizar uma boa campanha. Ficou na última colocação.
Estreou no dia 7 de janeiro sofrendo uma tremenda goleada diante do Vila Nova: 5 x 0. No dia 10, voltou a perder, para o Iraty: 3 x 2. No último jogo, no dia 14, empatou com o Taboão da Serra em 1 x 1.
O Gama do técnico Wilson Moreira (ex-preparador físico e treinador das categorias de base do Ceilândia) se preparou bem, fez 14 amistosos em quase 90 dias (12 vitórias e um empate). Com a mudança na idade para essa competição, também perdeu muitos jogadores e teve que recorrer a seis emprestados pelo Itaúna-MG.
Também ficou na última colocação do Grupo P, em São Roque, perdendo seus três jogos por goleadas: no dia 7, diante do América-MG (4 x 0); em 10.01, 5 x 1 a favor do São Bento, de Sorocaba (SP); e, no último jogo, no dia 14 de janeiro, 5 x 3 para o Nacional, de Manaus (AM).


Nenhum comentário:

Postar um comentário