sexta-feira, 24 de janeiro de 2020

DUELO: GAMA x TAGUATINGA


O Campeonato Brasiliense de Futebol, versão 2020, começará amanhã, com a realização de três jogos, sendo um deles um clássico histórico: Gama x Taguatinga.
Gama e Taguatinga foram fundados no mesmo ano: 1975. Em 1º de julho de 1975, o Pioneira Futebol Clube efetivou a mudança de nome para Taguatinga Esporte Clube. Poucos meses depois, mais precisamente em 15.11.1975, foi a vez do Gama ser fundado.
O Gama continua disputando o campeonato brasiliense até hoje. O Taguatinga paralisou suas atividades em 1999 e, depois de uma fusão com o C. A. Taguatinga, do Núcleo Bandeirante, retornou em 2018, foi vice-campeão da Segunda Divisão local e garantiu vaga na Primeira em 2019.
O Gama é dono do maior número de títulos de campeão brasiliense: 12. O Taguatinga foi campeão brasiliense em cinco oportunidades.
A partir de 1976, no primeiro campeonato de futebol profissional do DF, Gama e Taguatinga realizaram grandes duelos.
E o que ficou para a história desse duelo foi o, por enquanto, predomínio do Taguatinga, senão vejamos:

TOTAL DE JOGOS
78
VITÓRIAS DO TAGUATINGA
29
VITÓRIAS DO GAMA
20
EMPATES
29
GOLS A FAVOR DO TAGUATINGA
89
GOLS A FAVOR DO GAMA
78

A PRIMEIRA VEZ

A primeira vez que Gama e Taguatinga se enfrentaram foi no dia 1º de maio de 1976, no ainda existente estádio Pelezão.
Com um gol de Bira, aos 36 minutos, o Taguatinga venceu a partida por 1 x 0. Jorge Aloise foi o árbitro do jogo, que teve renda de Cr$ 37.000,00. Maurício, do Taguatinga, foi expulso de campo.
As equipes formaram assim:
TAGUATINGA: Carlos José, Aldair (Elmo), Dão (Wanner), Dedinho e Chico; Douradinho, Nemias e Banana; Maurício, Bira e Dinarte. Técnico: Eurípedes Bueno.
GAMA: Noel, Bastos, Bill, Santana e Carlão; Dequinha, Almir e Galego; Carlinhos, Carlos Alberto e Zé Luiz. Técnico: Jesus Santos.

A ÚLTIMA VEZ

Dez anos depois do último jogo entre Gama e Taguatinga, no dia 2 de maio de 1999, os clubes voltariam a se enfrentar em 24 de março de 2019, novamente no Bezerrão, no Gama. A vitória foi do Gama, pelo placar de 1 x 0. A ficha técnica do jogo foi a seguinte:

GAMA 1 x 0 TAGUATINGA
Data: 24 de março de 2019
Local: Bezerrão, Gama (DF)
Árbitro: Maricleber Gois
Renda: R$ 21.115,00
Público: 2.015 pagantes
Gol: Wisman, 57
GAMA: Rodrigo Calaça, Felipe Tavares, Samuel, Emerson e Cleidson; Tiago Gaúcho (Felipe Werley), Wagner Balotelli e Gordo; Wisman (Júlio César), Betinho e Nunes (Gilsinho). Técnico: Vilson Tadei.
TAGUATINGA: Luan, Bruno Brito, Índio e Felipe Lira; Ferrugem (Bruno Croácia), Amaral, Bruno Oliveira, Renato e Leandro Lima (Portugal); Marquinhos Paracatu e Jean Felipe (Ranyelle). Técnico: Gessimar Marques (Flu).

AS MAIORES GOLEADAS

Gama e Taguatinga sempre fizeram jogos equilibrados, com, geralmente, dois ou menos gols de diferença. Essa “regra” só foi quebrada uma vez. No dia 3 de maio de 1998, o Gama goleou o Taguatinga, por 4 x 1, sendo este o maior placar entre ambos.

A MAIOR SÉRIE DE JOGOS INVICTOS

Apesar da diferença de nove vitórias do Taguatinga sobre o Gama, curiosamente, se considerarmos o período em que o Taguatinga estava na ativa e mais o último jogo entre eles, chegaremos ao total de treze jogos que o Gama não perde. De 12 de dezembro de 1993 a 2 de maio de 1999 e no dia 24 de março de 2019, foram nove vitórias do Gama e quatro empates.
Essa série de jogos sem derrota iguala a alcançada pelo Taguatinga, de 19 de agosto de 1994 a 5 de junho de 1988: foram oito vitórias do Taguatinga e cinco empates.

ONDE FORAM REALIZADOS OS 78 JOGOS

Os 78 jogos entre Gama e Taguatinga foram disputados em quatro estádios do Distrito Federal. Serejão, em Taguatinga, e o Bezerrão, no Gama, foram os que mais receberam o duelo: 36 vezes. Pelezão e Mané Garrincha já receberam esse duelo em três oportunidades cada um.



Nenhum comentário:

Postar um comentário