quinta-feira, 23 de julho de 2015

O FUTEBOL NAS CIDADES SATÉLITES - 1981 - 1ª parte: Brazlândia e Ceilândia

BRAZLÂNDIA

TAÇA BRAZLÂNDIA

A primeira promoção da União de Esportes de Brazlândia - UEB no ano foi a Taça Brazlândia de Futebol Amador, que foi iniciada em janeiro com a participação dos 12 clubes locais.
Três equipes se classificaram com a mesma pontuação para decidir quem seria o campeão: Auto Esporte, Madureira e Pioneira. 
O Madureira classificou-se para as finais ao derrotar o time da Pastelaria Viçosa, por 2 x 1. Nas duas outras partidas da fase classificatória, o Auto Esporte eliminou o Atlético, vencendo por 3 x 0, e o Pioneira também passou à etapa decisiva despachando o Renner, que caiu pela contagem de 3 x 2. 
Essas equipes decidiram o título em um triangular, quando aconteceram empates nos três jogos: Madureira 2 x 2 Auto Esporte, Auto Esporte 1 x 1 Pioneira e 22.03 - Madureira 1 x 1 Pioneira, tornando obrigatório um novo triangular para se conhecer o campeão.
No segundo triangular, não foram definidas as colocações finais. No primeiro jogo, em 28 de março, o Madureira fez 2 x 0 no Auto Esporte; No dia seguinte, 29 de março, o Pioneira venceu o Madureira por 3 x 1, quebrando uma invencibilidade do Madureira de dois anos. No terceiro jogo), o Auto Esporte venceu o Pioneira. Todos esses jogos foram realizados no Estádio Chapadinha.
A final da Taça Brazlândia aconteceu no dia 12 de abril de 1981, quando o Madureira venceu o Pioneira por 3 x 1, gols de Esquerdinha, Arnaldo e Régis, contra um de Geraldo.
As duas equipes formaram assim: Madureira - Carlos, Manoel, Cabeção, Cheira e Paulo Ossada; Mariano, Régis e Tião; Capucho (Arnaldo), Esquerdinha (Alfredo) e França. Pioneira - Brasil, Zelmar, Giba, Divino e Carlinhos; Valu, Carlinhos II e Jorge; Gilberto, Geraldo e Gilmar.

CAMPEONATO

Do Campeonato de Futebol Amador de Brazlândia tomaram parte apenas 8 equipes: Diplomata, Estrela, Guarany, Madureira, Pioneira, Renner, Rondon e Vasco da Gama.
A primeira fase teve início no dia 17 de maio e término em 28 de junho.
O 1º turno apresentou os seguintes quatro primeiros colocados: 1º - Diplomata, 11 pontos ganhos; 2º - Guarany (único invicto) e Estrela, com 10 e 4º - Madureira, nove.
Essas quatro equipes passaram a disputar o segundo turno, em rodada dupla, no estádio Chapadinha.
Madureira e Estrela decidiram o campeonato no dia 2 de agosto de 1981, no estádio Chapadinha. Um gol de Capucho deu a vitória de 1 x 0 e o título de campeão ao E. C. Madureira. O Madureira sagrou-se campeão jogando com Carlos, Vininha (Cabeção), Cheira, Edevaldo e Mariano (Paulo Ossada); Rosemar, Capucho e Japão (Tião); Esquerdinha, França e Reginaldo. Lévio Natal foi o técnico responsável pela grande conquista.
O zagueiro Mariano recebeu a “Taça Disciplina”, enquanto Capucho ficou com o troféu de artilheiro do campeonato.
Pelo certame de aspirantes, o Madureira ficou com o vice-campeonato, ao empatar com o Renner, em 2 x 2.

CEILÂNDIA

SELEÇÃO DO SETOR SUL x SELEÇÃO DO SETOR NORTE

No dia 4 de janeiro de 1981, em comemoração ao Ano Novo, aconteceu o tradicional jogo entre as seleções correspondentes ao Setor Sul e Norte da Ceilândia, nas categorias de novos e principal.
Foram convocados para a Seleção do Setor Norte jogadores do Dom Bosco, 26 FC, Vasco, Real, Juventude, O Norte, Bernardo Sayão, Sol Nascente e Palmeiras. A Comissão Técnica dos novos era formada por Ricardo Carmo Silva, Manoel Paes Landim Ribeiro e Chicão. A CT da seleção principal teve Dário, Alder Carlos, Hebert Gomes e Roberto Menezes.
Os jogadores da seleção norte se apresentaram para treinamento no campo do Juventude e os da sul no campo do Atlético.
Em ambos os compromissos saíram vitoriosos os defensores da região norte da cidade.
Na preliminar, os novos da Ceilândia Norte e Sul empataram no tempo normal de jogo em 1 x 1. Nos pênaltis, a Ceilândia Norte venceu por 5 x 4.
Entre os considerados titulares, nova vitória da Ceilândia Norte, pelo placar de 3 x 2, gols de Gisélio, Ceará e Wanderley, tendo descontado Maruzã e Juarez. O selecionado vencedor atuou com Luisinho (Canela), Joãozinho (Xavier), Félix (Edmilson), Moreira e Zé Nilson; Bil (Silva), Japão (Wanderley) e Edmar (Israel); Luizão (Luizinho), Gisélio (Jeremias) e Ceará (Raimundinho). A seleção do Sul jogou com Serginho (Nero), Maruzã, Luís, Nilton e Nonato; Zezé, Zé Maria e Teta; Raimundinho (Zezão), Juarez e Jairo.
Os treinadores Jorge Cavalcanti, Hebert Gomes, Miguel Félix e Picolé se disseram satisfeitos com o potencial humano de que dispõe o futebol amador da Ceilândia.

CAMPEONATO

Do campeonato promovido pela UEC - União Esportiva da Ceilândia participaram 20 clubes, que na Primeira Fase foram assim divididos: 
Chave A - Dom Bosco, Grêmio, Guarani, Independente, Atlético, Vasco da Gama, Uberaba, Nacional, Real e Bernardo Sayão.
Chave B - O Norte, Guadalajara, Juventude, Londrina, 26 F. C., Guariroba, Sol Nascente, Palmeiras, Continental e Santa Cruz.
Classificaram-se para a decisão do 1º turno Grêmio, campeão da Chave A - Sul e Treze, vencedor da Chave B da mesma região, juntamente com Juventude e Guarani, ganhadores, respectivamente, dos grupos A e B da Chave Norte. O Grêmio ficou com o título do primeiro turno.
Somente em 10 de janeiro de 1982, aconteceu o quadrangular final do 2º turno do Campeonato de Futebol da Ceilândia referente à temporada de 1981.
Os candidatos ao returno do certame da cidade eram Vila Dimas e Clube Atlético Ceilândia, pela Chave Sul, e 26 F. C. e Real, pela Chave Norte. Saíram vencedores o 26 F. C. e o Atlético. Resultado da final do 2º turno: Atlético 3 x 1 26 F. C.
Assim, os finalistas passaram a ser Grêmio e Atlético.
O Clube Atlético Ceilândia sagrou-se campeão de 1981 ao empatar com o Grêmio em 1 x 1. Juarez, para o clube campeão, e Vicente Biônico foram os marcadores dos gols. O técnico do Atlético foi José Edmilson, mais conhecido por Ceará.
O Atlético jogou com Vitor Hugo, Real, Tim, Gilvan e Alexandre; Zé Maria, Juá e Junior (Nego); Rosemar, Juarez e Ademar (Rosa).


Nenhum comentário:

Postar um comentário