segunda-feira, 26 de março de 2018

O GRÊMIO ESPORTIVO BRASILIENSE ESTÁ COMPLETANDO 59 ANOS DE VIDA!


O Grêmio Esportivo Brasiliense foi fundado em 1958 e reconstituído administrativamente em 26 de março de 1959, em Brasília (DF). Foi criado com a finalidade de proporcionar divertimento ao pessoal do Acampamento da Metropolitana, em sua grande maioria formado por funcionários do DVO - Departamento de Viação e Obras da NOVACAP, cujo Engenheiro-Chefe era Vasco Viana de Andrade, que mais tarde cederia seu nome ao estádio do Grêmio.
Filiou-se à Federação Desportiva de Brasília na reunião do dia 1º de abril de 1959.
A reunião que aprovou os estatutos do Grêmio e elegeu sua primeira diretoria aconteceu na residência de Moacyr Soares de Souza, situada na Avenida Central, Núcleo Bandeirante, no dia 6 de agosto de 1959. Ficou assim constituída a primeira diretoria do Grêmio Esportivo Brasiliense: Presidente - Moacyr de Miranda Gomes; Vice-Presidente - José Porto Sobrinho; 1º Secretário - Armando Barreto; Diretor Social - Carlos Frederico do Amaral; 1º Tesoureiro - Paulo Pimenta Guimarães; 2º Secretário - Waldomiro Veiga; Diretor Esportivo - Moacyr Soares de Sousa e Diretor Técnico - José Jorge de Mello.
Como clube de futebol o Grêmio deixou de existir há muito tempo. Teve um total de 14 participações no Campeonato Brasiliense da Primeira Divisão. Iniciou em 1959, quando conquistou seu primeiro título de campeão brasiliense, e disputou até 1965. De 1966 a 1968, não participou de competições oficiais. Retornou em 1969 e permaneceu em atividade até 1972. Nesse intervalo, conquistou seu segundo título de campeão brasiliense, em 1970. Paralisou novamente suas atividades de 1973 a 1975, retornando em 1976 e permanecendo em atividade até 1978.
O campeonato brasiliense de 1959 teve início no dia 31 de maio. Nesse dia o Grêmio fez sua estreia na competição, vencendo a Associação Desportiva de Taguatinga, por 3 x 0. Os 19 clubes inscritos foram divididos em duas chaves: Zona Sul e Zona Norte. O Grêmio fez parte da Zona Sul, juntamente com Taguatinga, IPASE, EBE, Expansão, A. A. Bancária (IAPB), Guará, Brasil e Brasil Central.
Conforme estabelecido no regulamento, os clubes jogariam dentro de suas respectivas zonas, em turno e returno, com os vencedores decidindo, numa série “melhor-de-três”, o título de campeão da cidade.
Com o decorrer dos jogos muitos clubes desistiram de continuar na competição. O favorito para a conquista do título da Zona Sul e também do campeonato era o Guará. Grêmio e Guará lideraram, lado a lado, o campeonato da Zona Sul até a última rodada, disputada no dia 25 de outubro de 1959, quando, para surpresa de todos, aconteceu empate entre as equipes do Guará e da EBE, pela contagem de 2 x 2. Com isso, o Guará somou mais um ponto perdido (totalizando quatro), deixando que o Grêmio alcançasse o título de campeão da Zona Sul.
Assim, o Esporte Clube Planalto, já qualificado como campeão da Zona Norte, decidiria com o Grêmio o título máximo do futebol de Brasília numa série “melhor-de-três”.
As partidas foram truncadas, acidentadas, com muitas expulsões, mas também tiveram desenrolar empolgante, graças ao espírito de luta com que se apresentaram os 22 elementos em campo.
