quarta-feira, 15 de abril de 2020

AS DECISÕES: Campeonato Brasiliense de 1989


O Campeonato Brasiliense de 1989 teve a participação de oito clubes: Brasília, Ceilândia, Gama, Guará, Planaltina, Sobradinho, Taguatinga e Tiradentes.
A competição teve três turnos (em todos eles os clubes foram divididos em dois grupos iguais, todos jogando entre si, somando os pontos dentro de seus grupos, com os campeões de cada grupo decidindo a fase em dois jogos). Além disso, seria realizada uma Fase Final, que reuniria os vencedores de turnos (que ganharam um ponto de bonificação) e mais o quarto clube que obtivesse o maior número de pontos ganhos somados os três turnos.
Também apresentou um regulamento diferente: a contagem de pontos durante os três turnos sofreu as seguintes alterações: a) vitória no tempo normal de jogo, valeria três pontos; b) empate no tempo normal, a decisão seria por pênaltis; o vencedor ganharia dois pontos e o perdedor um.
O primeiro turno foi vencido pelo Guará, que levou a vantagem sobre o Sobradinho, na decisão, após dois jogos (2 x 2 e 1 x 0).
Também vencendo um jogo (2 x 1) e empatando o outro (1 x 1), sobre o Tiradentes, o Taguatinga foi o vencedor do 2º turno e também garantiu seu ponto de bonificação para a Fase Final.
O vencedor do 3º turno foi o Ceilândia, que venceu o Sobradinho nos dois jogos pelo mesmo marcador: 1 x 0.
Assim, os quatro finalistas passaram a ser Guará, Taguatinga e Ceilândia, vencedores, respectivamente, do 1º, 2º e 3º turnos, e o Sobradinho, clube que mais marcou pontos nos três turnos.
Na Fase Final, em dois turnos, todos jogaram entre si e, na última rodada, decidiriam o título Sobradinho, em primeiro, com oito pontos ganhos, e o Taguatinga, em segundo, com sete, ou seja, o Sobradinho jogava pelo empate para se sagrar campeão. Ambos sem derrota na Fase Final.
A partida começou tensa. Antes dos primeiros vinte minutos, o árbitro Lincoln Costa havia distribuído cinco cartões amarelos: três para o Taguatinga, dois para o Sobradinho.
Logo as cinco minutos, Wadi concluiu com perigo à direita de Roberto Costa. Pouco depois, Da Silva deu o troco driblando o goleiro Dias, que saiu mal do gol. Ele tentou cruzar, mas não obteve êxito, pois desequilibrou-se.
Aos 17 minutos, Michael chute na trave esquerda. A bola voltou, bateu na mão de Roberto Costa e foi aliviada pela defesa do Taguatinga.
O Taguatinga pressionou e por duas vezes consecutivas Marcelo Freitas cabeceou rente à trave.
Aos 28 minutos, o gol que decidiria o jogo: Marquinhos Paraíba cobrou escanteio pela esquerda, a bola encontrou a cabeça de Joãozinho.
O Sobradinho, muito nervoso, pouco produziu no restante do 1º tempo.
O 2º tempo apresentou o Sobradinho melhor em campo, mas abusando da bola alta na área do adversário.
A pressão continuou até acontecer uma falta de dois toques dentro da área do Taguatinga, desperdiçada.
A última boa chance do Sobradinho aconteceu no final do jogo, quando Wellington tocou de cabeça, na trave direita, com Roberto Costa batido. A torcida do Sobradinho chegou a comemorar o gol...

SOBRADINHO 0 x 1 TAGUATINGA
Data: 27 de agosto de 1989
Local: Augustinho Lima
Árbitro: Lincoln Costa
Gol: Joãozinho, 28
SOBRADINHO: Dias, Chiquinho, Régis, Toinzé (Bocão) e Claudinho; Zé Nilo, Michael e Wellington; Artur, Wadi (Zuza) e Palhinha. Técnico: Hani Bazzi.
TAGUATINGA: Roberto Costa, Bilzão, Paulão, Adilson e Visoto; Gilvan, Da Silva e Humberto (Chicão); Marcelo Freitas, Joãozinho e Marquinhos Paraíba. Técnico: Antônio Humberto Nobre (Canhoto).

Wanderlei (Preparador Físico), Roberto Costa, Adilson, Paulão, Bilzão, Gilvan e Visoto;
Agachados: Humberto, Da Silva, Joãozinho, Marquinhos Paraíba e Marcelo Freitas.

Nota:
A conquista do título teve sabor especial para o Taguatinga. Em 1985 e 1986, o clube deixou de ser campeão diante do mesmo Sobradinho, saindo derrotado por 2 x 0, no Serejão, e 1 x 0, no Mané Garrincha, quando precisava apenas do empate.
Além disso quebrou um jejum de oito anos sem conquistar o título de campeão brasiliense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário