terça-feira, 1 de dezembro de 2015

O QUE ACONTECEU HÁ 50 ANOS NO FUTEBOL BRASILIENSE: 01 a 31.12.1965



01.12.1965

Aconteceu a apresentação no campo do Guará dos jogadores convocados para defenderem a Seleção do Distrito Federal contra o Rabello, no dia 5 de dezembro.
A Federação Desportiva de Brasília promoveu o amistoso em benefício da Sociedade Pestalozzi do Distrito Federal.
O técnico Waldyr “Didi” de Carvalho chamou os seguintes jogadores dos demais times que disputaram o campeonato de 1965:
Guará: Aderbal, Gaguinho, Lúcio, Sabará e Brandão;
Defelê: Alaor Capella, Wilson Godinho, Otávio e Arnaldo; e
Colombo: Dico, Paulista, Sir Peres, Clemente, Oliveira, Índio, João Dutra, Fernando Macedo, Baiano, Cid e Cascorel.

05.12.1965

O primeiro jogo estava marcado para o dia 5 de dezembro de 1965, mas foi suspenso em face do mau tempo reinante, sendo transferido para o dia 8 de dezembro de 1965, no estádio Paulo Linhares, com portões abertos.

08.12.1965

A chuva prejudicou em parte o jogo, tornando o campo escorregadio, quase impraticável. O resultado final foi um empate em 1 x 1.
Os gols foram marcados por Baiano para a Seleção do DF, aos 5 minutos, e Beto Pretti para o Rabello, aos 10, ambos no 1º tempo.
A Seleção do DF formou com Dico, Aderbal, Clemente, Sir Peres e Oliveira (Wilson Godinho); João Dutra e Índio (Heitor); Sabará, Baiano (Cid), Otávio (Alaor Capella) e Fernando Macedo (Zezé).
O Rabello atuou com Zé Walter, Jair (Lima), Mello, Candão e J. Pereira; Pedrinho (Moacir) e Beto Pretti (Tião) (Didi); Zezé (Agostinho), Djalma, Invasão (Zoca) e Raimundinho (Zé Maria).
O árbitro do jogo foi Emílio dos Santos Vieira.

12.12.1965

O segundo jogo beneficente promovido pela Federação Desportiva de Brasília foi realizado no dia 12 de dezembro de 1965, novamente no Estádio Paulo Linhares e apresentou a vitória dos comandados de Didi de Carvalho, por 2 x 1.
Antes do início da partida, foi realizada uma solenidade no centro do gramado, quando os jogadores do Rabello receberam as faixas de campeões de 1965. Também foi entregue ao Rabello a Taça “Roberto Simonsen”.
O primeiro tempo terminou 0 x 0. No 2º tempo, Otávio marcou para a Seleção do DF aos 18 minutos. Invasão empatou para o Rabello aos 37 e, faltando dois minutos para terminar o jogo, Otávio voltou a marcar, dando a vitória à Seleção do DF.
O Rabello jogou com Zé Walter, Pedrinho, Candão, Mello e J. Pereira; Zé Maria e Beto Pretti (Pedrinho II); Zezé, Djalma, Invasão e Zoca.
A Seleção do DF venceu com Dico, Aderbal, Clemente, Sir Peres e Oliveira (Wilson Godinho); João Dutra e Índio (Heitor); Sabará, Alaor Capella (Baiano), Otávio e Zezé.
Emílio dos Santos Vieira foi novamente o árbitro e a renda chegou aos Cr$ 173.500,00.

13.12.1965

Início das férias dos atletas dos clubes profissionais do Distrito Federal. O encerramento se daria em 7 de janeiro de 1966.

20.12.1965

As atividades da Federação Desportiva de Brasília foram suspensas nesse dia e só retornariam em 10 de janeiro de 1966.

23.12.1965

Carlos Magno Maia Dias assumiu a presidência do Defelê.

DESTAQUES DO ANO

Após o encerramento da temporada de 1965, o jornal Correio Braziliense escolheu os destaques do ano no futebol brasiliense.
A “Seleção do Ano” foi integrada por seis jogadores do campeão Rabello. Eis como ficou: Zé Walter (Rabello), Aderbal (Guará), Gegê (Rabello), Sir Peres (Colombo) e J. Pereira (Rabello); João Dutra (Colombo) e Beto Pretti (Rabello); Zezé (Rabello), Otávio (Defelê), Baiano (Colombo) e Zoca (Rabello).
Por unanimidade, foi escolhido como “Craque do Ano” o ponteiro Zezé, do Rabello.
Hector Gritta, do Rabello, também por unanimidade, foi apontado o “Técnico do Ano”.
O melhor árbitro foi Carlos Ferreira do Amaral, ficando na segunda colocação Idélcio Gomes de Almeida.
Hermenito Dourado, do Guará, foi eleito o melhor presidente de clube.



Nenhum comentário:

Postar um comentário