Na primeira, no dia 8 de novembro, em seu campo, o Grêmio venceu por 4 x 2. Na segunda, uma semana depois, empate em 3 x 3. Na última, em 22 de novembro, um gol de Carlinhos, aos 26 minutos do 2º tempo, deu a vitória de 1 x 0 e o título ao Grêmio.
Defenderam o Grêmio nas três últimas partidas do campeonato os seguintes jogadores: Bosco, Amauri e Hugo; Remis (José), Alemão e Ralph; Carlinhos (Nilo II), Nilo, Jair, Eluff e Roberto (Nobre). O técnico foi Rubens Porfírio era irmão do General Porfírio da Paz, que chegou a ser Governador de São Paulo e foi um dos fundadores do São Paulo Futebol Clube.
O segundo título do Grêmio no futebol do DF aconteceu em 1970. Foi melhor que outros nove clubes e, na final contra a S. E. Serveng-Civilsan, sofreu uma tremenda goleada no primeiro jogo (6 x 2) e reverteu a vantagem do adversário com duas vitórias seguidas de 2 x 1. Formou no último jogo com Sílvio, Maninho, Grossi, Paulinho e Lúcio; Marcos e Nemias; Cardoso, Santos, Pedrinho e Sinval (Orlando). Técnico: Bugue.
O Grêmio teve o melhor saldo de gols (23) e o maior número de vitórias (10).
Em 1976, o Grêmio voltou com força total. Armou uma boa equipe, trazendo a maioria de seus jogadores do interior mineiro. Seu treinador é Inácio Milani, que foi campeão pelo Goiás antes da inauguração do Serra Dourada, em Goiânia. Foi o campeão do Torneio Imprensa, no qual empatou duas e venceu três. Os principais destaques foram o goleiro Diron, o meio campista Marquinhos e o veterano Jaime, que foi campeão carioca em 1966 pelo Bangu.
Neste mesmo ano, por decisão da Federação Metropolitana de Futebol, foi decretada a intervenção no Grêmio Esportivo Brasiliense, por infração do artigo oito, letra “a”, do estatuto da FMF. Foi designado para executor do ato o senhor José Fernandes da Rocha, pelo prazo de seis meses, com a finalidade de restabelecer a ordem administrativa e financeira.
O último jogo realizado pelo Grêmio em competições oficiais da federação do DF aconteceu no final de 1978. Eis a ficha técnica:
GAMA 1 x 1 GRÊMIO
Data: 03.12.1978
Local: Bezerrão
Árbitro: Adélio Nogueira
Gols: Chiquinho, 25 e Júlio, 56
GRÊMIO: Batista, Coutinho, Walter, Sabará (Zé Wilson) e Wilson; Geraldo, Zezinho e Edu (Alécio); Jackson, Cláudio e Chiquinho. Técnico: Otaziano Ferreira da Silva.
GAMA: Chico, Careca, Zinha, Manoel Silva e Kell; Santana, Manoel Ferreira e Well (Vicente); Júlio, Niltinho e Alves (Cleiton). Técnico: Jaime Souza dos Santos.
No campeonato brasiliense de 1978 o Grêmio ficou com a sexta e penúltima colocação, à frente apenas do Sobradinho, com a seguinte campanha: 12 jogos, uma vitória, sete empates e quatro derrotas; marcou onze gols e sofreu vinte.
Logo depois que foi encerrada essa competição, o Grêmio Esportivo Brasiliense pediu licença. Não quis disputar o Torneio Seletivo, realizado pela Federação Metropolitana de Futebol no período de 4 de março a 8 de abril de 1979, com a finalidade de escolher o clube que ocuparia a segunda vaga no Campeonato Brasileiro versão 1979, reservada para o Distrito Federal.
Como clube social, o Grêmio Esportivo Brasiliense nunca deixou de existir e o futebol continua sendo forte dentro do clube.
Após ser vice-campeão em 2013, perdendo a final para a ASBAC, o Grêmio conquistou o título do Campeonato Interclubes de Brasília de 2014. Na decisão, venceu o Minas-Brasília Tênis Clube, após empatar em 0 x 0 no tempo normal de jogo e vencer nos pênaltis.


Nenhum comentário:

Postar um comentário