sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

OS CLUBES DO DF NA COPA SÃO PAULO DE FUTEBOL JUNIOR – Parte XII (2013)


Os representantes do DF em 2013 foram o Cruzeiro (campeão brasiliense da categoria em 2012) e Gama (vice-campeão).
Após conquistar o título em 25 de agosto de 2012, o elenco do time treinado por Binha ganhou um mês de descanso, retornando às atividades no meio de outubro. Um dos destaques do Cruzeiro era Gilvan, artilheiro do campeonato brasiliense da categoria, com 12 gols. Após a campanha vitoriosa no torneio, o atacante foi emprestado ao Brasiliense para a disputa da primeira fase do Campeonato Brasileiro da Série C. No entanto, o jogador não atuou em nenhuma partida.
No Gama, a preparação começou em 1º de outubro. Do grupo vice-campeão treinado por Gláuber Ramos, restou 50% dos jogadores, fazendo com que o tempo para a montagem do novo elenco tenha sido curto.

As duas equipes até tiveram estreias positivas, mas não conseguiram passar para a Segunda Fase.

No Grupo B, que teve sede em Marília, o Cruzeiro iniciou no dia 5 de janeiro vencendo o clube local do mesmo nome por 4 x 3. O Cruzeiro saiu na frente, com um gol de Gilvan, logo aos três minutos do 1º tempo, mas o Marília virou o placar para 2 x 1, com gols de Val, aos sete, e Bruno, aos 17. O Cruzeiro empatou aos 29, em pênalti cobrado por Peninha. Mas, Val, também de pênalti, fez o terceiro gol do Marília aos 43 minutos. Tudo isso no 1º tempo. No 2º tempo, o Cruzeiro conseguiu a virada antes dos dez minutos, através de Daniel Guerreiro, aos cinco, e Victor, aos seis. Depois, o Marília pressionou, mas não conseguiu o empate.
O segundo jogo, em 8 de janeiro, contra o Coritiba, foi bem disputado desde o início do 1º tempo. O campo molhado e a forte chuva que caiu em Marília dificultaram o 1º tempo da partida, além de diminuir a qualidade técnica das equipes.
O primeiro gol do jogo foi do Coritiba aconteceu aos 35 minutos, através de Paulo Victor. No retorno para o 2º tempo, o Coritiba voltou com o mesmo espírito. Bastaram quatro minutos para Leonardo ampliar. Foi aí que o clube paranaense relaxou e viu o Cruzeiro crescer. Aos dez minutos surgiu o gol de Gilvan. Com a possibilidade do empate, o Cruzeiro partiu para cima e criou boas chances. Porém, o Coritiba conseguiu segurar a pressão e o resultado, que garantiu a liderança isolada do grupo.
A despedida do Cruzeiro aconteceu em 12 de janeiro, quando empatou em 1 x 1 com o Mirassol. O Mirassol abriu o placar aos 36 minutos do 1º tempo, com Caio, e administrou a vantagem no restante da primeira etapa e durante quase todo o 2º tempo. Somente uma virada no placar permitiria ao Cruzeiro sonhar com a classificação. Mas o gol veio um pouco tarde, aos 39 minutos do 2º tempo, quando Jeffinho igualou o marcador. Com o empate, ambas as equipes deram adeus à Copinha. Caso uma das duas vencesse, chegariam aos seis pontos, em condições de se classificar dependendo do resultado do jogo entre Marília e Coritiba logo depois ou de combinações que as colocasse como um dos sete melhores segundos colocados (o Coritiba acabaria vencendo o jogo por 1 x 0).
Pelo segundo ano consecutivo, o Cruzeiro ficou com a segunda colocação em seu grupo.

O Gama também começou bem no Grupo O (com sede em Taubaté), empatando com o clube local em 2 x 2, no dia 5 de janeiro. Renan, aos 29 minutos, colocou o time paulista na frente do placar. Leonardo empatou para o Gama, aos seis minutos do 2º tempo. Novamente Renan, quatro minutos depois, recolocou o Taubaté na frente. O Gama foi atrás do empate e o conseguiu, com o gol de Marlon, aos 25 minutos do 2º tempo.
Depois, foi derrotado pelo mesmo placar (2 x 1) nos outros dois jogos. No dia 8 de janeiro, diante do Botafogo (RJ), saiu na frente com um gol de Guga, aos 19 minutos do 1º tempo. Tomou a virada no segundo tempo, quando Fernandes, aos 19, e Vinícius, de pênalti, aos 35 marcaram para o alvinegro carioca.
No dia 11 de janeiro, contra o Santo André, novamente marcou primeiro, com um gol de Michel, aos nove minutos de jogo. E novamente sofreu a virada no 2° tempo, quando o clube paulista marcou dois gols: Guedes, aos 10 e João Guilherme, aos 26.
Ficou na última colocação no seu grupo.
Curiosidade: Guga, que marcou o gol do Gama contra o Botafogo, disputou a Copinha de 2014 no time de juniors do alvinegro carioca. Também os jogadores do Botafogo que marcaram (Fernandes e Vinícius) voltaram a disputar a competição em 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário