quinta-feira, 24 de agosto de 2017

FICHA TÉCNICA: Nescau


Luiz Carlos Nascimento de Azevedo, o Nescau, nasceu em Parnaíba (PI), em 24 de agosto de 1963.
Começou nas escolinhas do Gama, com Jaime dos Santos, em 1975, e ficou no clube até 1986. Não ganhou título na equipe principal. Foi campeão brasiliense juvenil de 1979, pelo Gama.
Em 1980, foi convocado para a Seleção de Brasília que disputou o I Campeonato Escolar Brasileiro de Futebol em Brasília, promoção da Secretaria de Educação de Estado - SEED/MEC para estudantes do 1º e 2º graus, com o máximo de 17 anos. Dezoito Estados estiveram representados.
Na final, realizada no da 29 de julho de 1980, o Distrito Federal perdeu para o Ceará, por 2 x 1. Formou a seleção brasiliense com Djalma, Tadeu, Robson (Marcial), Souza (Eustáquio) e Nescau; Fabinho (Marco Antônio), Filó (Wander) e Élbio (Ronaldo); Túlio, Santos e Bonfim (Dailton) (Araújo).

Seleção Brasiliense que disputou o Brasileiro Escolar
Menos de um mês depois, Nescau faria seu primeiro jogo na equipe principal do Gama. No dia 24 de agosto de 1980 (por coincidência, dia do seu aniversário), no Bezerrão, Gama e Ceilândia empataram em 1 x 1. O Gama jogou com a seguinte formação: Hélio, Carlão, Kidão, Junior e Nescau (Boni); Manoel Ferreira, Jairo e Luís Carlos; Lino, Dácio e Nego. Técnico: Airton Nogueira. Foi a única partida disputada por Nescau no campeonato brasiliense desse ano.
No ano de 1981, ainda com idade de juniores, Nescau disputou quatro jogos do campeonato brasiliense pela equipe principal do Gama.
Em outubro de 1981, disputou dois jogos pela seleção brasiliense de juniores contra a seleção brasileira da mesma categoria. A seleção de juniores do Distrito Federal estava se preparando para disputar o IV Campeonato Brasileiro da categoria, que teria início em dezembro de 1981. Já a seleção brasileira se preparava para disputar o II Torneio “Valentin Granatkin Memorial”, em Moscou (Rússia), em janeiro de 1982.
No dia 14 de outubro de 1981, no CAVE, a seleção brasileira virou o 1º tempo vencendo por 2 x 1, com boa apresentação. Na fase final, porém, caiu de produção e permitiu a reação da Seleção do DF, que venceu por 4 x 2.

