sábado, 18 de janeiro de 2014

OS CLUBES DO DF NA COPA SÃO PAULO DE FUTEBOL JUNIOR – Parte XIII e última (2014)


    


Brasília e Capital foram os representantes do DF na Copinha deste ano, a maior de todos os tempos, com a participação de 104 equipes.
O Brasília entrou para a história do futebol do DF, igualando-se ao Brasiliense e ao CFZ que conseguiram passar para as próximas fases em anos anteriores.

Na Primeira Fase, o Brasília disputou seus jogos na cidade de Osvaldo Cruz.
Estreou bem no dia 4 de janeiro ao vencer o Marília pelo placar de 2 x 1. No 1º tempo, o Brasília sofreu com a pressão da equipe paulista. Aos 23 minutos, o atacante Diego, do Marília, cobrou escanteio e Bruninho completou de cabeça, abrindo o placar.
O Brasília chegou ao empate aos 40 minutos, depois que o meia Neto cruzou a bola pela direita e Marlon completou para as redes.
No 2º tempo, com poucos minutos de jogo, o Marília ficou com um jogador a menos, depois que o zagueiro San recebeu cartão vermelho.
A expulsão mudou o panorama do jogo. Porém, o Brasília não soube aproveitar as oportunidades que teve. A equipe só garantiu a vitória no final do jogo, aos 44 minutos, quando Marlon foi derrubado na área e Neto converteu o pênalti.
No outro jogo do grupo, o Internacional venceu o Rio Claro por 3 x 2.
Em sua segunda participação, no dia 7 de janeiro, o Brasília enfrentou o Internacional e arrancou um empate heroico.
O jogo foi bastante truncado, com vantagem do Brasília na manutenção da bola. O Internacional preferiu explorar os contra-ataques. O 1º tempo terminou em 0 x 0.
Logo aos três minutos do 2º tempo, o Internacional inaugurou o marcador, depois que o atacante Bruno Baio recebeu ótimo passe e entrou sozinho na área, chutando sem chances para o goleiro Fernandes.
Depois disso o campo pesado começou a castigar os jogadores de ambos os times. Quando menos se esperava o Brasília fez valer a melhor presença de campo. Em cruzamento do meio de campo, aos 23 minutos, Marlon escorou para o fundo das redes, empatando a partida.
Aos 32 minutos, a zaga do Brasília deu bobeira e novamente Bruno Baio marcou outro gol, colocando novamente o Internacional na frente.
Já nos acréscimos da partida, aos 47 minutos, quando parecia que a fatura já estava liquidada, Brayan sofreu falta na entrada da área. A jogada ensaiada entre Renan e Victor Hugo deu certo e o segundo acertou um belo chute no ângulo, deixando Jacsson sem ação e assegurando o empate heroico.
O Brasília jogou com Fernandes, João, Vitão, Renan e Cleber; Van Basty, Victor Hugo, Fernandinho e Brayan; Marlon e Yago. Técnico: Luiz Carlos Carioca.
No terceiro e último jogo da Primeira Fase, no dia 11 de janeiro, o Brasília venceu o Rio Claro, por 3 x 2, e conseguiu se classificar para a segunda fase da Copa São Paulo de Futebol Junior como um dos seis melhores segundos colocados.
A partida foi bastante movimentada. Bem postado em campo, o Brasília começou procurando encurralar seu adversário. Aos dez minutos, Victor Hugo recebeu cruzamento dentro da área e bateu de primeira, no ângulo, sem chances para o goleiro Lucas: 1 x 0.
Sem nada a perder, o Rio Claro se lançou ao ataque e foi premiado com o gol de empate. Em boa trama pelo lado direito, Francisco rolou para Matheus, que girou e bateu com força, empatando o jogo.
Após a igualdade, o Brasília voltou a dominar as ações. Tocando a bola com tranquilidade, recuperou a vantagem no placar, através de Brayan.
Aos 20 minutos da etapa final, o time do Rio Claro mudou a postura e conseguiu o empate. Tiago marcou depois de receber passe de Matheus.
Empolgado, o Rio Claro foi para cima e quase chegou à vitória. No entanto, o Brasília conseguiu o gol da vitória num contra-ataque, aos 33 minutos, com um gol do meia Yago, que havia acabado de entrar. Com isso, o Brasília terminou em segundo lugar do grupo, com os mesmos sete pontos que o Internacional, mas atrás por causa do saldo de gols (três contra dois).
Na segunda-fase (mata-mata), no dia 14 de janeiro, jogando em Osasco, conseguiu mais um feito historico ao vencer o tradicional Botafogo, do Rio de Janeiro, por 3 x 0, e avançou mais uma vez na competição.
Os gols da vitória foram marcados por Victor Hugo (aos 39 minutos do 1º tempo), Fabinho e Yan (aos 32 e 36 minutos do 2º tempo, respectivamente). Com a vitória, o Brasília se classificou para as oitavas de final, onde enfrentaria o São Paulo, um dos favoritos ao título de campeão da Copinha, no dia 16 de janeiro, em Barueri.
O Brasília entrou na partida pronto para segurar a pressão do São Paulo. Quem mais trabalhou no primeiro tempo foi o goleiro Fernandes, do Brasília. O lance mais perigoso foi a favor do São Paulo, aos 13 minutos, quando Matheus Queiroz mandou a bola na trave. Após o lance, as duas equipes cadenciaram a partida, mas quem manteve a maior posse de bola foi o São Paulo.
Com alterações no intervalo, o Brasília voltou para o 2º tempo com a iniciativa de fazer o gol e com a postura mais ofensiva. Pressionando desde o início, o Brasília dominava o jogo quando conseguiu abrir o placar aos 20 minutos. Vitor Souza cruzou para a área e Marlon, de cabeça, abriu o placar.
Mesmo com o domínio do Brasília, o São Paulo conseguiu o gol de empate aos 32 minutos, após a cobrança de um escanteio. Lucas, sem marcação, cabeceou e mandou a bola para o fundo da rede.
Com o empate, as duas equipes passaram a cadenciar o jogo e acabaram levando a decisão para as penalidades máximas. Nas cobranças, o time do Brasília errou duas oportunidades, com Yan, que chutou na trave, e Marlon, que mandou por cima do gol. Já o São Paulo errou uma com Pedro Bortoluzzo, mas não foi suficiente para impedir a vitória por 4 x 2.

