segunda-feira, 19 de março de 2018

HÁ 40 ANOS NO FUTEBOL BRASILIENSE: duas vezes o Botafogo em Brasília


Depois do Flamengo ter disputado três amistosos, no período de 3 a 8 de março de 1978, poucos dias depois foi a vez de outro clube carioca, o Botafogo, visitar Brasília.
Nos dias 17 e 19 de março, o alvinegro carioca enfrentou Brasília e Gama, nesta ordem, vencendo a ambos pelo placar de 1 x 0.
O primeiro tempo do jogo Brasília x Botafogo, realizado no dia 17 de março, ficou em 0 x 0. Nesta etapa o Brasília só deu três chutes a gol, enquanto que Paulo Victor fez três intervenções extraordinárias.
O Brasília só apresentou um pouco de bom futebol até os 20 minutos do primeiro tempo, quando ainda teve Banana em campo, pois era ele quem prendia a atenção dos homens de meio campo e de defesa do Botafogo e era apenas em suas arrancadas que algum sentido de ofensividade por parte do ataque do Brasília se fazia notar. Mas Banana saiu de campo contundido e o time perdeu inteiramente sua figuração.
A sorte do Brasília foi contar com Chavala jogando uma estupenda partida e com seu grande vigor físico cobrindo as falhas de outros companheiros de equipe.
Para o segundo tempo o Botafogo simplesmente passeou em campo, pois sentia que não seria molestado pelo adversário.
O gol do Botafogo surgiu depois que Perivaldo progrediu pela direita, Mendonça e Emerson foram na direção da bola, o botafoguense fez o corta luz e Nilson Dias entrou para marcar.
A vitória poderia ser por uma contagem bem maior ainda se Dé não tivesse perdido tantas oportunidades para marcar, pois em nada mais nada menos do que quatro oportunidades Mário Sérgio o colocou em ótimas condições de finalizar.

BRASÍLIA 0 x 1 BOTAFOGO (RJ)
Data: 17.03.1978
Local: Pelezão
Árbitro: José Mário Vinhas
Renda: Cr$ 81.015,00
Gol: Nilson Dias, 55
BRASÍLIA: Paulo Vítor, Jonas Foca, Chavala, Emerson e Odair; Uel, Edmar e Banana (Raimundinho); Willian (Léo), Nei e Bira (Vilmar). Técnico: Oswaldo Lembo.
BOTAFOGO: Zé Carlos, Perivaldo, Osmar, Renê e Beto (Clóvis); Luisinho Rangel, Wecslei e Mendonça; Dé, Nilson Dias e Mário Sérgio. Técnico: Zagalo.

Dois dias depois do primeiro jogo, o Botafogo enfrentou o Gama, no Bezerrão. Encontrou sérias dificuldades para alcançar a magra vitória, porém, foi das mais justas.
No primeiro tempo do amistoso de ontem, o Botafogo não pôde impor-se ao Gama. É que Airton Nogueira armou um esquema defensivo com Manoel Ferreira marcando Mário Sérgio em cima, Santana acompanhando Mendonça e Manoel Silva exercendo severa marcação sobre os ponteiros do Botafogo.
Apesar disso tudo, o Botafogo teve chance de abrir a contagem ainda na primeira etapa, por intermédio de Mendonça que, cara-a-cara com o goleiro Wilmar, chutou raspando a trave.
Logo depois, o atacante Nilton, do Gama, também perdeu gol certo. No final desta fase o zagueiro Osmar teve a melhor chance para marcar e também desperdiçou, mandando a bola à trave.
Aos 14 minutos do segundo tempo, Mário Sérgio lançou Mendonça pela direita. Ele driblou o lateral, foi à linha de fundo e mesmo apertado cruzou para a pequena área, onde Nilson Dias, de sem-pulo, mandou a bola à rede, sem apelação.
Depois do gol, o time do Gama lançou-se ao ataque, na tentativa de conseguir o empate, mas o Botafogo estava mais tranquilo e conseguiu dosar o ritmo da partida, para garantir a vantagem.

GAMA 0 x 1 BOTAFOGO
Data: 19.03.1978
Local: Bezerrão, Gama (DF)
Árbitro: Arnóbio Passos
Renda: Cr$ 133.830,00
Público: 5.200 pagantes
Gol: Nilson Dias, 58
GAMA: Wilmar, Carlão, Marinho (Kell), Kidão e Manoel Silva; Santana, Júlio e Manoel Ferreira; Roldão, Niltinho (Vicente) e Tico (Gaúcho). Técnico: Airton Nogueira.
BOTAFOGO: Zé Carlos, Perivaldo, Osmar (Geraldo), Renê e Beto; Luisinho Rangel, Mendonça (Ademir Fonseca) e Clóvis (Ricardo); Dé, Nilson Dias (João Paulo) e Mário Sérgio. Técnico: Zagalo.

Nota: Após mais essa vitória, o Botafogo alcançou a marca de 28 partidas invictas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário