sábado, 25 de julho de 2015

O FUTEBOL NAS CIDADES SATÉLITES - 1981 - 3ª parte: Planaltina, Sobradinho e Taguatinga

PLANALTINA

O DAFAP - Departamento Autônomo de Futebol Amador de Planaltina, cujo presidente era Dário Soares, recebeu as inscrições de 14 equipes: Bangu, Esporte, Independente, JK, Londrina, Mancha Negra, Nacional, Olaria, Palmeiras, SEP, Sobral, URB, Veneza e Vila Nova.
O primeiro turno só foi decidido em 03.01.1982, no campo do JK, entre as equipes do Palmeiras, que jogava pelo empate, e do Londrina. Resultado: 1 x 1. Com isso, o Palmeiras conquistou o título do primeiro turno do campeonato de 1981. Esses dois clubes, mais o Sobral, terminaram a primeira fase do torneio com o mesmo número de pontos e tiveram que disputar um triangular para se conhecer o campeão do 1º turno. O Palmeiras derrotou o Sobral que, logo em seguida, empatou com o Londrina.
Galego, técnico do Palmeiras. Treinador do Londrina: Antônio Teodoro.
No dia 14 de março de 1982, o jogo Palmeiras (campeão do 1º turno) 3 x 2 Transbrasília (vencedor do 2º) marcou o encerramento do campeonato de futebol de Planaltina, edição 1981. Os gols foram marcados por Ademir, Gerson e Chico para o Palmeiras, descontando Tico e Ratinho para o Transbrasília.
O Palmeiras atuou com Lulu, Roberto, Sabão, Sapo e Remo (Vavá); Padeirinho, Gerson e Chico; Dedé, Dila e Ademir.
Pela categoria juvenil o título de campeão foi conquistado pelo Mancha Negra, que derrotou o Veneza pela contagem de 6 x 2.

SOBRADINHO

Doze equipes disputaram o campeonato de Sobradinho, promovido pela Associação Sobradinhense de Desportos - ASD: Ajax, América, Barcelona, Campineira, Casa do Ciclismo, Diamante Negro, Juventus, Kosmos, Platão, Poté, Unidos de Sobradinho e Vasco.
A Taça Cidade de Sobradinho representou o primeiro turno do campeonato e teve como campeão o Barcelona.
Dez equipes (menos Platão e Poté) participaram do segundo turno, que teve como vencedor a Casa do Ciclismo.
Casa do Ciclismo, primeiro colocado do Grupo A, e Campineira, melhor do Grupo B, decidiram o 3º turno. O título ficou com a Campineira.
Um triangular reunindo Barcelona (campeão do 1º turno), Casa do Ciclismo (vencedor do segundo) e Campineira (ganhador do terceiro) decidiu o campeonato amador de Sobradinho.
No primeiro jogo, no dia 6 de dezembro, a Casa do Ciclismo derrotou o Barcelona por 2 x 0. Os gols foram assinalados por Fernando e Zé Nilo. A Casa do Ciclismo do técnico Triste formou com Capucho, Ary, Zé Domingos, Zé Carlos e Maranhão; Pebinha, Santos e Goió; Vovô (Roberto), Fernando e Zé Nilo (Zezinho). O Barcelona perdeu com Perón, Carlinhos, Joãozinho, Milton e Maguila; Jorge, Mercedes e Osmar; Nô (Zequinha), Waldir e Joaquim (Roque).
O segundo jogo do triangular foi disputado no dia 13 de dezembro, quando enfrentaram-se Barcelona e Campineira. E o Barcelona voltou a perder, afastando-se definitivamente da disputa pelo título de campeão desse ano. O placar final foi de 3 x 0 em favor da Campineira.
Na decisão do campeonato, em 20.12.1981, o Campineira venceu a Casa do Ciclismo pela contagem de 2 x 0, com dois gols de Japão, ambos no segundo tempo. Na boa campanha da equipe os destaques foram o goleiro Rubens e o jogador Santiago. Os dois foram campeões com a Casa do Ciclismo em 1979 e são tricampeões da cidade.
O jogo, realizado no campo da Quadra 2, teve ótima arbitragem de Baltazar de Castro.
Pelo Campineira jogaram Rubens, Israel, Espirro, Sir Peres e Gelson; Paulo (Japão), Gilberto e Jair (Mauro); Rafael, Baduca e Rosinha (Carlos Roberto). A Casa do Ciclismo atuou com Capucho, Ary, Zé Domingos, Zé Carlos e Maranhão; Pebinha, Goio (Zezinho) e Santos, Vovô, Fernando e Zé Nilo (Gerson). Técnico: Triste.
Com esse resultado, a Campineira sagrou-se bicampeã de Sobradinho.

TAGUATINGA

O campeonato promovido pela UET - União dos Esportes de Taguatinga (que tinha como Presidente Augusto Rodrigues de Lima) contou com a presença de 24 equipes, sendo doze de Taguatinga Sul e igual número representando a região Norte da cidade.
Na Chave “Norte” as equipes foram América, Cascavel, Cruzeiro, Guarany, Ideal, Independente, Internacional, M Norte, Musa, S.E.M. Norte, Treze e União.
A Chave “Sul” foi composta por ARIES, Buteko, Chapecó, Comercial, Estrela, Ferroviária, Juventus, Leal, Nacional Sporting, A. A. Pioneira, Royal e 21 de Abril.
Iniciado em março, teve o 1º turno encerrado no dia 14 de junho, quando foram conhecidos o campeão e o vice-campeão dessa fase: 
Nas semifinais do 1º turno, o Leal (1º colocado da Chave Sul) venceu ao América (2º colocado da Chave Norte) por 3 x 0 e o Musa (1º colocado da Chave Norte) levou a melhor sobre a Pioneira (2ª colocada da Chave Sul). 
O Leal venceu o Musa e conquistou o título de campeão do 1º turno.
O mesmo cruzamento do 1º turno aconteceu no segundo (1º de A x 2º de B e 1º de B x 2º de A). O Leal venceu o Internacional e América e Pioneira empataram em 1 x 1, resultado que favoreceu o América.
A primeira partida da melhor de três pontos aconteceu no dia 13 de dezembro de 1981. 
O Leal sagrou-se bicampeão de Taguatinga por antecipação ao ganhar do América, no dia 13 de dezembro de 1981, pela contagem de 3 x 0. Dedinho, no 1º tempo, e Russo e Nilton na segunda etapa, marcaram os gols do Leal. O jogo foi realizado no campo da Associação Esportiva Gravia).
O Leal chegou ao bicampeonato atuando com Daniel, Tonhão, Elson, Bolinha e João Lúcio (Butão); Dedinho, Joãozinho e Vaca; Russo, Messias e Japão (Nilton). Técnico: Eurípedes Bueno.
No segundo jogo, uma semana depois, o título foi confirmado com o empate de 1 x 1.
No 1º turno, o Leal fez 14 partidas e perdeu apenas uma. Assinalou 46 gols e sofreu apenas quatro. Sua maior goleada foi de 11 x 0 sobre o ARIES. No segundo turno, o Leal cumpriu 15 jogos, dos quais ganhou treze e empatou dois. Marcou 41 gols e seu bom goleiro Daniel deixou passar sete, totalizando onze gols em todo o campeonato. No geral, o Leal assinalou 87 gols e sofreu 11.
Ao América coube o vice-campeonato, enquanto que na decisão do terceiro lugar a Pioneira venceu o Musa por 1 x 0.


Nenhum comentário:

Postar um comentário