Já o Capital integrou o Grupo V, com jogos disputados na Vila Belmiro, em Santos, juntamente com Alecrim (RN), Criciúma (SC) e o anfitrião Santos.
Seu primeiro jogo foi no dia 5 de janeiro, contra o Criciúma, atual vice-campeão da Copa do Brasil Sub-20. O jogo foi marcado pelos pênaltis perdidos dos dois lados. A vitória pertenceu ao time catarinense, por 2 x 0, com um gol em cada tempo.
O Criciúma partiu para o ataque logo no início da partida e, aos nove minutos, o atacante Bruno Lopes recebeu na área e foi derrubado pelo goleiro Jefferson: pênalti. O camisa um da equipe do Distrito Federal recebeu cartão amarelo no lance. Na cobrança, Bruno Lopes chutou forte no canto direito de Jefferson, que defendeu espalmando para escanteio. Logo depois, Jefferson se machucou, dando lugar a Hudson ainda no 1º tempo.
Jogando nos contra-ataques, o Capital passou a dar trabalho para o time catarinense e, em um deles, o meia Campos fez um belo passe para o atacante Lessa, que dentro da área driblou David, mas foi derrubado na sequência pelo próprio goleiro: mais um pênalti na partida. Lessa chamou a responsabilidade e bateu forte contra a meta de David, que salvou o time catarinense.
Logo na sequência, o castigo para a equipe do Distrito Federal. Em um contra-ataque rápido, aos 30 minutos, o meia Mateus driblou o goleiro e acertou o travessão. Na sobra, o atacante Giovani completou, abrindo o placar: 1 x 0.
Na segunda etapa, o jogo ficou mais aberto, com chances de gols para os dois lados. O Capital foi para o tudo ou nada e apostou na habilidade do seu camisa 10, Campos, enquanto o Criciúma, em vantagem no placar, passou a explorar as várias oportunidades de contra-ataque que o time do Distrito Federal proporcionava.
Após perder duas ótimas oportunidades de ataque, o Capital acabou sofrendo o segundo gol. Aos 26, em um contra-ataque rápido, o Criciúma ampliou. Giovani entrou na grande área, driblou o zagueiro e finalizou para defesa de Hudson, que rebateu para frente nos pés do atacante Bruno Lopes, que desta vez não desperdiçou e mandou no canto esquerdo do goleiro: 2 x 0.
No dia 8 de janeiro, o Capital teve a dura missão de enfrentar os donos da casa, o Santos, atual campeão da Copinha e vencedor da Copa do Brasil Sub-20 e que havia goleado o Alecrim, na primeira rodada, por 8 x 0.
Sem contar com um dos grandes nomes do time, o atacante Neílton, o Santos, que estreou de maneira avassaladora na primeira rodada, não foi o mesmo, apresentando um futebol pouco vistoso. Ainda assim, o Capital não impediu que o Santos conseguisse abrir o placar nos primeiros minutos de jogo. Aos 13, Fernando Medeiros com uma bela cobrança de falta fez o primeiro da partida, que até o fim dos 45 minutos iniciais não teve muita emoção.
Na volta do intervalo, Diego Cardoso (que havia marcado quatro gols no primeiro jogo do Santos) fez o segundo gol do Santos ao receber um cruzamento de Jorge Eduardo. Placar final: Santos 2 x 0 Capital.
Sem chances de classificação, o Capital apenas cumpriu tabela diante do Alecrim na última rodada, no dia 11. Conquistou a primeira vitória após duas derrotas.
O Capital saiu na frente. Aos 25 minutos do 1º tempo, Vilson recebeu na entrada da área e deu um chute forte, sem chances para o goleiro potiguar Danilo.
Aos 31, o Alecrim conseguiu chegar ao empate. Mas o Capital continuou pressionando e conseguiu se colocar novamente à frente do placar. Aos 39 minutos, após tabela entre Juninho e Bassul, o segundo finalizou, anotando o segundo gol do Capital.
No 2º tempo, o Capital continuou dominando a partida e, aos 30 minutos, Cabeça cobrou escanteio e Juninho colocou a bola na rede. Era o terceiro gol do time de Brasília.
Ainda deu tempo de, aos 39 minutos, Victor fazer o quarto gol do Capital e dar números finais ao jogo: 4 x 1.
O Capital, treinado por Leonardo Roquette, somou três pontos e ficou em terceiro lugar.



Um comentário: