segunda-feira, 20 de novembro de 2017

A PRIMEIRA VEZ A GENTE NÃO ESQUECE: o Flamengo no Gama


Time do Flamengo que jogou no Gama, com exceção de Zico,
substituído por Paulo César Carpegiani
Há exatos 40 anos, no dia 20 de novembro de 1977, o Flamengo, do Rio de Janeiro, disputava pela primeira vez um jogo na cidade do Gama.
Sem Zico (em virtude dele ter queimado a perna num treinamento), sua principal estrela, mas contando com Cláudio Adão e Paulo César Carpegiani em ótima forma, o Flamengo venceu o Gama por 2 x 1.
O Gama, que havia sofrido uma total reformulação a fim de poder lutar para acabar com a supremacia do Brasília no futebol profissional do DF, estreou vários reforços. Na linha de zagueiros, por exemplo, estrearam Marinho, que veio do Bonsucesso, e Assis, que jogava pela Desportiva Bandeirante. No meio-campo, o Gama lançou o garoto Júlio, consagrado na Campineira e que brilhou intensamente na disputa da Copa Arizona. E no ataque, ao lado do ponteiro Lucas, que jogou no Ceub, estrearam Jorge Cambalhota (irmão de Caio, Luisinho e César Maluco) e Niltinho, que vieram do São Cristóvão.
Pelo lado do Flamengo, um jogador era bastante aguardo para jogar, mas acabou ficando no banco de reservas: Junior Brasília.
Um bom público compareceu ao estádio Bezerrão para ver o Flamengo. A renda aproximada de 400 mil cruzeiros, considerada excelente, demonstrou o interesse dos torcedores pela apresentação da equipe carioca, que lotaram o estádio.
O Flamengo começou o jogo atacando muito e logo aos sete minutos marcou seu primeiro gol, através de Cláudio Adão. O gol surgiu de uma jogada individual de Osni que, depois de passar por vários adversários, cruzou da linha de fundo para a área, onde estava Cláudio Adão, que cabeceou para o gol do Gama.
O Flamengo continuava melhor, atacando mais, mas o Gama, sem desanimar, procurava equilibrar a partida. Aos 15 minutos, o Gama empatou. Jorge Cambalhota recebeu a bola e partiu em direção à área. Levou vantagem sobre Dequinha e quando se preparava para atirar em gol, foi calçado por trás. O pênalti foi cobrado por Júlio, que determinou o empate.
Após o gol o Flamengo apresentou maior volume de jogo e aos 27 minutos, em jogada individual, Paulo César Carpegiani conseguiu marcar o gol da vitória, atirando de fora da área, com rara violência.
Na etapa final, o jogo caiu muito de rendimento e o Gama se limitou a defender os poucos ataques do clube carioca. Poucas oportunidades de marcação de gol surgiram para as duas equipes e o placar permaneceu em 2 x 1 para o Flamengo até o final do jogo.

GAMA 1 x 2 FLAMENGO (RJ)
Data: 20 de novembro de 1977
Local: Bezerrão, Gama (DF)
Árbitro: Cid Marival Fonseca (DF)
Renda: Cr$ 322.000,00 (parcial)
Gols: Cláudio Adão, 7; Júlio (pênalti), 15 e Paulo César Carpegiani, 27
GAMA: Chico, Carlão, Marinho, Assis e Odair; Santana (Rildo), Marcos e Júlio; Lucas (Osvaldo), Jorge Cambalhota (Roldão) e Niltinho (China). Técnico: Eurípedes Bueno.
FLAMENGO: Cantarele, Toninho, Rondinelli (Nelson), Dequinha e Junior; Merica, Adílio e Paulo César Carpegiani; Osni, Cláudio Adão e Luís Paulo. Técnico: Jaime Valente.




Nenhum comentário:

Postar um comentário