O técnico da Seleção do DF era Ercy Rosa e a equipe atuou assim: Nena, Gilberto, Souza, Iranil e Nescau; Kléber, Niltinho e Zé Maurício; Mardone, Éder e Wando.
Dois dias depois, no Serejão, a seleção brasileira, dirigida pelo técnico Antoninho, conseguiu a reabilitação ao derrotar a seleção de Brasília, por 3 x 2. Nescau também atuou nesse segundo jogo.
No mês seguinte, Nescau foi um dos jogadores convocados pelo técnico Ercy Rosa para defender a seleção de juniores do Distrito Federal no IV Campeonato Brasileiro da categoria, em Brasília.
O Distrito Federal não aproveitou o fato de jogar em casa (os jogos foram realizados no Estádio do CAVE, no Guará) e não se classificou para a fase seguinte. Isso, porém, não impediu que, logo depois do último jogo por essa competição (em 1º de dezembro de 1981, DF 1 x 0 Goiás), Nescau fosse convocado pelo técnico Antoninho para a Seleção Brasileira que iria disputar o torneio de Moscou, em janeiro de 1982. Foi cortado da delegação poucos dias antes do embarque.
Nescau jogou mais vezes, nove, na equipe titular do Gama em 1982.
Quando Airton Nogueira convocou os jogadores para integrarem a seleção brasiliense de juniores que disputaria o Campeonato Brasileiro da categoria, em dezembro de 1982, em Goiânia, Nescau estava mais uma vez entre eles. Novamente, a seleção do DF não foi bem, ficando de fora da segunda fase da competição.
Em 1983, Nescau disputou alguns amistosos pelo Gama, incluindo aí um torneio interestadual em comemoração a mais um aniversário de Brasília, de 20 a 23 de abril de 1983, envolvendo os clubes Gama, Taguatinga e Tiradentes, do DF, e o Botafogo, do Rio de Janeiro (vencedor do torneio).
Logo depois dos amistosos, Nescau foi fazer parte dos juniores do Guarani, de Campinas (SP), de lá saindo para o Rio de Janeiro, onde passaria a jogar na equipe de juniores do Vasco da Gama. Por lá, Nescau encontrou o zagueiro Souza e o atacante Jussiê, ex-jogadores do futebol brasiliense, e também o baixinho Romário iniciando sua trajetória no clube cruzmaltino.
Nos juniores, Nescau teve como treinador Ênio Ricardo de Farias, mas também foi chamado para compor a equipe de suplentes nos treinamentos, convocado pelo técnico Júlio César Leal, da equipe principal. O Vasco da Gama ficou com o vice-campeonato carioca de juniores, mas Nescau não permaneceu por questões financeiras entre os clubes.
Quando retornou ao Distrito Federal, abril de 1984 foi emprestado ao Taguatinga para a disputa do II Torneio Centro-Oeste, com quatro clubes do DF e quatro de Goiás. O Taguatinga não passou para a fase seguinte. Uma das formações do Taguatinga foi essa: Joaldo, Auro, Junior, Zinha e Nescau; Duda, Wilson Bispo e Marquinhos; Lino, Serginho e Jânio.
Devolvido ao Gama, Nescau disputou 25 das 28 partidas como titular, não o suficiente para melhorar a classificação final da equipe no campeonato brasiliense, quando chegou em sétimo lugar entre as oito equipes participantes.
Teve a felicidade de marcar seu primeiro gol com a camisa do Gama no dia 9 de setembro de 1984, o único da derrota de 3 x 1 para o Ceilândia, no Bezerrão.
O Gama melhoraria sua colocação no campeonato brasiliense de 1985, ao chegar em quarto lugar. Nescau disputou 19 das 21 partidas da equipe na competição.
Em 1986, último ano de Nescau no Gama, a equipe voltaria a fazer uma má campanha no campeonato brasiliense, ficando novamente em sétimo lugar entre oito equipes. Foram apenas 11 jogos de Nescau, o último deles em 20 de abril de 1986, no Bezerrão, a derrota de 3 x 0 para o Ceilândia.
Ainda em 1986 se transferiu para o Brasília, onde estreou no Torneio Seletivo que tinha como objetivo indicar o representante do DF na Divisão de Acesso do Campeonato Brasileiro de 1987.

