sábado, 14 de outubro de 2017

AS DECISÕES: Campeonato Brasiliense da Primeira Divisão de 2011


Brasiliense, vencedor da Primeira Fase, e Gama, ganhador da Segunda, decidiram o campeonato brasiliense da Primeira Divisão de 2011.
Conforme previsto no regulamento da competição, na Primeira Fase as oito equipes jogaram entre si em turno e returno. Os quatro melhores se classificaram para a 2ª fase.
Na Segunda Fase os quatro clubes jogaram em ida e volta e os dois primeiros colocados (Gama e Brasiliense, nessa ordem) foram à final.
Na final, em duas partidas, o clube de melhor campanha na 1ª Fase (Brasiliense) tinha a vantagem de jogar por dois empates.
O primeiro jogo foi disputado no dia 7 de maio de 2011, no Bezerrão. A torcida do Gama fez sua parte. Lotou o estádio de ponta a ponta, mas o time não contribuiu.
Sem novamente poder contar com Fábio Silva e Bachin, o técnico Heriberto da Cunha lançou Elivelto no ataque ao lado de Tallys. O treinador optou por um sistema 3-5-2, onde os alas Dudu e Alan tinham mais liberdade para atacar.
Pelo lado do Brasiliense, Marcos Soares escalou o trio Adrianinho, Ruy e Iranildo, abastecendo o solitário Rômulo no comando de ataque do clube de Taguatinga.
Com o meio de campo superlotado, as duas equipes abusaram das faltas e a partida seguiu truncada até o fim da primeira etapa.

No segundo tempo, o Gama voltou melhor, mas não conseguiu transformar a vantagem em gol. Disso se aproveitou o Brasiliense. Com Iranildo comandando o meio de campo, os comandados de Marcos Soares tocavam a bola e ameaçavam a meta defendida pelo goleiro Léo.
Mas o panorama mudou novamente quando o zagueiro Moacri, do Brasiliense, foi expulso ao receber o segundo cartão amarelo após cometer falta por trás em Elivelto. Com a expulsão, o Gama voltou a ter o domínio da partida, mas sofria do mesmo mal do primeiro tempo: a falta de um camisa nove para definir as jogadas.
O time cadenciou o jogo, tocou a bola de um lado para o outro e isso acabou irritando os mais de 15 mil torcedores que acompanharam a partida.
Mas, de tanto tentar, o primeiro zero saiu do placar alviverde. Aos 42 minutos, Éderson arriscou de fora da área. O goleiro Gilson bateu roupa e a bola sobrou livre para Hugo tirar o arqueiro da jogada e colocar a redonda no fundo das redes, para delírio da torcida.
Porém, a comemoração durou pouco. Três minutos depois, Ruy levantou bola na área do Gama e no bate-rebate, Raphael mandou de canhota no canto esquerdo de Léo, calando o Bezerrão.
Com o empate em 1 x 1 o Brasiliense passou a precisar de um empate com qualquer número de gols para levantar o sétimo troféu de campeão brasiliense. Para o Gama, apenas a vitória interessaria.

GAMA 1 x 1 BRASILIENSE
Data: 07.05.2011
Local: Bezerrão, Gama (DF)
Árbitro: Ademário Neves
Renda: R$ 109.427,00
Público: 14.912 pagantes
Expulsão: Moacri, do Brasiliense
Gols: Hugo, 87 e Raphael, 90+1
GAMA: Léo, Alan, Pedrão, Da Silva (Hugo) e Rafael Pedro; Dudu (Joabe), Everton, Tiago Gaúcho e Éderson; Elivelto (Tiago Fernandes) e Tallys. Técnico: Heriberto da Cunha.
BRASILIENSE: Gilson, Cicinho, Moacri, Teco e Chiquinho; Deda, Ferrugem, Ruy e Adrianinho (Felipe); Iranildo (Raphael) e Rômulo (Acosta). Técnico: Marcos Soares.

Para o segundo jogo decisivo, o Gama esperava contar com as voltas dos atacantes Bachin e Fábio Silva, o que não aconteceu. A sutuação piorou, pois Hugo sentiu uma contusão antes do jogo e, no aquecimento, saiu de campo chorando e não foi a campo.
Sem nenhum atacante, Heriberto da Cunha mandou para o jogo um time que precisava de uma vitória, com três zagueiros e três volantes. E a primeira oportunidade pintou aos quatro minutos, onde Tallys assustou o goleiro Wélder após cabecear uma bola com perigo.
Logo depois, o Brasiliense teve duas grandes oportunidades. Aos 16, em chute de Adrianinho, de fora da área, que passou por cima e, aos 27, foi a vez de Chiquinho receber passe primoroso de Ferrugem, cruzar na cabeça de Bebeto que, livre de marcação, cabeceou para fora.
Aos 38 minutos o volante Ferrugem, em contra-ataque, invadiu a área e chutou forte contra a meta de Fernando Vizzotto, que mandou para escanteio.
No segundo tempo, Bebeto começou com tudo e, aos seis minutos, bateu forte de fora da área, obrigando Vizzotto a rebater a bola. Aos 10, Ferrugem cobrou falta pelo lado esquerdo e o goleiro gamense, com um toque sutil, jogou novamente para a linha de fundo.
A grande oportunidade do Gama foi aos 35 minutos. Em grande jogada de Tallys com William César, este ficou cara-a-cara com o goleiro do Brasiliense, mas errou o alvo.
Outra oportunidade foi aos 47, de novo com William César, que em chute certeiro viu o goleiro adversário realizar grande defesa.
Com a entrada de Rômulo e Iranildo, coube ao time comandado por Marcos Soares apenas cadenciar e segurar o resultado, apoiado por Ferrugem e Acosta. Depois do apito final de Rodrigo Raposo, foi só festa do Brasiliense no estádio Serejão.

BRASILIENSE 0 x 0 GAMA
Data: 14.05.2011
Local: Serejão, Taguatinga (DF)
Árbitro: Rodrigo Raposo
Renda: R$ 76.837,00
Público: 15.645 pagantes
Expulsões: Deda e Chiquinho, do Brasiliense, e Dudu, do Gama
BRASILIENSE: Welder, Cicinho, Raphael, Teco e Chiquinho; Deda, Ferrugem, Ruy e Adrianinho (Iranildo); Bebeto (Coquinho) e Acosta (Rômulo). Técnico: Marcos Soares.
GAMA: Fernando Vizzotto, Pedrão, Da Silva (William César), Rafael Pedro e Roan (Thiago Fernandes); Everton, Tiago Gaúcho, Éderson e Dudu; Tallys e Elivelto (Joabe). Técnico: Heriberto da Cunha.




Nenhum comentário:

Postar um comentário