domingo, 19 de julho de 2015

O QUE ACONTECEU NO FUTEBOL BRASILIENSE NO DIA 19 DE JULHO





Neste 19 de julho comemora-se mais um Dia Nacional do Futebol, uma data que foi escolhida em 1976 pela CBF - Confederação Brasileira de Futebol (quando ainda se chamava CBD - Confederação Brasileira de Desportos).
O objetivo era homenagear o Sport Clube Rio Grande, clube do Rio Grande do Sul fundado nesse dia, em 1900. O Sport Clube Rio Grande foi o primeiro time registrado como clube de futebol no Brasil e é o clube há mais tempo em atividade no futebol brasileiro.
Nossa homenagem ao Dia Nacional do Futebol será através de um levantamento dos acontecimentos ocorridos no dia 19 de julho por todos esses anos.

No dia 19 de julho de 1960 aconteceu a primeira composição do Tribunal de Justiça Desportiva da Federação Desportiva de Brasília: Senador Arlindo Rodrigues, Deputado Vasconcelos Torres, Deputado Brígido Tinoco, Dr. Lincoln Horta, Dr. Hugo Mósca, Dr. Ismael Cavalcanti e Dr. Nery Kurtz.

No dia 19 de julho de 1964, em jogo válido pelo campeonato brasiliense de 1964, categoria de amadores, o Guanabara venceu o Dínamo por 2 x 1.

No dia 19 de julho de 1970 aconteceu uma rodada completa pelo Torneio “Governador Hélio Prates da Silveira”: Planalto 1 x 2 Civilsan, Gaminha 1 x 3 Grêmio, Jaguar 3 x 1 Carioca e Coenge 2 x 0 Piloto.

No dia 19 de julho de 1975, no então Estádio Presidente Médici (hoje Mané Garrincha) a Seleção do Distrito Federal foi derrotada pela Seleção Olímpica do Brasil, que se preparava para disputar o Sul-Americano de Juniores e também para a Olimpíada de Montreal. O placar foi de 2 x 1. Os gols foram marcados por Éder e Aguilar para a Seleção Brasileira e Péricles, de pênalti, para o Distrito Federal. Assim formaram as equipes: 
SELEÇÃO DO DF: Paulo Vítor, Nonoca, Émerson, Cláudio Oliveira e Nenê; Renê, Moreirinha e Péricles; Julinho, Samarone e Dinarte.
SELEÇÃO BRASILEIRA: Carlos, Carlos Alberto, Dick, Djalma e Everaldo; Celso, Aguilar e Toninho; Brinda, Jarbas e Éder.

No dia 19 de julho de 1981, teve início o 2º turno do campeonato brasiliense. Em um dos jogos, no CAVE, o Guará, campeão do 1º turno, foi surpreendido pelo Tiradentes, que o derrotou por 2 x 1. Os outros jogos foram Brasília 1 x 0 Sobradinho e Taguatinga 0 x 1 Gama.

No dia 19 de julho de 1984, em jogo isolado pelo campeonato brasiliense, no Serejão, Ceilândia e Gama empataram em 1 x 1.
Nesse mesmo dia, a CBF expediu um telex comunicando o empréstimo, até 17.12.1984, do jogador Santos, do Brasília, para o Vasco da Gama, do Rio de Janeiro.

No dia 19 de julho de 1987 aconteceu mais uma rodada do campeonato brasiliense daquele ano. O maior destaque foi todos os cinco gols que o atacante Bé marcou na goleada de seu time, o Tiradentes, sobre o Gama, no Bezerrão, por 5 x 1.
Nos demais jogos, aconteceu empate entre Brasília e Ceilândia (1 x 1) e Guará e Planaltina (0 x 0) e vitória do Taguatinga sobre o Sobradinho (3 x 0).

No dia 19 de julho de 1992, aconteceu o encerramento da 1ª fase do 1º turno do campeonato brasiliense, com a realização de dois jogos: Ceilândia 1 x 0 Guará e Planaltina 1 x 1 Gama.

No dia 19 de julho de 2005, no Bezerrão, o Gama recebeu o Vitória, de Salvador (BA), em empatou em 1 x 1. O jogo foi válido pelo Campeonato Brasileiro da Série B.

No dia 19 de julho de 2006, os dois clubes do DF no Campeonato Brasileiro da Série C estiveram em ação. No Abadião, o Ceilândia perdia para o Chapadão (MS), por 1 x 0, quando o jogo foi interrompido aos 40 minutos do 2º tempo, pois o Chapadão tinha apenas seis jogadores em campo. No outro jogo, o Luziânia foi até Coxim (MS) e empatou em 1 x 1 com o clube local do mesmo nome.

No dia 19 de julho de 2009, o Gama recebeu em seu estádio Bezerrão o Guaratinguetá (SP) e foi derrotado pelo placar de 2 x 1. O jogo valia pelo Campeonato Brasileiro da Série C.

Nenhum comentário:

Postar um comentário