sábado, 11 de fevereiro de 2017

PERSONAGENS & PERSONALIDADES: Agrício Braga Filho

Agrício Braga Filho nasceu em 11 de fevereiro de 1958, na cidade de Casa Nova (BA), distante 572 km da capital, Salvador. 

Com 3 anos de idade foi morar na cidade do Rio de Janeiro onde ficou até 1977, quando se transferiu para Brasília, onde reside até hoje.

Já em Brasília, fundou a equipe de futebol amadora da Associação Jardim de Futebol, equipe tradicional do futebol amador brasiliense, detentora de vários títulos nas categorias adulto, infantil, juvenil, feminino e veterano.

Grande incentivador e patrocinador de diversas modalidades esportivas, exerceu o cargo de Diretor de Futebol Amador da Federação Metropolitana de Futebol, no ano de 1986.

Incentivando outros esportes, aqui o futebol de mesa
Foi Vice-presidente de futebol profissional do C. R. Guará nos anos de 1989 e 1990. Posteriormente assumiu a direção de esportes da ARUC (Associação Recreativa Unidos do Cruzeiro).
Em 1993 assumiu o cargo de vice-presidente da S. E. do Gama até o ano de 1996, passando a presidente de 15 de novembro de 1996 a 14 de novembro de 2000 onde levou a equipe a conseguir o feito inédito de conquistar em 1998 o Campeonato Brasileiro da Série "B", colocando o Gama na elite do futebol brasileiro, a 1ª divisão, onde permaneceu por quatro anos. Venceu ainda uma queda de braço com nada menos que a entidade máxima do futebol brasileiro, a CBF, que rebaixou injustamente o Gama em seu primeiro ano na elite. Em sua gestão, o Gama foi tetra campeão brasiliense (1997/2000).

Em 1998 se elegeu Deputado Distrital pelo Partido Liberal onde criou e assumiu, no dia 26 de maio de 2000, a Secretaria de Esporte e Lazer do DF, um sonho antigo dos brasilienses, e o Programa Bolsa Atleta e Incentivo ao Esporte, programa este já copiado nacionalmente e que vem, através de verbas e subsídios financeiros a todas as categorias de atletas dando muitas alegrias e títulos internacionais ao povo de Brasília e demais brasileiros.
Em 2001, saindo da Presidência do Gama, passou a fazer parte do Conselho Deliberativo. Paralelo ao futebol profissional, sempre montou equipes de futebol amador e futsal, disputando os principais campeonatos da categoria.
Em 8 de abril de 2002, saiu da Secretaria e novamente se candidatou à Deputado Distrital, obtendo mais de dez mil votos, e assumiu, em maio de 2005, a cadeira de Deputado na Câmara Legislativa, na suplência do Deputado licenciado Izalci Lucas, apresentando novas leis para a inclusão não só do esporte, mas também em outros setores da sociedade.

Ficou um bom tempo afastado do futebol e da política. Depois de uma delicada cirurgia de troca de válvulas no coração, o ex-dirigente somente administrava sua empresa do ramo de publicações. Até que, no dia 27 de novembro do ano passado, foi eleito para ocupar o cargo de Presidente do Conselho Fiscal do Gama.
Agrício é Bacharel em Direito, porém nunca exerceu a profissão. Foi idealizador do Projeto Sócio Torcedor em 2008. Patrocinava e apresentava o programa BSB Esporte, na TV Brasília.

Nenhum comentário:

Postar um comentário