quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

OS CLUBES DO DF NA COPA SÃO PAULO DE FUTEBOL JUNIOR – Parte XI (2012)



Em 2012, Gama e Cruzeiro foram os representantes do DF na Copinha, que passou a contar com a participação de 96 equipes.

Em Monte Azul Paulista (Grupo F), o Gama perdeu as três partidas que disputou e ficou na última colocação.
Na estreia, no dia 4 de janeiro, saiu na frente do Porto, de Caruaru-PE, com um gol de Jimmy, aos 12 minutos do 2º tempo, mas os pernambucanos viraram o placar com gols de Lucas, aos 17, e Sandrinho, aos 33 minutos.
No dia 7 de janeiro, aos 20 segundos do confronto com o Monte Azul, de Monte Azul Paulista-SP, o Gama já estava atrás no placar, sofrendo o gol mais rápido da competição, marcado por Fumaça. Jogando em casa, os rivais não demoraram para ampliar a vantagem, com o gol de Fernando, aos 22 minutos do 1º tempo. O Gama, porém, conseguiu mostrar poder de reação. Ainda na primeira etapa, chegou ao empate com dois gols de Guilherme. No entanto, a igualdade não durou muito. Apoiado pela torcida, o Monte Azul partiu para cima e, em menos de 18 minutos do 2º tempo, já havia marcado outros dois gols (Alan e Fumaça). Gilvan ainda descontou para os brasilienses, mas o placar final decretava a segunda derrota do Gama e a eliminação da Copinha.
No último confronto, em 10 de janeiro, um vexame: foi goleado por 6 x 0 pelo Botafogo, de Ribeirão Preto-SP. Os gols da equipe paulista foram marcados por Caíque (duas vezes), Daniel (duas vezes), Piti e Renilson.



Ao contrário do Gama, o Cruzeiro, do técnico Luís Carlos, fez uma boa campanha no Grupo P, em São José dos Campos, apesar de não conseguir ficar com uma das vagas de segundos melhores colocados. Na estreia, no dia 4 de janeiro, venceu o Ceará por 4 x 2, com gols de Hugo, Peninha, Jeffinho e Anjinho, todos no segundo tempo, depois de estar perdendo por 2 x 0 na primeira etapa.
Depois, em 8 de janeiro, empatou com o Primeira Camisa, de São José dos Campos, em 1 x 1. A equipe brasiliense saiu em desvantagem na primeira etapa, após sofrer um gol de Leandro, aos 33 minutos. O gol de empate só saiu no 2º tempo, marcado por Vitor, aos 31 minutos. Com esse resultado, os dois times foram a quatro pontos, mas a liderança continuava sendo do Cruzeiro por causa do saldo de gols.
No terceiro jogo do Cruzeiro, em 11 de janeiro, o clube brasiliense precisava de uma vitória diante do XV de Novembro, de Piracicaba-SP, para conseguir ficar em primeiro (ia depender do jogo Primeira Camisa x Ceará) ou ao menos garantir uma das vagas entre os segundos melhores colocados.
O jogo parecia tranquilo para o Cruzeiro, uma vez que a equipe enfrentava o já eliminado XV de Piracicaba. Mas foram os paulistas que abriram o placar, com Euller, aos 29 minutos do 1º tempo. No fim da primeira etapa, Vitor, de pênalti, empatou para os brasilienses. No 2º tempo, os paulistas voltaram a ficar à frente no marcador, com gol de Juliano, aos 35. Seis minutos depois, Leonardo definiu o resultado do jogo em 2 x 2.
Para manter chances de classificação, era necessário que Primeira Camisa e Ceará empatassem no jogo seguinte. No entanto, os paulistas venceram por 1 x 0 e garantiram o primeiro lugar, deixando o Cruzeiro na segunda colocação.
Com cinco pontos, o Cruzeiro não entrou para o grupo de oito melhores segundos colocados, pois mais de oito grupos tiveram seus segundos colocados com, no mínimo, seis pontos.

Registro:
Entre as revelações da Copinha em 2012 estava o atacante Marcos Junio, do vice-campeão Fluminense, considerado um dos melhores jogadores daquela competição.
Marcos Junio Lima nasceu no Gama (DF), no dia 19 de janeiro de 1993. Chegou ao time do Fluminense em 2008 e passou por todas as categorias de base do tricolor carioca. Profissional desde abril de 2012. Deixou Brasília sozinho aos 15 anos para morar em Xerém, onde fica o centro de treinamento do Fluminense.


Nenhum comentário:

Postar um comentário