Campeão brasiliense de 1987 com o Brasília

Seu primeiro jogo com a camisa do Brasília aconteceu em 5 de outubro de 1986, no Abadião, na vitória de 2 x 1 sobre o Ceilândia. Após dois jogos (7 e 14 de dezembro) contra o Planaltina, o Brasília venceu o torneio, sendo esse o primeiro título de campeão conquistado por Nescau.
No ano seguinte, 1987, Nescau conquistaria o seu primeiro título de campeão brasiliense. Foram 21 dos 26 jogos disputados como titular e um gol na campanha.
Sua estreia na competição foi em 1º de fevereiro de 1987, no Mané Garrincha, com vitória de 3 x 1 sobre o Planaltina. O Brasília jogou com Adriano, Freitas, Kidão, Jonas Foca e Nescau; Marco Antônio, Manoel Ferreira e Marcelo; Erasmo, Coutinho e Nei (Bolão). Técnico: Antônio Montanari (Ipojucan).
Além do primeiro título, em 1987 Nescau também foi convocado pela primeira vez para defender a seleção brasiliense principal. Foi para o amistoso disputado no dia 5 de julho de 1987, no Mané Garrincha, contra o Flamengo, do Rio de Janeiro (derrota de 1 x 0).
Também pela primeira vez disputou um jogo válido pelo Campeonato Brasileiro (Módulo Azul). No dia 14 de outubro de 1987, no Mané Garrincha, o Brasília foi derrotado pela Ponte Preta, por 3 x 1. Formou o Brasília com Wanderley, Freitas, Iranil, Marduque e Nescau; Marco Antônio, Josemar (Ernâni Banana) e Bolão; Erasmo, Brasil (Marcelo) e Nei. Técnico: Raimundinho.
Disputou o Campeonato Paranaense de 1988, pelo Matsubara, no primeiro semestre desse ano. O clube foi o 12º e último colocado da competição. No segundo, passou a integrar a equipe do Noroeste, de Bauru (SP).
Ceilândia - 1989
Nescau retornou ao futebol do DF em 1989, contratado pelo Ceilândia, para a disputa do campeonato brasiliense desse ano, quando participou de 18 jogos e marcou um gol. Seu primeiro jogo no Ceilândia foi no dia 16 de abril de 1989, no Abadião, no empate de 2 x 2 com o Brasília. O Ceilândia formou com Chicão, Laércio, Kidão, Tião e Nescau; Marco Antônio, Edmilson e Marcelo (Mazinho); Tuta (Aguinaldo), Pacheco e Carlinhos. Técnico: Cristóvão Ferreira.
Foi para o Taguatinga, onde disputou a Copa do Brasil de 1990. O clube brasiliense passou pelo Vitória (BA), com duas vitórias de 1 x 0 e foi desclassificado pelo Flamengo nas oitavas de final, perdendo no Rio de Janeiro (2 x 0) e empatando em Taguatinga (1 x 1).
Retornou ao Brasília em 1991, mas só disputou cinco jogos pelo campeonato brasiliense. Foi convocado pela segunda vez para defender a seleção brasiliense. Nos dias 24 e 26 de maio de 1991, o DF enfrentou e venceu Tocantins (4 x 1) e Rondônia (2 x 1) pelo Campeonato Brasileiro de Seleções Estaduais promovido pela CBF, que não chegou ao seu final.
A partir de agosto de 1991 passou a defender as cores do Clube do Remo, de Belém (PA), onde conquistou o título paraense de 1991 e disputou a Copa do Brasil de 1992 e 19 jogos pelo Campeonato Brasileiro desse mesmo ano.
Depois que a competição nacional foi encerrada, Nescau foi jogar no Luziânia, onde disputou o Campeonato Goiano da Primeira Divisão nos anos de 1993 e 1994.
Sua estreia aconteceu em 3 de março de 1993, no estádio Jerônimo Fraga, em Jataí (GO), com derrota de 2 x 1 para a Jataiense. A equipe do Luziânia foi assim formada: Carlos César, Marquinhos, Gilmar, Divino e Nescau; Luciano, Carlos Alberto e Gilmarzinho; Ednaldo, Bugrão e Marcelo Cruz. Técnico: Sidney Nascimento.

Brasília - 1997
Em 1995 esteve no Volta Redonda (RJ) e passou os últimos quatro anos de sua carreira em clubes do DF. No Gama, em 1996, foram 17 jogos e um gol. No primeiro semestre de 1997 esteve no Planaltina, onde disputou 11 jogos e marcou um gol, pelo Campeonato Brasiliense; no segundo, disputou o Campeonato Brasileiro da Série C pelo Brasília. O Taguatinga foi seu clube em 1998, tendo Nescau disputado apenas sete jogos. Por último, o Sobradinho, em 1999, quando disputou 17 jogos e marcou um gol.
A última vez que Nescau jogou futebol foi no dia 3 de junho de 1999, no estádio Augustinho Lima, no empate contra o Luziânia (0 x 0). O Sobradinho formou assim: Fernando, Zé Márcio, Leandro, Jânio e Nescau; Aguinaldo, Junior (Régis) e Cilas (Rodrigo); Maycon, Gil e Serginho. Técnico: Antony Ribeiro da Silva.

Obs.: as fotos dos times de Brasília foram cedidas por Nonato Borges.




2 comentários:

  1. Sou fa desse cara... Meu idolo, meu pai ! Parabéns José Ricardo.

    ResponderExcluir
  2. Nescau é um grande amigo e representou bem a Cidade Ocidental.

    ResponderExcluir