sábado, 29 de agosto de 2015

OS GOLEIROS DO FUTEBOL BRASILIENSE: Dias





Erivalto Dias da Silva, o Dias, nasceu em Conceição do Canindé, no Piauí, no dia 25 de abril de 1962.

Com 16 anos de idade, iniciou a carreira de goleiro na equipe do Independente E. C. da Quadra 9, de Sobradinho.

Aos 17 anos, transferiu-se para o London E. C., do Plano Piloto e aos 19 passou a jogar bola em Sobradinho na equipe do TX, um time de motoristas de táxi, onde permaneceu apenas uma temporada.
Um dos olheiros do Brasília E. C. o levou para o clube. No Brasília não teve chances de jogar por um bom tempo, eis que os goleiros que lá estavam eram Déo, Nena, Haroldo e Itiberê, os quais Dias reconhece que Déo e Nena mereciam ser titulares, pois estavam em grande forma. Permaneceu na suplência do clube de 1981 a 1983.
Em 1984 foi relacionado por Mozair Barbosa para a suplência da equipe que disputou o II Torneio Centro-Oeste, quando o Brasília foi vice-campeão.
Numa troca por Josimar, do Tiradentes, foi parar no rubro-negro da Polícia Militar, em 1985. Também no Tiradentes Dias não teve sorte. Ficou seis meses sem chances e desiludido com o futebol. Quase parou! Carlos Morales não acreditou nele e não o aproveitou para essa temporada. Dias não conseguia se firmar como titular do arco do Tiradentes.
Dias foi parar no Ceilândia, uma semana após a contratação do técnico Brito. E foi aqui que a história mudou, ao ponto de se tornar um dos melhores goleiros do Distrito Federal, passando, inclusive, a ser convocado para a Seleção do DF em algumas oportunidades. No Ceilândia, Dias não tinha treinador de goleiros, chegava cedo ao campo, chamava um companheiro de clube e passava a treinar intensamente.
Jogou no Ceilândia nos anos de 1987/1988.
Nos anos de 1989 e 1990, Dias defendeu com muita propriedade o gol do Sobradinho.
Ao encerrar a carreira profissional em 1990, o goleiro Dias voltou ao futebol amador de Sobradinho e integrou as seguintes equipes: (Ajax -1 ano), (Atlântida - 7 anos), (Nacional - 1 ano), (Asteka - 1 ano), (Ceub - 1 ano) (Veteranos - 2 anos), (Sodeso - 1 ano), (Chicobol Veteranos - 4 anos), (Botafogo Veteranos - 2 Anos), (Amigos Bol Veteranos - 2 anos) e (Seleção de Master - 5 anos).
Dias atualmente trabalha na Atlântida Móveis, na Quadra 8 de Sobradinho e também participa da arbitragem dos jogos dos campeonatos realizados pela Liga das Associações Desportivas de Sobradinho - LADES.

Nenhum comentário:

Postar um comentário