segunda-feira, 9 de outubro de 2017

TÉCNICOS DO FUTEBOL BRASILIENSE: Josemar Macedo


Nascido em Pedro Avelino, no Rio Grande do Norte, mas criado em Goiânia (GO), antes de ser treinador Josemar Macedo da Cunha foi jogador do Defelê, de Brasília, chegando a integrar a equipe que venceu o campeonato brasiliense de 1960.
Formado em Educação Física pela Escola Superior de Educação Física de Goiânia, Josemar começou a carreira como Preparador Físico. Trabalhou no Mineiros, clube do interior de Goiás, em 1977 e, cansado da atividade, voltou para Brasília.
A carreira como treinador começou no Brasília Esporte Clube, onde permaneceu por cinco anos comandando as equipes de juvenis e juniores.
Em 1980 foi campeão brasiliense como treinador do Brasília e assumiu a seleção de juniores do DF.
No ano seguinte, 1981, foi o treinador do Brasília bicampeão invicto do campeonato brasiliense de juniores e auxiliar técnico de Ercy Rosa na seleção brasiliense que disputou o Campeonato Brasileiro de Seleções dessa categoria.
Foi novamente treinador da seleção de juniores do Distrito Federal que disputou o Campeonato Brasileiro da categoria no período de 14 a 28 de dezembro de 1983, em Brasília.
Em 1985 assumiu a equipe profissional.
Sua estreia aconteceu no dia 23 de outubro de 1985, no Bezerrão, quando o Brasília venceu o Gama por 2 x 0. A equipe do Brasília foi assim escalada por Josemar Macedo: Déo, Ricardo, Jonas Foca, Iranil e Ahlá; Marco Antônio, Kleber e Bolão; Ribamar, Zé Ronaldo e Nei.
Foram sete jogos à frente da equipe principal do Brasília.
No Brasília, em 1988, dirigiu a equipe em 28 jogos válidos pelo campeonato brasiliense.
Depois que saiu do Brasília, passou pelo Guará em 1990 (16 jogos pelo campeonato brasiliense), Gama em 1991 (11 jogos) e Guará, também em 1991 (18 jogos) e Ceilândia em 1996 (9 jogos).
Além dos clubes do DF, Josemar Macedo também foi treinador do Atlético Goianiense, de Goiânia (GO) e do Rio Negro, de Manaus (AM).
Afastado do futebol desde 1996, Josemar resolveu voltar à ativa em 1999, a convite do Diretor de Futebol do Guará, Wander Abdalla. Foram treze jogos à frente do clube.
Novamente se afastou do futebol, envolvido com outras atividades extra-campo. Além da atividade de treinador de futebol, ele também foi funcionário da Fundação Educacional do Distrito Federal e, depois de 23 anos longe da sala de aula, Josemar concluiu o curso de Letras no Ceub.
Só voltaria a treinar uma equipe de futebol em 2006, o Brasília, quando esse se sagrou vice-campeão brasiliense da Terceira Divisão de desse ano. Foi sua última participação no futebol.
Hoje, Josemar Macedo dá palestras sobre Técnica Física para a Conquista da Autoconsciência - TFCA.




Um comentário:

  1. Infelizmente as informações contidas aqui estão desencontradas e carentes de mais conteúdo.

    ResponderExcluir